BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S. UIRAPURU DA MOOCA - CARNAVAL 2002
Enredo: Um Século de Glória, Parabéns Estação da Luz

O Grêmio Recreativo
Autor: Rogelio Alves

 

A estrada de ferro pioneira de São Paulo foi inaugurada em 1867 e já em 1894 a São Paulo Railway não comportava mais o movimentos de passageiro e cargas;

Em 1895, foram iniciadas as obras de sua sede atual com o projeto da empresa inglesa Fox and Mayo, sendo suas dimensões considerada exageradas para as necessidades da época. Todo o material como estruturas metálicas e tijolos foram trazidos dos portos ingleses.

Em 1901 a Estação foi entregue ao público ficando sob administração da São Paulo Railway até 1946, quando se transferiu ao Governo Federal o seu patrimônio. Neste mesmo ano ocorreu  violento incêndio que destruiu quase todo o conjunto, salvando-se apenas a ala oeste.

A comissão que dirigiu os trabalhos de reconstrução decidiu pela ampliação e modernização do prédio incluindo a construção do terceiro pavimento em toda a extensão destruída no acidente, sendo a Estação reinaugurada em 1950.

Réplica quase exata da torre da abadia londrina de Westnister, e a cópia do Big Bem, a Estação da Luz ocupa uma área de 17.000 metros quadrados com 25.000 metros quadrados de área construída totalmente utilizada, distribuída em 450 cômodos com 791 portas e janelas.

Em grande parte, todo esse desenvolvimento esteve ligado direta ou indiretamente aos serviços prestados pela Estação. Por de entrada de todos os povos irmãos que vinham em imigrações para a cidade ou para o interior do Estado de São Paulo, a Estação servia à estrada de ferro pela qual chegavam as mercadorias importadas de outros países, mercadorias as quais entravam no Brasil através do Porto de Santos, e assim eram distribuídas pela cidade e pelo interior de São Paulo.

Pela mesma estrada de ferro eram transportados as colheitas e materiais paulistas. Além do Porto de Santos, a Estação da Luz era uma escala obrigatória para que os habitantes de São Paulo alcançassem o exterior.

A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento da cultura do café na região de Jundiaí, de onde era transportada para o porto,

A Estação acolheu a todos ciente da importância de cada um: aos imigrantes, que com sua mão-de-obra ajudaram a fazer o Estado e principalmente da cidade de São Paulo os maiores do país, as missões diplomáticas, as autoridades brasileiras e aos visitantes ilustras, como o Rei Alberto da Bélgica e sua comitiva em 1922.

A presença da Estação no bairro da Luz determinou alguns rumos no desenvolvimento da cidade, em suas proximidades abrigou os fazendeiros do café com seus palacetes.

Peça importante na nossa história com sua imponência atende cerca de 150 mil pessoas e trabalhadores de baixa renda, que convergem para ela utilizando-se de seus trens metropolitanos.

Parabéns Estação da Luz, 100 anos não é para qualquer um.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados