A estrada de ferro pioneira de São Paulo
foi inaugurada em 1867 e já em 1894 a São Paulo Railway não comportava
mais o movimentos de passageiro e cargas;
Em 1895, foram iniciadas as obras de sua
sede atual com o projeto da empresa inglesa Fox and Mayo, sendo suas
dimensões considerada exageradas para as necessidades da época. Todo o
material como estruturas metálicas e tijolos foram trazidos dos portos
ingleses.
Em 1901 a Estação foi entregue ao público
ficando sob administração da São Paulo Railway até 1946, quando se
transferiu ao Governo Federal o seu patrimônio. Neste mesmo ano ocorreu
violento incêndio que destruiu quase todo o conjunto, salvando-se apenas
a ala oeste.
A comissão que dirigiu os trabalhos de
reconstrução decidiu pela ampliação e modernização do prédio incluindo a
construção do terceiro pavimento em toda a extensão destruída no
acidente, sendo a Estação reinaugurada em 1950.
Réplica quase exata da torre da abadia
londrina de Westnister, e a cópia do Big Bem, a Estação da Luz ocupa uma
área de 17.000 metros quadrados com 25.000 metros quadrados de área
construída totalmente utilizada, distribuída em 450 cômodos com 791
portas e janelas.
Em grande parte, todo esse desenvolvimento
esteve ligado direta ou indiretamente aos serviços prestados pela
Estação. Por de entrada de todos os povos irmãos que vinham em
imigrações para a cidade ou para o interior do Estado de São Paulo, a
Estação servia à estrada de ferro pela qual chegavam as mercadorias
importadas de outros países, mercadorias as quais entravam no Brasil
através do Porto de Santos, e assim eram distribuídas pela cidade e pelo
interior de São Paulo.
Pela mesma estrada de ferro eram
transportados as colheitas e materiais paulistas. Além do Porto de
Santos, a Estação da Luz era uma escala obrigatória para que os
habitantes de São Paulo alcançassem o exterior.
A Estação da Luz é a principal prova da
importância e do desenvolvimento da cultura do café na região de
Jundiaí, de onde era transportada para o porto,
A Estação acolheu a todos ciente da
importância de cada um: aos imigrantes, que com sua mão-de-obra ajudaram
a fazer o Estado e principalmente da cidade de São Paulo os maiores do
país, as missões diplomáticas, as autoridades brasileiras e aos
visitantes ilustras, como o Rei Alberto da Bélgica e sua comitiva em
1922.
A presença da Estação no bairro da Luz
determinou alguns rumos no desenvolvimento da cidade, em suas
proximidades abrigou os fazendeiros do café com seus palacetes.
Peça importante na nossa história com sua
imponência atende cerca de 150 mil pessoas e trabalhadores de baixa
renda, que convergem para ela utilizando-se de seus trens
metropolitanos.
Parabéns Estação da Luz, 100 anos não é
para qualquer um.
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