::.. CARNAVAL 2002 - G.R.C.E.S. UIRAPURU DA MOOCA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  10/02/2002
Ordem de entrada:  1
Enredo:  Um Século de Glória, Parabéns Estação da Luz
Carnavalesco:  Rogélio Alves
Grupo:  3 - Leste
Classificação:  2º
Pontuação Total:  96,0
Nº de Componentes:  650
Nº de Alegorias :  3
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Sidnei Aguilera de Almeida
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Cajú
Intérprete:  Ivair, Marcelo e Zuim
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Zequinha
Porta-bandeira:  Viviane
SAMBA-DE-ENREDO

UIRAPURU DA MOOCA
COMPOSITORES: MARCIO BIJÚ/ RENATO CHUSTER

 

OS PORTOS SE ABRIRAM PRA TRAZER MODERNIDADE

INGLESES INVESTIRAM NO CRESCIMENTO DA CIDADE

CAUSANDO ESPANTO POR SUA GRANDEZA

FOI CRESCENDO INSPIRADO NA ARQUITETURA INGLESA

 

É BIG BEN, VEM CHEGANDO MAIS UM TREM

EMBARCO NESTA FESTA, MINHA ESCOLA VEM TAMBÉM

E NO TRILHO DO PROGRESSO LÁ DE SANTOS VÃO CHEGAR

IMIGRANTES E COMÉRCIO PARA O POVO TRABALHAR

 

PLANTOU, COLHEU, A NOSSA CIDADE FLORESCEU

AUTORIDADES, DIPLOMATAS, REI DA BÉLGICA

A BELA SÃO PAULO ACOLHEU

ABRIGANDO A RIQUEZA DOS PALÁCIOS DO CAFÉ

POR ELA HOJE PASSAM HISTÓRIAS DE LUTA E FÉ

E O UIRAPURU VEM CANTAR

É O POVO A TRABALHAR

É CARNAVAL, COM O TREM DA MOOCA VEM SAMBAR

 

VEM UIRAPURU CONTAR HISTÓRIA

SEU CANTO É O SOM QUE ME CONDUZ

VEM UIRAPURU FALAR DA GLÓRIA

DE UM SÉCULO DA ESTAÇÃO DA LUZ.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Rogelio Alves

 

A estrada de ferro pioneira de São Paulo foi inaugurada em 1867 e já em 1894 a São Paulo Railway não comportava mais o movimentos de passageiro e cargas;

Em 1895, foram iniciadas as obras de sua sede atual com o projeto da empresa inglesa Fox and Mayo, sendo suas dimensões considerada exageradas para as necessidades da época. Todo o material como estruturas metálicas e tijolos foram trazidos dos portos ingleses.

Em 1901 a Estação foi entregue ao público ficando sob administração da São Paulo Railway até 1946, quando se transferiu ao Governo Federal o seu patrimônio. Neste mesmo ano ocorreu  violento incêndio que destruiu quase todo o conjunto, salvando-se apenas a ala oeste.

A comissão que dirigiu os trabalhos de reconstrução decidiu pela ampliação e modernização do prédio incluindo a construção do terceiro pavimento em toda a extensão destruída no acidente, sendo a Estação reinaugurada em 1950.

Réplica quase exata da torre da abadia londrina de Westnister, e a cópia do Big Bem, a Estação da Luz ocupa uma área de 17.000 metros quadrados com 25.000 metros quadrados de área construída totalmente utilizada, distribuída em 450 cômodos com 791 portas e janelas.

Em grande parte, todo esse desenvolvimento esteve ligado direta ou indiretamente aos serviços prestados pela Estação. Por de entrada de todos os povos irmãos que vinham em imigrações para a cidade ou para o interior do Estado de São Paulo, a Estação servia à estrada de ferro pela qual chegavam as mercadorias importadas de outros países, mercadorias as quais entravam no Brasil através do Porto de Santos, e assim eram distribuídas pela cidade e pelo interior de São Paulo.

Pela mesma estrada de ferro eram transportados as colheitas e materiais paulistas. Além do Porto de Santos, a Estação da Luz era uma escala obrigatória para que os habitantes de São Paulo alcançassem o exterior.

A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento da cultura do café na região de Jundiaí, de onde era transportada para o porto,

A Estação acolheu a todos ciente da importância de cada um: aos imigrantes, que com sua mão-de-obra ajudaram a fazer o Estado e principalmente da cidade de São Paulo os maiores do país, as missões diplomáticas, as autoridades brasileiras e aos visitantes ilustras, como o Rei Alberto da Bélgica e sua comitiva em 1922.

A presença da Estação no bairro da Luz determinou alguns rumos no desenvolvimento da cidade, em suas proximidades abrigou os fazendeiros do café com seus palacetes.

Peça importante na nossa história com sua imponência atende cerca de 150 mil pessoas e trabalhadores de baixa renda, que convergem para ela utilizando-se de seus trens metropolitanos.

Parabéns Estação da Luz, 100 anos não é para qualquer um.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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