A Uirapuru da Mooca foi fundada em 1976, desfilando apenas até 1980 quando encerrou as suas atividades. Sidnei Aguilera de Almeida, atual presidente da escola, já frequentava outras escolas e já trabalhava em outra entidade, foi então que Sidnei, tendo o apoio da comunidade, teve a idéia de voltar com a escola.
A escola ressurgiu dentro do Clube Esportivo Uirapuru, nome de um pássaro, e da mesma maneira eles resolveram voar. Retomaram a escola em 2001, vencendo o Grupo de Espera, fundaram nova diretoria e se desvincularam do clube, mas não das origens.
Ao contrário do que muita gente imagina, a escola já conta com mil componentes e com o retorno da escola houve um aumento da freqüência na quadra, inclusive da velha guarda, bem como das mulheres e crianças. Além do mais, a Uirapuru, agora, também faz parte das festas da Mooca que anteriormente eram compostas somente pelas comemorações italianas e religiosas. Hoje o bairro conta com uma escola de samba de italianos, como é conhecida pelas outras escolas de samba.
Para suprir as necessidades da comunidade, a Uirapuru realiza atividades que visam o bem estar da mesma como a escolinha de futebol e mestre-sala e porta-bandeira para as crianças.
Em 2008 a escola conquistou o vice-campeonato do grupo 2 com o enredo De punho cerrado e peito aberto, um grito de liberdade em comemoração aos 120 anos da assinatura da abolição da escravatura.
Em 2009 a escola pisou pela primeira vez no Sambódromo do Anhembi, com o enredo Aqui tudo começa e acaba em pizza, já na estréia no pólo cultural Grande Otelo a escola foi a grande campeã do grupo 1, ganhando o direito de desfilar no grupo de acesso em 2010 ao lado de escolas tradicionais de São Paulo. A escola mostrou que é a grande revelação do carnaval paulistano atualmente. Após o campeonato, a escola que já contava com o Dep. Feminino, ganhou um Departamento Jovem, além da reforma da quadra. A cada ano que passa a escola cresce e mostra o orgulho de ser da Mooca !