::.. CARNAVAL 1999 - S. ROSAS DE OURO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  13/02/1999
Ordem de entrada:  10
Enredo:  A Divina Comédia de um Folião
Carnavalesco:  Raul Diniz
Grupo:  Especial
Classificação:  6º
Pontuação Total:  286,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  não consta
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Eduardo Basílio
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  Dom Marcos e Polenghe
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  Maria Gilsa
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

ROSAS DE OURO

COMPOSITORES: PEZÃO/ ADEMIR/ XAVIER/ NEI MELODIA

 

NOITE CHEGANDO AO FIM

O QUE SERÁ DE MIM

 

FICA COMIGO AMOR, EXTASIADO ESTOU

DIZ QUEM SOU EU, DE ONDE VIM, PRA ONDE VOU

 

TODO MAL VAGUEIA NA ESCURIDÃO

PECADOS, PECADORES

QUE SE ENCONTRAM NESSAS TREVAS

QUE TAL ABRIR SEU CORAÇÃO

SONHAR MERGULHAR NA POESIA

SE ENTREGAR À FANTASIA

QUAL UM VERDADEIRO FOLIÃO

 

VEM ME DÊ A MÃO

VAMOS CANTAR, SORRIR

VEM CÁ, É TEMPO DE AMAR

TEMPO DE SE REDIMIR

 

TEMPERANÇA É A LUZ

QUE NOS CONDUZ À ALEGRIA

PASSO A PASSO ME SEDUZ

VOU CAIR NESSA FOLIA

ROSAS O PARAÍSO QUE SONHEI (SONHEI)

A FELICIDADE ENCONTREI

RAIO DE LUZ VEM CLAREAR ...

QUE ESPLENDOR O AMANHECER

E TUDO ISSO VAI FICAR

MAIS LINDO COM VOCÊ

 

EU QUERO VER ESSA ROSEIRA BALANÇAR

NO ZIRIGUIDUM, PRÁ LÁ E PRÁ CÁ

TUM TUM TUM, TÁ QUE TÁ

A BATERIA TÁ BOTANDO PRA QUEBRAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
Carnavalescos
Carnavalescos: Raul Diniz

 

Este tema enredo tem como objetivo, passar para cada ser humano, que depois de um erro ou pecado cometido, devemos procurar a redenção com a ajuda da fé e da razão, para alcançar o paraíso.

 

Desde antigas eras, os povos sempre dedicaram um certo período do ano a manifestações de efêmera loucura. Disso surgiu o carnaval, do carnaval surgiu o pecado, e do pecado.

 

INTRODUÇÃO

Entre todas as criaturas da Natureza o Homem é o único capaz de considerar sua história em busca de respostas para as perguntas fundamentais: quem somos de onde viemos, para onde vamos e o que fazemos aqui?

 

Para responder sobre sua própria história o homem forjou os mitos, desenvolveu a arte, sistematizou a religião, articulou a filosofia, pesquisou a ciência e criou o carnaval.

 

A herança que nos foi deixado pelo maior de todos os poetas da Idade Média e um dos maiores do mundo, é sem dúvida a mais rica da Antigüidade: “A Divina Comédia”. Uma fraqueza por Tríades - como reflexo da Trindade - moldou a sua forma, a fim de estar em conformidade com a vida de Deus na vida terrena.

 

Vagueando pela escuridão, mesmo sendo barrado pela pantera da luxuria, depois pelo leão do orgulho e, por fim, pela esquálida loba da avareza, atravessaremos a floresta do tempo caminhando nas profundeza do inferno, pela purificação do purgatório até chegar às portas do paraíso. Exorcizando a tristeza através do canto e da dança, corpo e palavra, mergulhando no sonho e na fantasia, mostrando que a alegria pode e deve ser de todos, sem qualquer distinção. Isto é carnaval, o verdadeiro paraíso de um folião.

 

PARTE I - O INFERNO

Para atingir a via luminosa, é preciso conhecer primeiro as trevas, onde eternos condenados espiam seus pecados e suspiram por uma segunda morte.

 

Um abismo circular que se estreita de cima para baixo até o centro da Terra. Em primeiro plano vemos a Ante-Inferno ou vestíbulo, onde se aglomeram as almas recusadas igualmente por Deus e pelo Diabo. Uma selva escura e tenebrosa de erros e pecados, um mundo de secretas penas, suspiros, choros, gritos altos e desesperados, diversos idiomas, frases despropositadas, lamentos, vozes roucas, gritos de dor e cólera, mãos a flagelarem o corpo, tudo isso dividido em nove círculos penosos.

 

E no alto deste recinto infernal estão os que blasfemaram contra Deus, contra seus descendentes, contra a espécie humana, contra os pais de que haviam nascido, são mordidos por vespas, roídos por vermes e consumidos pela inveja e o remorso. Aqui estão os hereges, os criminosos, os sedutores e os que cometeram pecados considerados capitais.

 

PARTE II - O PURGATÓRIO

Em comparação com o inferno, a concepção do purgatório é amena: o homem pode pelo esforço e a dor, pela esperança e visão, purificar-se do pecado e egoísmo e alcançar, passo a passo, a compreensão, o amor e a felicidade. O purgatório divide-se em sete terraços - um para cada um dos sete pecados capitais: a luxuria, a inveja, a raiva, a preguiça, a avareza, a gula e a soberba - O pecador passa uma dor que vai diminuindo progressivamente, para um nível mais alto e. a cada subida, um anjo entoa um dos cânticos celestes. Nos terraços inferiores, há castigos severos para os pecados que foram confessados e perdoados, mas que não tiveram expiação completas. Contudo ao contrário da marga consciência que se tem de que o sofrimento do inferno jamais terminará, há ali a fortalecedora certeza de que, findo o castigo sobreviverá eterna felicidade. Uma disposição mais doce e uma luz brilhante prevalecem naqueles cantos.

 

PARTE III - O PARAÍSO

Atraído pela luz que se irradia do céu, chegamos ao Paraíso, como um jardim dos prazeres físicos e espirituais. Seguindo a astronomia de Ptolomeu, que o céu é uma série de nove esferas de cristal que giram ao redor da Terra. Em cada esfera, acham-se engastados um planeta e uma multidão de estrelas.

 

Tudo aqui, é contrário do Inferno, há luzes, cânticos e bem-aventuranças. No alto dos céus, coroando-os os anjos criam uma rosa mística em cujo centro, radiante de luz formando um espetáculo de luzes e cores, cumprindo assim nosso papel: mostrar a todos a beleza de um carnaval maravilhoso.

 

O brilho flamejante cercado de milhares de anjos envoltos em raios de luz que penetra cada vez mais dentro dos nossos corações, é a luz da própria verdade e o amor que movimenta o Sol e todas as estrelas.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S. ROSAS DE OURO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados