
1º Setor - ÁFRICA, DOS ANCESTRAIS O SOM QUE CULTIVA A ALMA:
DOS POVOS GUIADOS PELO TOQUE DOS SEUS TAMBORES, COM SUA FÉ, PROTEGENDO E GUIANDO SUAS TRIBOS, os tambores, além de servirem para os rituais africanos, serviam também para transmitir a identidade de uma linguagem falada entre suas tribos. os primeiros tambores foram feitos na pré-história para o homem cultuar seus deuses, pois o toque do tambor revela a arte de conectar-se com a Mãe Terra e com nosso eu interior, sintonizando nosso coração ao coração dela, e de viajar ao mundo do invisível, constatando nossa ancestralidade e todos os reinos da natureza, o continente africano é privilegiado pelos Deus, pois sua flora e fauna possui uma vida selvagem de dar inveja em qualquer outro continente no mundo inteiro uma variedade de espécies animais muito incríveis, juntando espécies adaptadas a seu clima e também animais que só existem em suas savanas., os primeiros tambores foram feitos na pré-história para o homem cultuar seus deuses, pois o toque do tambor revela a arte de conectar- se com a Mãe Terra e com nosso eu interior, sintonizando nosso coração ao coração dela, e de viajar ao mundo do invisível, constatando nossa ancestralidade e todos os reinos da natureza, o continente africano é privilegiado pelos Deus, pois sua flora e fauna possui uma vida selvagem de dar inveja em qualquer outro continente no mundo inteiro uma variedade de espécies animais muito incríveis, juntando espécies adaptadas a seu clima e também animais de espécies adaptadas que só existem em suas savanas.
2º Setor - TERRAS BRASILIS - A TRAVESSIA DO MAR
O SOM A LUZ DO LUAR, NO ECOAR DE CANTOS E LAMENTOS, CHEGADA EM TERRAS BRASILEIRAS, MISTURA DE POVOS E TRADIÇÕES.
3º Setor - O SOM, A MISTURA DE RITMOS, FÉ E DEVOÇÃO:
DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS, O SOM, A MISTURA DE FE E DEVOÇÃO LEVA A MISCIGENAÇÃO DE RITMOS PARA TODOS OS CANTOS DO MEU BRASIL.
A mistura de ritmos faz de nosso país um verdadeiro caldeirão cultural. Porém, cada região tem um ritmo musical mais tocado e que tem mais a ver com a realidade do lugar e pode ser encontrada de norte a sul do país. Muitas danças típicas surgiram no norte e nordeste do país como marujada, cirandas e o carimbo e danças e ritmos brasileiros que são marcantes e muito conhecidos como o frevo, maracatu, xaxado, bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e o forró e suas variantes e nas demais regiões do país.
Diferentes povos que viveram no país à época da colonização também contribuíram com herança, danças e ritmos que se mesclaram e resultaram em um legado cultural que compõe a identidade do povo brasileiro no geral, o Brasil é um país bem musical e que conta com uma grande variedade de ritmos oriundos dos tambores e tem grande repercussão no país e por que não dizer no mundo.
4º Setor - RITMOS QUE INCENDEIA - BATUQUE QUE TOCA A ALMA FAZ A GIRA O MEU PAVILHÃO
MEU BRASIL, DO SEMBA AO SAMBA AO SOM DOS PARTIDEIROS, DOS SAMBAS DE RODA, ORGULHO DO SAMBISTA... O CARNAVAL BRASILEIRO, NO TOQUE DO MEU BATUQUE, PARA O MUNDO INTEIRO.
Em algumas regiões do Brasil a história do carnaval de brilho e glamour das grandes cidades tem origem no interior e em São Paulo não foi diferente, Pirapora do Bom Jesus mantém vivas as origens do samba paulista e do carnaval.
O carnaval é hoje um símbolo dos brasileiros, as formas de comemoração apresentam particularidades nos diferentes estados, porem essas manifestações culturais no Rio e em São Paulo evoluíram para as escolas de samba, mas não importa o ritmo ou dança afinal tudo vem dos nossos heroicos, grandiosos e saudosos antepassados que mesmo na mais pura condições desumanas que lhe foram emposta jamais perderam a fé nos seus Orixás, então tomaremos como ensinamento este aprendizado de vida que nos foi passado e seguimos em frente não deixando a cultura das danças e dos tambores de qualquer eixo do brasil acabar, então vamos brindar, dançar e tocar numa só bateria de emoções e exaltar o ritmo que incendeia, pois o batuque é quem faz a gira do mundo girar.
E não poderia deixar de fora a emoção no esporte com meu tambor, som que faz parte do meu pavilhão, que contagia e faz arrepiar nas arquibancadas, na fé em nossas vitorias tocamos e cantamos em massa pelo nosso maior orgulho, vai Corinthians... que dá ritmo ao nosso bloco carnavalesco e faz pulsar o nosso coração, balança a Alma, em preto branco e faz ecoar o grito de campeão do meu Pavilhão Nove.
|