::.. CARNAVAL 2014 - G.R.C.E.S. FLOR DE VILA DALILA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  03/03/2014
Ordem de entrada:  2
Enredo:  "Artesanato": Oficio e arte, cultura e tradição, sustento e trabalho que contam histórias de nossa nação, revelando seu povo com as mãos
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  2
Classificação:  8º
Pontuação Total:  179,0 - [Vejas as justificativas]
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Cláudio Pedro Barbosa Adão - "Manteiga"
Diretor de Carnaval:  Marcelo e João José
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Pedro
Intérprete:  Marquinhos Leite
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  Janaína Telles
Mestre-Sala:  Claudio
Porta-bandeira:  Claudia
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Samba Enredo
COMPOSITORES: PAULO ROGÉRIO/YRAPOAN/WILLIAN/DOHNNY/XANDE ANASTÁCIO

TERRA DE SONHOS MIL
O ARTESANATO BRASILEIRO CONSTRUIU
EM NOSSA PELE AS CORES,
A ESSENCIA DO SABER, NA MISCIGENAÇÃO
ABENÇOADA NOSSA HERANÇA DE RIQUEZA
DE NORTE A SUL TALENTO POPULAR
MOLDAR O BARRO É ATO DIVINAL
OLÊ "MULÉ" RENDEIRA
DE RETALHOS VEJO A COLCHA SE FORMAR

O LIXO EM OURO VIROU, A ONDA É RECICLAR
AO SOM DESSA BATERIA QUERO DELIRAR
A MASSA DALILENSE VIBRA COM ALEGRIA
E O POVO TODO DIA CAI NA FOLIA

AGORA TUDO ISSO VIROU MODA
ATÉ O SETOR TÊXTIL ADERIU
E O BRILHO NA PASSARELA FICOU FASHION
O MUNDO DO SUCESSO APLAUDIU
ADERECISTAS E PINTORES,
COSTUREIRAS DO MEU BARRACÃO
FAZEM UM LINDO CARNAVAL
SUSTENTAM O ARTISTA
E A CRIATIVIDADE REGIONAL
COM SUA HABILIDADE MANUAL

VOU TECER, EU VOU BORDAR
NO SEU CORAÇÃO
A MINHA FLOR, DALILA!
NA OBRA DOS MESTRES
ORGULHO DAS MÃOS,
E A ARTE PURA DO MEU PAVILHÃO

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: José Alves de Oliveira Filho(Sam)

logo

"ARTESANATO" OFÍCIO E ARTE, CULTURA E TRADIÇÃO, SUSTENTO E TRABALHO QUE CONTAM HISTÓRIAS DE NOSSA NAÇÃO, REVELANDO SEU POVO COM AS MÃOS.
No ano de 2014 O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Flor de Vila Dalila apresentará o artesanato do Brasil e sua transformação até os dias de hoje.
O inicio de tudo
As raízes do artesanato em três grandes vertentes - o índio que aqui estava os portugueses e os africanos que aqui chegaram. A mistura de raças que influenciaram na formação do que hoje é o nosso artesanato, trazendo influencias de vários grupos sociais e tribos.

A arte dos ofícios
Homenagearemos os mestres artesãos que são pessoas que se notabilizaram em seu ofício conquistando admiração e respeito de seus aprendizes do povo e do mundo. A contribuição de cada um repassando para as novas gerações os conhecimentos fundamentais de sua atividade artesanal e a importância do trabalho artesanal como meio de sobrevivência e sustento das famílias. A herança deixada de pai para filho por meio do artesanato, pertencentes à cultura popular, fruto de misturas multi étnicas.

O artesão como um artista, no sentido de conseguir dominar o "saber fazer" na transformação do bruto colocando beleza e expressão única em quase tudo que a terra oferece. Criando ou produzindo trabalhos que tenham dimensão cultural, utilizando técnica predominantemente manual.
Passearemos por algumas regiões do Brasil (norte, nordeste, sudoeste, centro oeste, sul. O artesanato utilitário, o conceitual (arte popular) o decorativo, o litúrgico e os lúdicos) para mostrar os varios tipos de artesanato e parte da riqueza cultural artesanal adquirida pelo povo brasileiro através de outros povos e suas tradições. As diferentes leituras para criar um cenário que apresente a identidade tão rica do nosso povo, identidade essa que transparece nossa cultura por meio de símbolos, objetos e costumes
A inclusão do artesanato nos meios de consumo (o artesanato de hoje, das feiras de artesanato) e a adoção dos artigos artesanais no cotidiano urbano.
Os turistas comprando artesanato sejam eles de caráter cultural, simbólico ou simplesmente pela singularidade de sua beleza, compram para atestar sua viagem a outro país, para demonstrar a "amplitude de seu gosto.
Reciclando
A intensa industrialização tem dado lugar a um novo tipo de artesanato que por sua vez transforma-se num "filão comercial" em tempos de consumo. Surge o artesanato urbano onde resíduos industriais são reciclados pelas mãos dos artesãos tranformando-os em objetos singulares, a moda por sua vez, gerando assim uma crescente demanda por produtos artesanais. O uso do velho em novo, a transformação que antes sem valor torna-se útil, belo e funcional.
Artesanato e moda
O artesanato esta cada vez mais latente na moda devido aos discursos étnicos adotados atualmente pela sociedade, assim as empresas do setor têxtil mostram maior preocupação em estreitar laços no que se refere à moda e artesanato.
Artesanato e Escola de Samba
As escolas de samba não deixam de ser um grande movimento artesanal na preparação para os seus desfiles, envolvendo aderecistas, costureiras, bordadeiras, serralheiros, escultores, que dão forma aos figurinos, fantasias e alegorias e fazem acontecer o maior espetáculo da terra.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. FLOR DE VILA DALILA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados