::.. CARNAVAL 2014 - S.R.C.S.E.B.F.S. BARROCA ZONA SUL................................
FICHA TÉCNICA
Data:  03/03/2014
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Em um canto de fé e devoção Barroca celebra as religiões nos seus 40 anos de tradição !
Carnavalesco:  Horácio Rabaça
Grupo:  2
Classificação:  2º
Pontuação Total:  179,7 - [Vejas as justificativas]
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Geraldo Sampaio Neto - "Borjão"
Diretor de Carnaval:  Marcão
Diretoria de Harmonia:  João Neguinho , Antonio Carlos(Torão) e Jorge Arruda
Mestre de Bateria:  Mestre Acerola
Intérprete:  Thiago de Xangô
Coreógrafo da Comissão de Frente:  Fabio Souzack
Rainha de Bateria:  Daniela Orcisse
Mestre-Sala:  João Paulo Lemos
Porta-bandeira:  Edna Guimarães - "Loloka"
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Nova pagina 2
COMPOSITORES: THIAGO DE XANGÔ/ IMPERIAL/ JUNINHO BERIN/ RAFA DO CAVACO/ J. JORGE


UM DIA NOSSA TERRA VIU CHEGAR
OUTRA CRENÇA DE ALÉM-MAR
BATIZANDO O NOSSO PAÍS
O PAJÉ NA MATA A CELEBRAR
E A LUZ NO ALTAR SE ACENDER
LIÇÕES DO QUE É CRER
SEM SALVAÇÃO SE CARIDADE NÃO HÁ
A PAZ E O AMOR HÃO DE CHEGAR
A FORÇA DOS TAMBORES, UM NOVO PODER
O FIO CONDUTOR ORUN-AYÊ

TRAZ A ARTE DA CURA É HORA
O QUE RECEBER TAMBÉM DAR
VEM QUE ESSE BATUQUE MANDINGUEIRO
É DE ARUANDA, ANGOLA (ANGOLA)


A ENERGIA DE ALÁ TRADUZ A FIBRA
SE A GUERRA MARCA A ESTRELA BRILHA
HÁ UM CRIADOR SEMPRE A GUIAR (SEMPRE A GUIAR)
GUIAR E POR DE PÉ
PRA TUDO SUPERAR
AQUELE QUE SABE AO MUNDO REVELOU (ASSIM ENSINOU)
NO FIM VAI FLORESCER, O MAL NÃO VENCERÁ
VAMOS CANTAR O JÚBILO DO AMOR

BARROCA, EU CANTO O NOSSO AMOR EM VERDE E ROSA
EU SOU BARROCA, A FÉ NO CORAÇÃO É O QUE ME LEVA A SAMBAR
SINTO ESSA PAIXÃO TÃO VERDADEIRA
CONTIGO ESTAREI A VIDA INTEIRA
SÃO 40 ANOS DE ETERNOS CARNAVAIS.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Marcus Guimarães

INTRODUÇÃO
 
Em 2014 a família Barroca Zona Sul comemora 40 anos de história, tradição, vitórias e conquistas e, para celebrar essa data tão importante, iremos retratar na avenida as principais religiões presentes no Brasil, desde o nosso descobrimento até os dias atuais. Através dessa celebração faremos um pedido de Paz e Amor a todos os povos, pregando a alegria, a tolerância e a fé...
 
DESENVOLVIMENTO
 
SETOR 1 - AS PRIMEIRAS RELIGIÕES DO BRASIL
 
O Brasil é um país bonito por natureza, abençoado e rico em diversidades e, uma delas, é a liberdade religiosa.
 
Um dia nossa terra viu chegar outra crença de além-mar através dos portugueses que trouxeram a fé cristã. Os índios, habitantes nativos dessa terra, participaram da Primeira Missa realizada em nosso solo, assim batizando o nosso país.
 
O Pajé na mata a celebrar a profecia, através da Pajelança, invocava entidades distintas numa mescla de misticismo e segredos, marcas da manifestação religiosa do povo nativo.
 
A colonização desperta no povo indígena as curiosidades dos gestos e das falas ritualísticas dando início a Cristianização dos Indígenas, um fato especial e fascinante. O Catolicismo foi religião oficial do país durante anos e, atualmente, vivemos em uma terra onde há separação entre governo e religião (Estado Laico).
 
Mesmo com essa separação, o Cristianismo é a religião predominante no Brasil em número de fiéis, festas e Igrejas, fazendo a luz do altar se acender com diversas romarias e peregrinações. Os romeiros representam a fé católica em busca da benção da Nossa Senhora Aparecida, "A Padroeira do Brasil", símbolo maior da fé e devoção desse povo, que nos mostra lições do que é crer.
 
Com a evolução dos tempos outras religiões aportaram no Brasil e com o lema nos dizeres: "sem salvação se caridade não há!" surge uma doutrina filosófica, pregando que a paz e o amor hão de chegar, este é o Espiritismo. Atualmente é uma das três principais religiões do país em número de adeptos.
 
Vindo da África, o Candomblé é oriundo de escravos negros que cultuavam seus Deuses e suas Divindades, uma religião mágica. E nessa avenida abrimos caminho aos Orixás para que a força dos tambores invoque um novo poder, o Candomblé, a união entre dois mundos, o fio condutor Orun-Ayê. Nossas mães baianas simbolizarão Oxum trilhando nessa passarela de emoção o caminho das águas abençoadas repleta de riquezas materiais e espirituais...
 
Outra religião afro-brasileira é a Umbanda (na língua quimbunda significa arte de curar), que traz a arte da cura, cultuada em terreiros. É uma religião forte na sua devoção e representa o sincretismo entre o catolicismo, pajelança, espiritismo e Orixás africanos. Seu lema é: "o que receber também dar com amor, humildade, caridade e fé". Seu personagem mais folclórico é Zé Pelintra, entidade presente nos cultos, caracterizada pelas vestes de malandro, com terno branco, chapéu panamá e a fita vermelha. Seu culto é ritmado pelo batuque mandingueiro dos atabaques, tem como Aruanda a sua cidade espiritual e seu vocabulário é na língua quimbunda, de Angola.
 
SETOR 2 - AS RELIGIÕES QUE CRESCERAM COM O BRASIL
 
Vindo através de escravos africanos mulçumanos, o Islamismo perpetuou no Brasil em grande escala, acreditando em um só Deus e com a fé baseada nas escrituras do seu livro sagrado, o Alcorão. É uma forte religião onde a fé e a energia de Alá traduzem a fibra do povo muçulmano.
 
Pisando em solo brasileiro como cristãos novos ou convertidos, os judeus, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, vieram refugiados de outros países. Pois, se a guerra marcou o povo judeu, a estrela de Davi (símbolo do Judaísmo) sempre irá brilhar. Abraão é seu patriarca e tem sua fé fundamentada em que há um "Criador" sempre a guiar'.
 
Os ortodoxos também têm seu lugar de destaque nesse mosaico de culturas e grupos religiosos. Com sua doutrina apoiada nos livros do novo testamento, eles veneram Ícones que representam Santos, que os guiam e os põe em pé, pra tudo superar. Conhecida pelas suntuosas catedrais com vitrais belíssimos, a Igreja Ortodoxa se expande e têm na Zona Sul de São Paulo uma das maiores catedrais do país.
 
Nessa abençoada terra chamada Brasil, que acolhe todos os povos sem preconceitos, não se pode esquecer uma das religiões mais antigas da humanidade, o Budismo, que no Brasil conta com grande apelo devido a enorme comunidade japonesa. São muito populares pelas suas seitas e tem como figura central o Buda, que significa Aquele que sabe'. Ele ao mundo revelou e assim ensinou uma filosofia totalmente espiritual.
 
O Hinduísmo também é uma religião das mais antigas do mundo e atuante no Brasil. Se faz presente em várias cidades e tem nos Filhos de Gandhi uma representatividade genial onde o bloco baiano se inspira nos preceitos de fé, paz e espiritualidade para levar amor e alegria a todos os povos mostrando que no fim vai florescer e o mal não vencerá a nossa fé.
 
SETOR 3 - TRIUNFO DO AMOR NOS 40 ANOS DA FACULDADE DO SAMBA
 
E com a nossa família BARROQUENSE, vamos cantar o jubilo do amor. O triunfo do amor e a espiritualidade nos leva a: esperança, tolerância e paz, para celebrarmos as religiões nos 40 anos de história de nossa amada Escola.
 
Barroca, hoje nós cantamos nosso amor em verde e rosa, cores de nosso Pavilhão, nós somos a Barroca e a fé no coração é o que nos leva a sambar, que nem mesmo às adversidades conseguirão derrubar, pois nossa paixão é verdadeira e contigo estaremos à vida inteira.
 
Parabéns, Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, são 40 anos de eternos carnavais com muita fé, amor, devoção, respeito e samba no pé com a Barroca onde ela estiver!

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.R.C.S.E.B.F.S. BARROCA ZONA SUL
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados