::.. CARNAVAL 2014 - S.E.S IMPERADOR DO IPIRANGA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  02/03/2014
Ordem de entrada:  5
Enredo:  Os quatro deuses encantados sob as bençãos de São Caetano do Sul
Carnavalesco:  Fernando Dias
Grupo:  Acesso
Classificação:  6º
Pontuação Total:  266,8 - [Vejas as justificativas]
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  22
Presidente:  José Ronaldo de Jesus - "Buiú"
Diretor de Carnaval:  Vagner E. Siqueira (Guinê)
Diretoria de Harmonia:  Adriano Barbosa
Mestre de Bateria:  Mestre Tornado
Intérprete:  Evandro Malandro
Coreógrafo da Comissão de Frente:  Angelo Barbosa
Rainha de Bateria:  Yasmine Tainá
Mestre-Sala:  José Roberto
Porta-bandeira:  Suellen Amann
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO
AO VIVO DA AVENIDA

Samba Enredo
COMPOSITORES: MARADONA/TURKO/PAULINHO MIRANDA/MACACO BRANCO/RICARDO/DILEI/PAULO ANDRÉ

A LUZ . . . QUE SURGE DO CÉU
CONDUZ . . . MEU POVO FIEL
QUE VEM AGRADECER
QUATRO DEUSES CELESTIAIS
NOSSAS BELEZAS NATURAIS
COM A BENÇÃO DIVINA
RUMO A SERRA DO MAR
UM SONHO “ELDORADO” BRILHOU
O “MONGE” A CAPELA CRIOU
MUITA FÉ NO SANTO EM LOUVAÇÃO
NEGRO AXÉ TRABALHO E ESCRAVIDÃO
O IMIGRANTE CHEGOU
TRILHANDO ESSE CHÃO

ORA YÊ YÊO MAMÃE OXUM
AXÉ !!! PRÁ NOSSA CIDADE
NA “IGREJINHA DA MATRIZ” TEM “ARRAIA”
HOJE EU VOU ME ACABAR

A “ARTE” NO CINEMA EM CARTAZ
ABREM-SE AS CORTINAS NO “MUNICIPAL”
E O POVO NA RUA BRINCA O “CARNAVAL”
NO “ESPORTE” ORGULHO MEDALHA NO PEITO
EM CAMPO “AZULÃO” PAIXÃO E RESPEITO
NA “ORQUESTRA” SOPRAM NOTAS MUSICAIS
NO “MUSEU” ESTÃO HISTÓRIAS IMORTAIS
GRANDE “PARQUE INDUSTRIAL”
PRESERVAÇÃO “AMBIENTAL”
NÃO TROCO A MINHA VIDA POR QUALQUER LUGAR
AMOR INCOMPARAVEL NÃO DA PRÁ EXPLICAR
É VOCÊ . . . O MEU CANTINHO DE VIVER

IMPERADOR VEM COROAR . . . EMOCIONAR
SALVE SÃO CAETANO . . . SEU POVO GENTIL
CIDADE FUTURA DO MEU BRASIL

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

SINOPSE


Um dia quatro deuses celestiais tiveram a missão abençoar e encantar as terras do futuro. Estes Deuses então foram em busca do local ideal para abençoar sua magia e a partir daí criar uma história de paixões, lágrimas, conquistas e com certeza de um final feliz. Coroado pelo grande “Imperador” da sabedoria seguiram seu destino na certeza de que a terra do futuro é aqui.

 

Tudo começou ali, no caminho da Serra do Mar, o proprietário de uma grande gleba, Capitão Duarte Machado sonhou em 1631 que suas lamacentas terras (Tijucuçu) se
transformariam em uma cidade tão dourada quanto o Eldorado e tão brilhante quanto o Sol. Esta mensagem foi enviada por quatro deuses que protegeriam o local. Duarte e sua esposa ofereceram, após o sonho, as terras aos monges de São Bento, certos de que o sonho era uma mensagem divina. Os monges beneditinos aproveitaram a região para criação de gado, construindo também em 1717, uma capela dedicada a “São Caetano diThiéne”, o santo padroeiro da fertilidade com ajuda de uma tribo de índio: os “agueobys”, termo que significa “homens de plumagem azul”. Era o Deus da Anunciação que se manifestava.

Vieram os negros africanos utilizados como mão-de-obra nas construções e também, vez em quando, aparecia o Imperador Dom Pedro II com sua esposa Tereza Cristina. Mais tarde, o contingente africano foi substituído pelos imigrantes italianos. Surge a ferrovia que ligava São Paulo a Santos e a estação de São Caetano foi fundada. O segundo Deus, das graças da liberdade, se apresentava e abençoava o crescimento e prosperidade do local.

Os italianos trouxeram as sementes de uma fruto originária da Índia, conhecido depois como “melão de são caetano”, uma erva de propriedades medicinais. A criação do município era necessária e São Caetano virou cidade em 1948 graças ao “São Caetano Jornal” que criou um plebiscito junto a população da região. A cidade crescia. A Igreja da Matriz virou símbolo e a sua volta ainda comemora-se uma das melhores festas juninas da região, com a tradicional e animadíssima quadrilha, barraquinhas e muitos visitantes.

Surgia também o primeiro cinema com o filme “Argila Humana” que contava a história do homem originado do barro. Não podemos esquecer o Teatro Municipal Santos Dumont, e sua primeira peça foi a tragédia grega “Átridas”. Eis as bençãos do Deus das Artes e dos Campeões. Os artesãos da cidade têm um espaço próprio para expor e vender suas criações, é a Casa do Artesão que estimula a produção artesanal sendov um mecanismo do desenvolvimento econômico e de inclusão social.

Outro polo atrativo ainda em desenvolvimento é o carnaval, onde as escolas de samba desfilam geralmente na Avendia Guido Aliberti, com muito brilho e raça de seus componentes. São Caetano também tem um nobre filho: Arthur Zanetti.O atleta que compete em provas de ginástica artística foi medalhista de ouro na modalidade de argolas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O São Caetano Futebol Clube, famoso “Azulão” foi campeão paulista de 2004 e continua sendo uma das forças do futebol brasileiro. A Orquestra Filarmônica da cidade até hoje busca sempre novos talentos e o Museu Histórico Municipal abriga cerca de 5 mil peças, dentre objetos pessoais de antigos moradores, ferramentas de trabalho, objetos de olarias e cerâmicas. No seu Parque Industrial, São Caetano conta com importantes indústrias automobilística, siderúrgica e do ramo de tijolos. São as engrenagens do progresso. O comércio é variado e o alto padrão de educação deixam seus habitantes orgulhosos.

Está em primeiro lugar na lista dos municípios brasileiros por IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), não existem favelas e o analfabetismo é nulo. Os monumentos da cidade são preservados pelo Rotary Clube que também investe naárea social, para o bem estar da população. O Aquapolo, que consiste numa Estação Produtora de Água Industrial com a capacidade de produção de 1.000 litros de água de reuso por segundo,é um outro marco para o povo do lugar.

A Escola de Ecologia de São Caetano do Sul é uma referência em educação ambiental para a cidade e a região, conta com espécies da fauna (aves e peixes) e flora (plantas ornamentais, medicinais, tóxicas, carnívoras, frutíferas, árvores nativas e exóticas) brasileira. Com o Deus da Preservação e Memória, esta é São Caetano, protegida por deuses e enfeitada de parques e praças, de verde e de concreto.

Mas um concreto furado por um linda flor que desabrocha hoje no Anhembi no canto e na garra de nossa querida escola: Imperador do Ipiranga.


FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.E.S IMPERADOR DO IPIRANGA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados