Apresentação
O G.R.C.E.S. X-9 PAULISTANA traz para o carnaval 2012 um enredo ufanista. No ano em que se comemora os 90 anos da grande revolução cultural, a Semana de Arte Moderna de 1922, mostraremos que nos tornamos grandes antropófagos. Que apreciamos e degustamos toda a cultura do interior do Brasil, numa tentativa de redescobrirmos nosso país. Que nos tornamos desbravadores, novos bandeirantes de aço. Fundimos esses 90 anos de essência antropófaga modernista com os 20 anos do Rally dos Sertões, em que a sede de se tornar um competidor nada mais é que se vestir de desbravador, se transformar em um novo bandeirante, que, rumo ao coração do nosso Brasil, mostrará a verdadeira face de um País por meio dos olhares e dos tímidos sorrisos de seu povo, de sua gente guerreira, que nos levará de encontro ao verdadeiro sentido do Brasil!
Um tema-enredo que tem como característica primordial enaltecer as belezas, as riquezas naturais, a fauna, a flora, os frutos dessa terra mãe gentil. Exaltando seu povo, a bravura de nossa gente alegre hospitaleira e, acima de tudo, brasileira!
O rico folclore e os costumes dessa gente varonil, que nossa agremiação tem a honra e a glória de levar para os braços de todos, a verdadeira face do coração desse Brasil, onde nos vestimos de desbravadores e redescobrimos juntos os verdadeiros “Sertões” dessa pátria mãe gentil!
“Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações das terras por onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.”
Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil
Introdução
Para a melhor compreensão de nosso tema-enredo pelos senhores compositores, esta sinopse foi construída em grande parte na primeira pessoa, pois em sua proposta central a Escola de Samba X-9 Paulistana, embebida na atmosfera Modernista, transforma-se na figura de um grande desbravador rumo ao “redescobrimento” do Brasil, quando perceberemos essa grande e ainda desconhecida nação. Isso mesmo, senhores, não se assustem, mas será que realmente conhecemos nossas raízes culturais, nosso povo, nossa terra? Melhor, será que nós nos conhecemos em toda nossa plenitude? Quando dizemos nós, estamos nos posicionando como “povo brasileiro”.
Faremos esta viagem ao coração do País com o Rally dos Sertões, maior prova off-road da América Latina, que comemorará em 2012, paralelamente com os 90 anos de Modernismo no Brasil, seus 20 anos de existência. E todos os seus percursos nesses anos de História foram muito além de uma modalidade esportiva: sempre existiu – e continua existindo! ‑ a preocupação em valorizar nossa cultura popular, nossa gente e nossa terra com ações socioeducativas e ambientais.
Portanto convocamos todos os amantes do carnaval paulistano a celebrar conosco essa grande festa em prol da nossa cultura popular e em valorização do nacional, mudando o foco de nossos olhares e reconhecendo essa nação tão rica.
Desejamos a todos boa sorte. Agradecemos desde já a participação de todos e que vença o melhor, que, com certeza, será o melhor para o carnaval da X-9 Paulistana e para o crescimento do carnaval da cidade de São Paulo.
“… Ó subalimentados dos sonhos…
A poesia é para comer”
“Só a Antropofagia nos une…”
Primeiro setor - “O Redescobrimento do Brasil”
Inundada pela atmosfera do Movimento Modernista no Brasil, a X-9 Paulistana embarca numa viagem insólita rumo ao coração do Brasil para mostrar o quão grande e rica é nossa cultura popular e quanto falta valorizarmos nossa nação.
O ponto de partida é São Paulo, onde somos arrebatados de um tempo distante, quando bandeirantes desbravadores rumo ao desconhecido adentraram em terras nunca antes exploradas em busca de riquezas. Hoje somos, junto com os corredores do Rally dos Sertões, verdadeiros “Bandeirantes de Aço” do século 21, que, por meio da emoção, da aventura, da velocidade e do coração ‑ máquina que nos impulsiona a cada vez ir mais longe: é o progresso com compromisso socioambiental e a alegria do carnaval ‑ redescobriremos este Brasil cheio de encantos e riquezas muito maiores que nossos antecessores de séculos atrás.
Tupi or not tupi, that is the question – já dizia há quase 90 anos Oswald de Andrade…
Salve o Brasil, Cariba, salve a cultura popular, salve o nacional.
Pontos importantes:
Atmosfera Modernista
X-9 Paulistana desbravadora
Redescobrimento do Brasil
Rally dos Sertões – desbravadores
Bandeirantes de Aço
De São Paulo para o coração do Brasil
A máquina que nos leva, impulsiona – progresso
O coração, a emoção, a velocidade, a aventura
Salve a cultura nacional
Segundo setor - “As Belezas e Encantos dos Lugares por Onde Passei”
O nosso País é rico em paisagens naturais. Sem dúvida nenhuma, o Brasil é uma das nações mais lindas do Planeta, agraciado em quase toda a sua extensão e praticamente durante o ano inteiro pela presença do “Astro-Rei”. É um País admirado por todo mundo por suas praias de infinita beleza, pela Amazônia, o grande pulmão do mundo, o Rio de Janeiro e seu “paraíso tropical” repleto de mulatas e embalado pelo futebol e o nosso querido carnaval, sem se esquecer de São Paulo, nossa “cidade de pedra”, à frente do seu tempo. Mas será que nosso País, esta enorme nação continental resume-se a isso?
Convido a todos a partirem comigo nesta viagem que parte de São Paulo, essa terra de desbravadores, rumo ao coração do Brasil, ao interior de nossas terras e, assim, desvendar e apreciar muito mais o que ela pode nos oferecer.
Desbravando terras brasileiras, encontro um paraíso sem igual, cenário de uma fauna exuberante com seus animais tipicamente brasileiros de um colorido encantador, seduzindo e enchendo os olhos com tanta beleza. Encontro um Brasil de contrastes enormes, mas de uma harmonia jamais vista, que vai da resistência do carcará ou do calango à graciosidade da arara-azul ou da onça pintada.
Nesse mesmo contraste natural, encontro matas verdejantes e uma flora colorida num mesmo País de cerrado e caatinga com sua “terra vermelha”, mas ambas com suas riquezas e seus frutos. São paisagens naturais banhadas por grandes rios, cada um com sua importância, como o São Francisco (o Velho Chico), o Araguaia ou o Tocantins, dentre outros. Mas de uma coisa tenho certeza: beleza maior no mundo não há.
Pontos Importantes:
Brasil de belezas naturais;
O sol – o grande astro-rei
Não conhecemos o Brasil;
Terra de contrastes e harmonia;
Os pássaros;
A fauna terrestre;
Paisagens terrestres – Mata Atlântica – Cerrado – Caatinga;
A Terra – os frutos da região – frutos da terra;
Os rios da região central brasileira e sertão;
Brasil, melhor lugar do mundo.
Terceiro setor - “Sou Mestiço, Sim, Senhor, e Hoje Mostro a Diversidade Dessa Gente Varonil”
Temos um País privilegiado. Eu, brasileiro, me orgulho de ser mestiço por excelência, pois nasci de uma fusão valorosa de três diferentes raças (o branco, o índio e o negro), responsáveis pela etnia brasileira que justifica a grande diversidade existente entre nós ‑ a diversidade é um elemento central para se entender a formação do povo brasileiro.
Nessa viagem reveladora ao coração do Brasil, levo comigo muito mais que a bravura de meus irmãos bandeirantes, levo toda uma cultura de essência tropeira e caipira. Cresci dessa mistura de branco e mestiço, com o “negro da terra”, que há tempos avançaram de São Paulo de Piratininga ao centro do meu País, certos de encontrar no caminho o Grande Eldorado brasileiro. Fui condicionado à vida dura que me fez forte, esperto, resignado e prático, em que me apresentei cedo para a luta, tornando-me, por meio de uma cultura de traços medievais, um homem da terra, um sertanejo, ligado a uma cultura que mais parece uma grande colcha de retalhos por suas diversas formas de expressão artísticas com suas rendas e bordados, cerâmicas e trabalhos artesanais.
Faço parte de um povo alegre e festeiro que, por meio da sua musicalidade plural, seus costumes, sua culinária saborosa e tradições culturais, enche de orgulho esse Brasil varonil.
E hoje tenho certeza: o Brasil está em toda parte, o Brasil está dentro da gente.
Pontos importantes:
A formação do povo brasileiro;
O Brasil mestiço;
Brasilidade;
Brasil de essência rural;
Influência caipira – paulista – bandeirante – desbravadora;
A alma sertaneja;
O homem forte – homem da terra;
Cultura popular;
Orgulho de ser brasileiro;
A musicalidade do interior do Brasil;
Culinária regional;
Manifestações artísticas.
Quarto setor - “Folguedos e Folclore Desse Povo Festeiro”
O folclore do Brasil é riquíssimo, um dos mais variados do mundo, pois construímos expressões híbridas, ou seja, culturas se misturam, resultando em novas expressões de manifestação popular.
O Brasil, vasto qual um continente, apresenta regiões distintas, onde há diferença de intensidade das influências dos povos formadores. Por outro lado, cada região possui seu gênero de vida de acordo com o meio ambiente, o que influi, também, no folclore brasileiro.
Viajando pelo interior de nosso imenso Brasil, pude conhecer um país de linguagens populares: gíria, apelidos, metáforas, frases feitas, praticamente dialetos dentro de uma única nação, mas, como uma especificidade que não existe em lugar nenhum, todas essas linguagens vigem e convivem em perfeita harmonia. Estou falando de uma cultura de tradição oral com poesia, história, fábulas, lendas, mitos, romances, anedotas, provérbios, orações, pregões e literaturas de cordel, todos transmitidos oralmente.
Estou falando de um povo extremamente religioso e supersticioso com suas procissões, romarias e festas e folguedos populares, onde vi nascer um Sebastianismo Popular Mestiço.
É um folclore rico por suas tradições, sua musica, sua dança e seus trajes cerimoniais. Deparei-me com um povo que não vive sem a benção do Divino Espírito Santo, ou de seus santos de devoção, e “brincam” sua cultura popular num misto de reverência, religiosidade e festas quase carnavalescas, com suas cores, fitas e rendas exaltando reis e rainhas do povo.
Pontos importantes:
Festas e Folguedos populares – Divino – Folia de Reis – Festas Juninas – Congada – Maracatu Rural – Bumba-meu-boi – Cavalhada;
Religiosidade – Superstição;
Tradição Oral;
Folclore rico;
Diversas linguagens.
Quinto setor - “Rally dos Sertões: Esporte e Cidadania em Perfeito Equilíbrio”
No coração do Brasil, é dada a largada!
O sonho da velocidade mistura-se com o desejo de aventurar-se. Esse cenário de contrastes serve de pano de fundo para a maior prova off-road da América Latina. Sei que nada será com antes…
Poeira, lama, calor de derreter os miolos ou frio úmido, nas madrugadas, estradas de asfalto e de terra, picadas na mata, desfiladeiros e planícies. Onde a emoção e a adrenalina se fundem rumo ao horizonte. Quanto maior a dificuldade, maior o prazer de vencê-la…
O Rally dos Sertões é uma impressionante mistura de tudo isso: esporte, tecnologia, emoção, amor, paixão, adrenalina, ação ambiental, cuidado com a ecologia, responsabilidade sociocultural, consciência cidadã…
Dividido entre o presente que projeta o futuro e o passado que permanece vivo e estagnado.
Embarco nessas máquinas incríveis e potentes, desbravo o coração do Brasil com a sensação de me tornar um descobridor de um Brasil que até então para mim é um desconhecido.
Tantas e tão intensas emoções aguardavam os homens com suas máquinas velozes e coloridas, fazendo poeira e história no sertão. Descobrindo as faces de um Brasil sertanejo, caipira, um Brasil bem brasileiro. Redescobrindo esse país cheio de encantos mil.
O que vale nisso tudo é justamente isso… Conhecer a alma do Brasil, viajar por esse País, não importando que não houvesse nenhum pote de ouro no fim do arco-íris. O importante é chegar lá, na bandeirada final, com o orgulho de ter atravessado parte do País, sem desistir!
Sou um brasileiro, desbravador, um vencedor… Eu sou X-9 Paulistana, pisando forte na avenida e mostrando ao mundo as verdadeiras faces do Brasil e de seus brasileiros.
Nesses 20 Anos do Rally dos Sertões, todos nos orgulhamos, cada vez mais, por fazer parte de um País tão rico em sua diversidade. O Rally se torna os olhos de todos nós e mostra quantos Brasis existem dentro desse gigante Brasil! O meu, o seu, o nosso Brasil 100% brasileiro!!!
Pontos importantes:
Rally dos Sertões;
Aventura, emoção, paixão;
Velocidade, tecnologia;
Competição, garra – o sonho de ser campeão;
Competição internacional – presença de competidores de vários países;
Ação ambiental;
Ação social.
Considerações finais
A X-9 Paulistana, consciente de seu papel dentro do cenário do carnaval paulistano, dará neste momento o “pontapé” rumo mais um trabalho preocupada com os valores culturais, pois acredita que o carnaval é e sempre será uma porta aberta para expressarmos os valores e a riqueza do povo brasileiro.
Desde já, agradecemos todos os compositores pelo carinho e confiança em nosso trabalho, pois temos certeza que, juntos, faremos uma parceria de sucesso, unindo a concepção plástica e artística com a poesia e o lirismo.
Boa sorte a todos e que vença o melhor, pois sabemos que esse melhor será o melhor para a X-9 Paulistana e o melhor para a cultura e o carnaval.
|