Apresentação
Você é capaz de imaginar como seria a vida na Terra na Terra se não existisse água? Ela simplesmente não existiria.
Mas será que o homem moderno tem conhecimento deste fato? Será que se tivéssemos uma noção real da importância da água para a manutenção da vida no Planeta seríamos tão negligentes com seu uso? É uma resposta muito difícil de ser dada.
O G.R.C.E.S. Nenê de Vila Matilde, vestido com as cores do nosso pavilhão (que são o azul, a cor da água e o branco que representa a pureza) se lança em defesa deste bem, tão precioso, alertando o homem para o fato de que se não cuidarmos poderemos sofrer as terríveis conseqüências da falta de água no Planeta.
Sinopse
Para ilustrar este enredo, evocamos dois mitos do passado.
No primeiro, buscamos a epopéia bíblica da criação do Mundo. Segundo a tradição judaico-cristã, o Criador perdeu um dia inteiro - o terceiro, na ordem da criação – organizando o universo recém-criado, encaixando as peças da natureza como um quebra-cabeça.
No segundo, remontamos textos de antigos historiadores gregos sobre a existência de Atlântida, uma civilização extremamente avançada para o seu tempo. Segundo algumas lendas, o povo atlante alcançou um estágio tão evoluído que passou a ser consumido por sua própria ambição. Como forma de castigo, Posseidon, rei dos mares, submergiu o continente no oceano, apagando da superfície terrestre qualquer vestígio da sua existência.
Os dois mitos propões duas teorias contrárias: o primeiro sugere a criação, usando como base a água, enquanto o segundo representa seu caráter penitencial. Se observarmos com bastante atenção, notaremos que estamos caminhando para o mesmo fim. É isso que queremos para nos?
1º Setor -
ÁGUA, FONTE DA VIDA
Composta pela junção de dois gases, o hidrogênio e o oxigênio, a água é o maior representante do reino mineral, presente em 3/4 do Planeta. É encontrada nas geleiras dos pólos, nos oceanos que dividem os continentes, nos rios e lagos que irrigam a Terra como veias por onde o sangue corre, nas nuvens carregadas ou na sua dissipação em forma de chuva. Está no subsolo, nos lençóis freáticos e em aqüíferos.
Á água é o recurso natural mais importante para a sobrevivência da vida na Terra. Ela é fundamental no processo de fotossíntese, onde plantas e algas marinhas, juntas consomem o gás carbônico presente na atmosfera e o transformam em oxigênio. O homem ficar dias sem alimento. Mas passar três a cinco dias sem ingerir água pode ser fatal. Além disso, um corpo hidratado vive mais que um corpo com baixo nível de água.
A água lava! A sujeira atrai todos os tipos de pragas urbanas e bactérias. Um ambiente sujo favorece a disseminação de doenças e infecções. Vale lembra
Vale lembrar a Peste Negra que assolou a Europa na Idade Média. Naquela época a higiene não era um costume muito comum entre as pessoas.
A teoria da evolução, elaborada por Charles Darwin, na metade do século XIX, sugere que vida surgiu na água. Os primeiros organismos complexos conhecidos foram as bactérias e as algas azuis. Hoje, as profundidades dos rios e mares revelam uma infinita variedade de espécies. São animais e plantas que, juntos, formam as paisagens mais curiosas e fascinantes do Planeta, um espetáculo em cores e formas.
2º Setor -
A COBIÇA DO OURO AZUL E A VINGANÇA DA NATUREZA
Mesmo sem notar, a sociedade moderna depende diretamente da água. Grande parte da eletricidade que alimenta nossos aparelhos domésticos, que ilumina nossos lares é gerada pela água que movimenta as turbinas das usinas. A água garante a evolução socioeconômica da humanidade.
A humanidade, por sua vez, há muito tempo só está preocupada com os lucros sobre a exploração da água, como da maior parte dos recursos naturais não renováveis. Grandes corporações mundiais voltam seus olhos, de forma sedenta, às maiores reservas de água doce do Mundo, transformando-as em mercadoria a ser comercializada por preços altíssimos.
As regiões de maior crescimento populacional do Mundo, como Índia, Oriente Médio, China, norte africano, que também são as regiões mais conflituosas do Mundo, reúnem em torno de si as maiores reservas hidrominerais do Mundo. Em contrapartida, são as nações que mais poluem a água do Planeta. Conseqüentemente, serão as que mais sofrerão com uma possível escassez de água limpa.
Parece uma ironia que regiões constantemente abaladas por antigas tensões, foram agraciadas por imensas reservas dos dois recursos mais cobiçados do Planeta: o petróleo e a água. Quem tiver o domínio daquela região, deterá grandes reservas dos dois líquidos, cuja somatória é fator crucial de domínio econômico.
A natureza parece estar dando os primeiros sinais da sua ira contra o Homo sapiens, que tanto a maltratou desde que assumiu o controle do Planeta e o topo mais alto da escala alimentar. Alguns sintomas de que o Planeta está derretendo já não são mais apenas obra de ficção científica. São a realidade de um futuro que não se pode mais afirmar estar tão longe de se tornar presente.
É triste imaginar que a Terra está a poucos passos de se transformar num Planeta quente, árido e desértico. Mas é ainda mais triste saber que a ignorância do homem ocasionou sua própria destruição. Então, pra que esperar acontecer?
3º Setor -
A VIDA TRATADA COM RESPEITO
Melhor que lamentar o que o homem já causou à natureza é tentar reverter essa situação. Sim, é possível. E vamos mostrar como.
Todo processo re-educacional deve partir “de dentro pra fora”. As primeiras medidas pra preservação da água do Planeta devem partir dos lares das pessoas. Controlar o consumo e evitar vazamentos são duas formas de conter o desperdício da água, além de refletir no próprio bolso do consumidor.
As indústrias também podem contribuir. Uma solução é tratar os esgotos industriais, ao invés de despejar diretamente nos rios e mananciais. Outra medida a ser tomada é a reciclagem da água consumida nos processos industriais.
Os governos também devem fazer a sua parte, adotando leis de proteção da água de fonte e que obriguem a indústria e a agricultura industrial a pararem de poluir os sistemas hídricos. Ou contendo a movimentação maciça de água por dutos, navios-tanques e outras formas de desvio, o que terá criado enormes faixas novas de deserto.
Existe uma saída muito interessante para a possível escassez de água potável. Esse processo, conhecido como dessalinização, consiste na destilação da água salgada, a fim de retirar os excessos de sal e outros sais minerais. O resultado é uma água própria para consumo, capaz de substituir a água naturalmente doce nas regiões onde á escassez.
Ao redor do Planeta, uma inúmera quantidade de organizações não-governamentais está empenhada em promover campanhas de conscientização a respeito do uso consciente da água. Essas mesmas organizações, por vezes, fazer o papel de fiscais da natureza, denunciando o desrespeito do homem para com a natureza. Hoje, nesse desfile, a comunidade matildense se une a essas organizações, celebrando o divino dom da criação, tratando a vida com o devido respeito, desempenhando seu papel social, na esperança de um futuro próspero e saudável.
Sábia foi Menininha de Gantóis, que um dia disse a célebre frase: “Acima de Deus, nada! Abaixo de Deus, água!”
|