1º Setor-Surgimento de um Sonho, Nascimento de Uma Realidade.
O Reinado de Momo estava pronto. Aguardava apenas os “Mentores dos Sonhos” levarem a uma pequena menina do bairro da Zona Leste Paulistana a percepção dos seus maiores desejos.
Tendo em vista que o mundo de fantasia remete aos sonhos das crianças, foi designada à pequena “karin” a responsabilidade de pedir, dos seus mais profundos desejos, um novo “Reino de Folia". Eis que a pequena karin pede ao seu Pai um presente em seu aniversário. Nascia então a pequena “Leandro de Itaquera”, uma reunião de sambistas, uma escola de samba, um presente à menina karin.
Nosso símbolo será o “Leão”, pois nos trará garra e sabedoria. Nossas cores serão “Vermelho e Branco”, que nos trarão Guerra e Paz. Hoje, do sonho da pequena karin, O “GRES Leandro de Itaquera” atravessou duas décadas e meia e comemora seu “Jubileu de Prata”. São 25 anos de trabalho junto à comunidade de Itaquera, expressão singular no carnaval Paulistano. Tornando as dificuldades em energia, levando o samba, o espelho de um dia mais feliz. O sonho virou realidade, brindaremos a felicidade com nossa comunidade, nossa história em nossa raiz.
Leandro de Itaquera: Simplesmente a Mais Simpática.
2º setor-Minha história em meus carnavais
Leandro de Itaquera se estabelecia no Samba Paulistano e, após seis anos de lutas, chegaria ao Grupo Especial. O grande samba puxado por nossa ilustre intérprete “Eliana de Lima”, recém chegada de nossa co-irmã Unidos do Peruche, consagraria e estabeleceria nosso samba entre os grandes nomes de nosso carnaval, com “Babalotim-a História dos Afoxés”, Leandro de Itaquera consagrou-se entre as grandes. Após todos esses anos, Leandro de Itaquera sofre sua primeira grande barreira, rebaixada do Grupo de Elite do carnaval. Volta Com “300 anos de Zumbi, a Festa é Nossa”, sagra-se campeã e volta ao Grupo Especial. A força da cultura africana em Nossa Agremiação se confunde até mesmo com o sentido de nossa existência. Grandes enredos foram desenvolvidos, cantando a arte e a cultura do negro em nosso torrão, nosso Batuque será sempre nossa “Raiz” a nossa “Raça”, encravada em nossa comunidade, pois o grande Rei da selva é o nosso símbolo, O Leão que nos traz força e sabedoria, nos trará também o sentido de nossa Raça, a grande “Mãe África”.
3º setor-Grandes Carnavais
Em 1991 com o Enredo “Querem acabar comigo”, teve sua melhor desempenho entre as grandes escolas, ficando em terceiro lugar, criticando a exploração natural de nossas riquezas. Em 1995 com o enredo “Felicidade”, a escola foi rebaixada, mas retrataremos o grande valor desse enredo, um dos mais belos desfiles apresentados pela Escola. Outro ponto forte foi a homenagem ao grande Educador Brasileiro Paulo Freire, com o Enredo “Educação um Salto pro Futuro”, Nesse ano a Leandro de Itaquera Inovou pelo tamanho de suas alegorias e pela leveza como foi retratado o enredo desenvolvido pelo competente carnavalesco Marco Aurélio Rufin. Ao completar 500 anos de Brasil, o carnaval paulistano optou por uma grande festa: a comemoração dos 500 anos da chegada de Cabral as nossas terras. Mais uma vez a Leandro de Itaquera entrou no sambódromo paulistano com majestade, com o enredo “Vale Ouro, Meu Brasil Meu Tesouro”. A Escola espalhou essa riqueza brasileira em todos os seus setores, o ouro tomou conta do Samba Paulistano. Outro grande feito da Escola foi a inserção de 03 grandes nomes do carnaval em uma comissão de carnaval Milton Cunha, Werner Botelho e Jerônimo Guimarães assinaram, "Os Seis Segredos do Ariaú”, que retratava as riquezas Amazônicas, com o ponto de vista do Pajé Rita Bernardino, uma figura internacional, detentor do maior hotel natural do Mundo: o “Ariaú”. São Paulo 450 anos, tema geral, nosso berço cultural em festa.Com o enredo “São Paulo 450 anos: No Palco da Cultura que Artista Sou Eu?”, Leandro de Itaquera levou todos os setores da maior capital de cultura da América Latina. Foi retratada a luta artística de profissionais das mais diversas áreas, do teatro ao circo, com a magia desse palco miscigenado que é a “Paulicéia Desvairada”.
Fechando o setor, com um carnaval mais atual, contando a historia de uma organização mundial e seus projetos sociais, a “Leandro de Itaquera” alcançou um respeito internacional, com o enredo “Rotary, Dar de Si, Sem Pensar Em Si, O carnaval das Emoções”, emocionou São Paulo, com esse ato Humanitário de auto ajuda.
4º setor- Apoteose paulistana
Hoje, após retratar a liberdade de um povo, povo este morador do Bairro de Itaquera, o grande estandarte sambistico é dado a Leandro de Itaquera, que tem a responsabilidade de ser, junto a sua comunidade, mais que um “Estandarte Paulistano” do carnaval: tem que ser valente, pois será comemorado nesse tema 2007, o seu Jubileu de Prata. “Os Corações Itaquerenses” estarão irmanados nesse projeto “O carnaval dos carnavais” e, em uma “Explosão de Alegria”, "a Locomotiva das Emoções” vai passar, pois quem é Leandro é Feliz, é Batuque e Força de Raiz.
Oh! Leandro, Quem te Conhece, Não te esquece Jamais.
Oh! Leandro, Quem te Conhece, Não te esquece Jamais.
|