::.. CARNAVAL 2000 - S.E.S IMPERADOR DO IPIRANGA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  04/03/2000
Ordem de entrada:  3
Enredo:  Imperador na Velha República
Carnavalesco:  Pedro Luiz Pinotti
Grupo:  Especial
Classificação:  8º
Pontuação Total:  193,5
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Francisco Ursulino de Alcântara
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  Moisés Santiago
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

IMPERADOR DO IPIRANGA

COMPOSITORES: MOISÉS SANTIAGO/ VICENTINHO/ DJALMA FALCÃO/ JOTA R./ WANDERLEY ALEMÃO

 

NAS ASAS DA LIBERDADE

O FIM DA MONARQUIA ACONTECEU

BAILANDO NA ILHA FISCAL... BRASIL

BRASIL DAVA ADEUS A PORTUGAL... E ASSIM

E ASSIM, A MAÇONARIA CONSEGUIU

EDUCANDO E LIBERANDO

NOSSA PÁTRIA MÃE GENTIL

IMPRENSA, ABOLIÇÃO FATORES DE PRESSÃO

FORAM ELOS DA PROCLAMAÇÃO

A AGRICULTURA SEMPRE PRESENTE

SE FEZ POLÍTICA CAFÉ-COM-LEITE

SÃO PAULO E MINAS, ELEGIAM O PRESIDENTE

 

PADIM CIÇO EM JUAZEIRO, LÍDER NO SERTÃO

POLITIZAVA O CANGACEIRO LAMPEÃO

E ANTONIO CONSELHEIRO, ENFRENTOU A EXPEDIÇÃO

LÁ EM CANUDOS, O SANGUE CORRIA NO CHÃO

 

SE A VIDA IMITA A ARTE

A ARTE É CULTURA

SOU MAIS VOCÊ BRASIL

NOMES QUE FICARAM NA MEMÓRIA

HOJE NESSE PALCO, FAZEM HISTÓRIA

DESSA NAÇÃO

SURGIU ENTÃO

UMA NOVA ERA, UMA REVOLUÇÃO

COM VARGAS UMA NOVA GERAÇÃO

 

RODA BAIANA, NO BATUQUE DO TAMBOR

SOU IPIRANGA, SOU IMPERADOR

BATAM PALMAS, PODEM SORRIR

QUINHENTOS ANOS É FESTA NO ANHEMBI.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

14 de Novembro.

O Império agoniza de maduro.

Espalha-se a notícia que havia sido decretada a prisão de Deodoro e Constant.

A falta notícia leva Deodoro, mais seus irmãos da fiel Maçonaria ao planejamento da execução do ato.

Deodoro entra no ministério da guerra onde encontrava-se o chefe do gabinete, o Visconde de Ouro Preto e o declara deposto: militares e civis se unem sob a chefia do Marechal Deodoro da Fonseca. No dia 15 de novembro de 1889 concretiza-se o golpe. Estava proclamada a República do Brasil. Fica assim instituída a Bandeira Republicana do Brasil. Iniciam-se novos tempos, presidentes militares e civis se alternam. Guerras, revoluções, evolução agrícola, altos e baixos da economia, revoluções artísticas-culturais e revoltas. Junto entretanto, com toda essa ama de acontecimentos, líderes políticos, culturais, cientistas e religiosos se salientavam.

Contudo outras revoluções estavam por vir, nesse país de tantas mudanças e surpresas. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte se unem politicamente, está formada a "Aliança Liberal". Formada a Aliança Liberal, a Velha República tal qual o Império, também agoniza, a deposição de Washington Luis marca o final. Assume a presidência entregue pela Aliança Liberal, Getúlio Vargas, marcando o início de uma nova História do Brasil: A Era Vargas.

DESENVOLVIMENTO DO ENREDO

1ª PARTE

Autoridades Militares e civis revoltadas com o desmando dos cofres públicos em festas como o "Baile da Ilha Fiscal", se juntam com a imprensa e a maçonaria e planejam e executam a Proclamação da República sob o comando de Marechal Deodoro da Fonseca. Razão porque a "Comissão de Frente" simboliza a República toda triunfante nas "Asas da Liberdade".

Ao mesmo tempo que as Baianas ao darem seu axé a República agradecem pela liberdade de culto religioso decretada pela Velha República.

2ª PARTE

Proclamada a República, imigrantes de toda a sorte e países chegam ao Brasil munidos de ideais agrícolas que acabam por tornar viáveis a economia agrícola e comercial brasileira através da "Política Café com Leite". Entretanto não só de bons momentos viveria o início da Velha República. Revoluções e guerras se iniciavam pelo país. O líder político religioso Padre Cícero apoiado por Lampeão tentam ajudar a Antonio Conselheiro todavia a Guerra de Canudos é inevitável e, nem todo misticismo e liderança de Antonio Conselheiro consegue tirar Canudos do sangue que correria pelo chão.

3ª PARTE

Mais uma revolta tornaria a chegar através do movimento dos sargentos da marinha contra os maus tratos e castigos recebido e executado pelos oficiais. Contudo nem tudo eram trevas, novos horizontes trariam uma luz no fim do túnel através de descobertas, melhoria da agricultura e desenvolvimento cultural. Marechal Rondon descobre e torna público espécies tropicais de botânica e torna público a preservação dos animais através da Zoologia. O Instituto Butantã, através de sua fundação mostra para o mundo através de pesquisa a importância das cobras, o perigo das mesmas e até mesmo a criação de vacina, que seria de grande utilidade para a humanidade. A cultura atinge seu momento maior através da importância econômica que atinge os seringais e com esses recursos os coronéis da borracha constrói um monumento à Cultura Nacional construído na Amazônia a beira do Rio Negro: é o majestoso "Teatro Amazonas".

4ª PARTE

As crianças também teriam seu lugar de destaque através da linguagem didática e exuberante do mago do conto infantil Monteiro Lobato, no famoso Sítio do Pica Pau Amarelo. Mais ainda continuaria crescer mais e cada vez mais no desenvolvimento cultural brasileiro através da Velha República. O mestre Rui Barbosa, o famoso Águia de Haia assombra o mundo na conferência da Paz. Mais um movimento preparado por obra e graça que só os gênios são dotados põe em prática a Semana da Arte Moderna de 22, tendo como palco o Teatro Municipal de São Paulo que mostra a todo o povo brasileiro a modernidade avançada para época, da nossa pintura, da nossa escultura, da nossa literatura e da nossa música, num maior exemplo de que se "A vida imita a arte, a arte é cultura, sou mais você Brasil".

5ª PARTE

Na continuidade do desenvolvimento musical e político da Velha República, três fatores marcaram a época de 1930. A criação do Corso nas avenidas principais com a sociedade desfilando em carro aberto, marcava o início de um tipo de carnaval de rua. Na música tida como carnavalesca para salão, Carmem Miranda com seu Bando da Luz, tornava público a marcha: "Taí Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim", que se tornaria o Hino insubstituível dos bailes de carnaval de salão. Entretanto, como diz o ditado renovar ou morrer, baseado nisso 07 estados brasileiros se unem, formando uma aliança política elegem "Getúlio Vargas" presidente do Brasil.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.E.S IMPERADOR DO IPIRANGA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados