BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.A.B.E.S. TRADIÇÃO ALBERTINENSE - CARNAVAL 2003
Enredo: Tô Loucomotivado de Emoção: Sou Albertinense, Sou a Tradição

O Grêmio Recreativo
Autor:

 

O TREM DA CANTAREIRA (TRAMWAY DA CANTAREIRA)

No dia 25 de julho de 1877, na antiga Rua de São José, atual Rua Líbero Badaró, um grupo de cavalheiros reuniu-se e resolveram formar uma companhia voltada a proporcionar um grande melhoramento no sistema de abastecimento de água e de fluxo de esgoto da cidade de São Paulo. Nascia a Companhia Cantareira de Água e Esgotos. Em 1877 a palavra “cantareira” significava local onde se faz Abastecimento de cântaros ou uma fonte com reservatório de água.

O QUE ERA UM TRAMWAY?

Era um meio de transporte sobre trilhos, cuja a tração era feita pelas locomotivas do tipo “maria-fumaça”, com a característica de começar e terminar dentro do mesmo município.

DOMINGO NA SERRA!

Criado com  intuito de transporte de cargas, passou a transportar passageiros, atendendo aos pedidos da população, que nos finais de semana, partia para passeios até o Horto Florestas, e principalmente para o Parque Serra da Cantareira, com ar puro, água fresca, cristalina e abundante. Eram comuns os piqueniques no Parque da Cantareira, como programas dominicais, sendo que, no retorno do Trem para a “cidade”, os passageiros entoavam cantigas da época. Políticos, militares renomados e outras figuras importantes da época fizeram o trajeto do trenzinho rumo a Serra. Relata-se que inúmeros namoros e romances tiveram início nos bancos do trem...

FAGULHAS!

O Trem da Cantareira passou a ser, durante os dias úteis, o meio de transporte da população que residia distante do centro da cidade e necessitava chegar ao trabalho. O operariado lotava as composições, que, por rodar sobre uma bitola estreitíssima (60 cm, daí a denominação trenzinho) saía dos trilhos com facilidade. Constantemente as fagulhas das locomotivas queimavam e furavam os chapéus e os paletós dos passageiros! Os moradores da Zona Norte, em especial do Tremembé, eram reconhecidos pelos furinhos nas roupas e chapéus. Em 1942 a Cia. Sorocabana de Estradas de Ferro adquiriu o Tramway da Cantareira, substituindo a bitola para 1050 mm, e implantando locomotivas movidas a óleo diesel.

ESTAÇÕES DO RAMAL CANTAREIRA

O ramal da Cantareira funcionou até 1964 e tinha as seguintes estações: Tamanduateí, Areal, Santana, Mandaqui, Invernada, Tremembé, Parque Modelo, Parada Pinto, Pedra Branca, Horto Florestal, Parada Sete, Parada Viana, Parada Santa e Estação Cantareira.

PONTUALIDADE

Uma característica marcante do Trem da Cantareira era sua pontualidade. De acordo com os relatos dos antigos usuários do ramal, os trens partiam, impreterivelmente, nos horários determinados. Atrasos eram raríssimos.

CUIDADO COM OS POSTES!

Aos domingos os trens voltavam lotados do Parque da Cantareira, que era a última estação. No trajeto da linha, os postes ficavam muito rentes e eram comuns os acidentes com os passageiros que estavam pendurados na composição. Batiam a cabeça nos postes ou quebravam o braço ao acenar para alguém que foi avistado.

SABÃO NOS TRILHOS!

A garotada aprontava! Passavam sabão nos trilhos para que o trem patinasse, principalmente no Largo do Tremembé. Então, o maquinista tomava espaço e arrancava “a todo vapor” para ultrapassar a área de patinação. Era muita fumaça lançada ao ar...

TRAMWAY OU TRAMVAI?

O termo “tramvai” é utilizado até os dias de hoje pelos moradores das regiões que o Trem da Cantareira serviu. O termo passou a ser folclórico e é aceito em substituição ao termo em inglês.

AGRICULTURA E CRESCIMENTO

Os pequenos agricultores que residiam no extremo Norte da cidade (Tremembé, Vila Rosa, Cantareira, Vila Albertina) utilizavam o Trem da Cantareira para seguir até o centro da cidade e lá vender sua produção louro, mamão, alecrim e uma variedade de frutas e verduras. Os bairros e o comércio cresceram ao longo das linhas do Trem, onde viam-se pedreiras, campinhos de futebol, que paravam os jogos para o trem passar. Até os macacos eram avistados!

FIM DA LINHA

Entre 1964 e 1965 o Trem da Cantareira era desativado e substituído pelas linhas de ônibus e já era espreitado pelas revolucionárias linhas de metrô.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados