::.. CARNAVAL 2003 - G.R.C.A.B.E.S. TRADIÇÃO ALBERTINENSE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  02/03/2003
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Tô Loucomotivado de Emoção: Sou Albertinense, Sou a Tradição
Carnavalesco:  Marcelo
Grupo:  Avaliação
Classificação:  3º
Pontuação Total:  94,5
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  não consta
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Rinaldo Lopes
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Henrique
Intérprete:  Betinho, Hélio e Ronaldo
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Laércio
Porta-bandeira:  Suzana
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Compositores
Compositores: ANDERSON SÓCRATES/ RODRIGO/ SERGINHO/ LEANDRO

 

EU VOU ANDAR DE TREM!!!

NESSA PARADA A BATERIA E EMOÇÃO

AMOR NO VAI E VEM

VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO É TRADIÇÃO

SURGIU, DOS CANTAROS A SUA CRIAÇÃO

UMA ODISSÉIA TRIUNFANTE EMINENTE E VISLUMBRANTE

DO TRILHO VEIO A DENOMINAÇÃO

OPERÁRIOS, NOVOS MORADORES

SITIANTES, MERCADORES

VIAGENS DE RECREAÇÃO

COM A VELHA MARIA FUMAÇA

A GAROTADA APRONTAVA

PASSANDO NO TRILHO SABÃO

ENTOANDO UMA LINDA CANÇÃO

AVISTEI MEU AMOR NA ESTAÇÃO, LARAIA

FIGURAS ILUSTRES DA HISTÓRIA

VIAGEM NO ROL DA FERROVIA

LOURO, MAMÃO E ALECRIM

NO MERCADO CENTRAL

ERA O QUE EU VENDIA

 

QUE SAUDADE EU SINTO DE VOCÊ

HOJE TRAGO EM MEU CORAÇÃO

SEU TRAJETO QUERO REFAZER

PELO ENREDO DESSA CANÇÃO, LARAIA

 

O “TRAN-VAI” FICAR NA MEMÓRIA, ÔÔÔ

TAMBÉM EM NOSSOS CORAÇÕES, ÔÔÔÔ

DEVEMOS PRESERVAR A CANTAREIRA

SE QUEREMOS VÊ-LA INTEIRA

 

TO “LOUCOMOTIVADO” DE EMOÇÕES

SOU ALBERTINENSE, SOU A TRADIÇÃO!!!

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

O TREM DA CANTAREIRA (TRAMWAY DA CANTAREIRA)

No dia 25 de julho de 1877, na antiga Rua de São José, atual Rua Líbero Badaró, um grupo de cavalheiros reuniu-se e resolveram formar uma companhia voltada a proporcionar um grande melhoramento no sistema de abastecimento de água e de fluxo de esgoto da cidade de São Paulo. Nascia a Companhia Cantareira de Água e Esgotos. Em 1877 a palavra “cantareira” significava local onde se faz Abastecimento de cântaros ou uma fonte com reservatório de água.

O QUE ERA UM TRAMWAY?

Era um meio de transporte sobre trilhos, cuja a tração era feita pelas locomotivas do tipo “maria-fumaça”, com a característica de começar e terminar dentro do mesmo município.

DOMINGO NA SERRA!

Criado com  intuito de transporte de cargas, passou a transportar passageiros, atendendo aos pedidos da população, que nos finais de semana, partia para passeios até o Horto Florestas, e principalmente para o Parque Serra da Cantareira, com ar puro, água fresca, cristalina e abundante. Eram comuns os piqueniques no Parque da Cantareira, como programas dominicais, sendo que, no retorno do Trem para a “cidade”, os passageiros entoavam cantigas da época. Políticos, militares renomados e outras figuras importantes da época fizeram o trajeto do trenzinho rumo a Serra. Relata-se que inúmeros namoros e romances tiveram início nos bancos do trem...

FAGULHAS!

O Trem da Cantareira passou a ser, durante os dias úteis, o meio de transporte da população que residia distante do centro da cidade e necessitava chegar ao trabalho. O operariado lotava as composições, que, por rodar sobre uma bitola estreitíssima (60 cm, daí a denominação trenzinho) saía dos trilhos com facilidade. Constantemente as fagulhas das locomotivas queimavam e furavam os chapéus e os paletós dos passageiros! Os moradores da Zona Norte, em especial do Tremembé, eram reconhecidos pelos furinhos nas roupas e chapéus. Em 1942 a Cia. Sorocabana de Estradas de Ferro adquiriu o Tramway da Cantareira, substituindo a bitola para 1050 mm, e implantando locomotivas movidas a óleo diesel.

ESTAÇÕES DO RAMAL CANTAREIRA

O ramal da Cantareira funcionou até 1964 e tinha as seguintes estações: Tamanduateí, Areal, Santana, Mandaqui, Invernada, Tremembé, Parque Modelo, Parada Pinto, Pedra Branca, Horto Florestal, Parada Sete, Parada Viana, Parada Santa e Estação Cantareira.

PONTUALIDADE

Uma característica marcante do Trem da Cantareira era sua pontualidade. De acordo com os relatos dos antigos usuários do ramal, os trens partiam, impreterivelmente, nos horários determinados. Atrasos eram raríssimos.

CUIDADO COM OS POSTES!

Aos domingos os trens voltavam lotados do Parque da Cantareira, que era a última estação. No trajeto da linha, os postes ficavam muito rentes e eram comuns os acidentes com os passageiros que estavam pendurados na composição. Batiam a cabeça nos postes ou quebravam o braço ao acenar para alguém que foi avistado.

SABÃO NOS TRILHOS!

A garotada aprontava! Passavam sabão nos trilhos para que o trem patinasse, principalmente no Largo do Tremembé. Então, o maquinista tomava espaço e arrancava “a todo vapor” para ultrapassar a área de patinação. Era muita fumaça lançada ao ar...

TRAMWAY OU TRAMVAI?

O termo “tramvai” é utilizado até os dias de hoje pelos moradores das regiões que o Trem da Cantareira serviu. O termo passou a ser folclórico e é aceito em substituição ao termo em inglês.

AGRICULTURA E CRESCIMENTO

Os pequenos agricultores que residiam no extremo Norte da cidade (Tremembé, Vila Rosa, Cantareira, Vila Albertina) utilizavam o Trem da Cantareira para seguir até o centro da cidade e lá vender sua produção louro, mamão, alecrim e uma variedade de frutas e verduras. Os bairros e o comércio cresceram ao longo das linhas do Trem, onde viam-se pedreiras, campinhos de futebol, que paravam os jogos para o trem passar. Até os macacos eram avistados!

FIM DA LINHA

Entre 1964 e 1965 o Trem da Cantareira era desativado e substituído pelas linhas de ônibus e já era espreitado pelas revolucionárias linhas de metrô.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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