BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.E.S.M.A. SAI DA FRENTE - CARNAVAL 2000
Enredo: Deuses da Natureza

O Grêmio Recreativo
Autora: Maria Luiza

 

Depois da luta pela posse da terra, o apaziguamento promovido por Xangô e as bênçãos emanadas por Nanã, vem a chuva redentora para lavar e purificar a terra, livrando do mal estar provocado por Ogum.

No encontro mágico da chuva (que é prata) com o sol, que nunca se esconde (que é ouro) nasce Ewá, o arco-íris iluminando e colorindo os quatro cantos do novo país e abençoando a miscigenação e o povo que dele vivia.

Ogun, na antítese de sua personalidade, nesta hora dócil, vai protegendo e acalentando o deu menino, para que o mal, não o alcance, dispensando-o dos caminhos que levam a redenção e as pedras mágicas (os ifás) que promovem as adivinhações e prevêem um futuro grandioso para a terra nascente, com fartura, prosperidade, e ausência de catástrofes, guerras, tempestades e derramamento de sangue em vão.

É um novo continente menino a abrigar os deuses quase humanos, e os sacerdotes consultam os ifás para que não se reproduzam na terra nova, os desacertos e agruras da Mãe África, onde irmãos se batem e lutam, escravizando-se, espalhando a fome, a miséria e as doenças, lá onde Omulu agora reina soberano, não há mais lugar para festas, vinhos e alegrias e por isto torna-se necessário a imigração, a mudança e a tomada de posse da floresta brasileira.

O país tropical, tão malandro e varonil, foi assim povoado com os descendentes dos deuses vindos da África e como tal herdar suas características, manias e deficiências: a cólera infantil de Ogum, a doçura maternal de Oxum, a molecagem de Exu, a gentileza serena de Nanã, a sensualidade de Iansã, a arrogância desbravadora de Oxóssi, a credulidade dos Ibegi e o dom justiceiro de Xangô.

Juntando-se a luxúria dos africanos, a castidade dos santos europeus e o ritual pagão dos índios, nasceu o Brasil, que quinhentos anos após a chegada dos deuses da natureza, ainda procura uma identidade que consiga aglutinar as três etnias e formar uma única.

Enquanto faz esta trilha em direção ao futuro, o país menino é observado e abençoado por um grande Oxalifã (Oxalá Velho).

Dentro desta síntese da chegada dos deuses da natureza é possível e viável economicamente uma revisão dos 500 anos não pela ótica do opressor ou do oprimido e sim, pela análise fantástica de deuses imigrantes, indígenas europeus.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados