INTRODUÇÃO
Gente de todo o mundo
fala que o samba brasileiro tem uma magia capaz de envolver milhares de
pessoas em todos os cantos do planeta Terra.
Então vamos dar
exemplos do samba, como todos os carnavalescos falam que o samba vem de
berço. Então nós do Itaim concordamos. O samba veio do berço da Mãe
África para o Brasil, foram os negros vindos da África que aqui chegaram
com os seus ritmos frenéticos, que acabaram conquistando o nosso povo,
que logo fundiu o ritmo Afro com o ritmo Tupi, gerando assim o samba.
Que deram assim
sequência festivas e religiosa, no começo o samba serviu apenas para que
os negros seguissem assim os cortejos religiosos. Foi a partir da guerra
do Paraguai que se introduziu no Brasil o atual Carnaval.
Antigamente era chamado
de entrudo, festa de origem européia e depois veio o Zé Pereira que era
um grupo de foliões que saiam as ruas com bumbos e tambores africanos,
fazendo grande barulho depois das 22:00 horas de sábado.
Com o tempo o entrudo e
o Zé Pereira foi proibido em algumas cidade. Os poderosos pretendiam
transformar a festa de influência negra em uma festa de comemoração de
elite.
Então foi criado o
Corso. O Corso ficou famoso em todo o Brasil, que era um enorme desfile
de carros, dos grandes Barões de Café.
O negros não desistiram
de tentarem festejar o carnaval como uma festa de influência negra. E
assim a maior festa do carnaval carioca, as Escolas de Samba. Surgiram
depois de vários grupos de negros que se organizavam em cordões e
desciam o morro cantando e dançando nas ruas e foi assim até 1928,
quando foi idealizada a primeira escola de samba do Brasil e isto se deu
no bairro do Estácio, era uma grande força reunida: compositores
instrumentistas e dançarmos que vieram as ruas com as mulheres, saiam
vestidas de baianas, os homens com roupas coloridas de origem africana e
alguns de camisa listrada e calças brancas e chapéu de palha.
Foi a partir de 1950
que surgiu mais escolas e houve a necessidade de haver organizações como
sociedades civis com sede e regulamentos.
1ª PARTE - O BERÇO DO
SAMBA
Como dizem que o samba
é de berço nos carnavais atuais constatamos que o samba tem um efeito
mágico desde cedo. Todas as crianças em contato com o samba, se tornam
mais ativas e com maior mobilidade corporal aprendendo a dominar todos
os movimentos musculares. Efeito este constatado por diversos médicos
especializados em crianças.
Estas crianças são
muito mais importantes para manter o espírito do samba.
2ª PARTE - O SAMBA
MARGINAL
O samba sempre foi
marginalizado pela elite, no consenso dos tempos os sambistas eram
perseguidos, como marginais eram tachados de vagabundos e desocupados.
Um preconceito da elite
devido a eles quererem elitizar o carnaval. O que eles não esperavam,
era contarem com a magia que o samba exerce sobre as pessoas, então a
elite foi rendida pela magia que há no samba, e foi assim que ainda nos
anos 50 alguns membros da era imperialista assumiram o samba.
E nos anos 70, a
perseguição aos sambistas continuou, mas o samba sempre envolvente
sempre faz com que estes preconceituosos caíssem em contradições, sempre
que encontram uma roda de sambistas fazendo surgir a magia do samba,
eles logo começam bater o pezinho ou então sacolejar os seus corpos
duros, sem ritmo.
3ª PARTE - O SAMBA
PEDE PASSAGEM
Ainda nos anos 70 foram
criados vários regulamentos para as escolas, foram regulamentadas e
criados pela elite, que depois de várias perseguições sem sucesso, então
a elite resolveu atuar no samba, então foram criados enredo, depois a
comissão de frente, a seguir as alas juntamente com mestre sala e porta
bandeira, então o abre alas passou a ser obrigatório, que poderia ser
uma tabuleta ou faixa que "saúda o povo e pede passagem".
Sendo seguido pela
diretoria todos com roupas iguais, logo após vem as alas compostas pelas
mulheres, chamadas de pastoras, sambando em um ritmo frenético fazendo o
povo vibrar, seguido de uma ala fantasiada fazendo o coro musical do
samba.
E logo surge a bateria
de instrumentos de percussão, fazendo o ritmo do samba, fazendo com que
todas as pessoas pulem e se agitem e se envolvam no ritmo mágico do
samba.
4ª PARTE - SAMBA
MISCIGENADO
A partir dos anos 80 o
samba pode se dizer que atingiu a maioridade. E com o passar do tempo o
samba ganhou muitos adeptos de várias raças e cores o que tornou o samba
miscigenado, e com isto, todas as escolas foram crescendo com uma
rapidez inacreditável, onde os carnavais antigos eram feitos com os
materiais mais simples, e só os negros e pobres participavam. E hoje
todas as escolas de samba vem utilizando os novos materiais sintéticos,
o que modernizou muito o samba em todos os aspectos. Desde alas até os
grandes carros alegóricos com seus destaques luxuosos.
5ª PARTE - O SAMBA NO
FUTURO
O samba veio
acompanhando a evolução do tempo, e atingiu a mídia o que foi de muita
importância para o samba o que obrigou todas as escolas a criar uma
estrutura especializada em todos os aspectos.
Desde os enredos até os
profissionais, que fazem do carnaval o maior espetáculo da Terra, onde
atingiu os mais diversos pontos da terra, o que foi de muita importância
para a nossa terra, tornando assim o Brasil mais amado pelos mais
diversos povos e também serviu para apagar a imagem do samba marginal,
reforçou a tese de que o samba contém uma magia.
6ª PARTE - O SAMBA NO
ESPAÇO
O samba brasileiro
neste final de milênio, atingiu as alturas em todos os aspectos. O samba
modernizou-se, os desfiles das escolas de samba chegou às alturas com
seus carros alegóricos pomposos e enormes, as fantasias ganharam um luxo
futurístico devido aos materiais carnavalescos sintéticos.
Quando nós falamos que
o samba ganhou as alturas mais não só na avenida e sim no espaço com os
satélites transmitindo a imagem do samba para todo o planeta Terra
levando a magia do samba aos mais diversos povos da terra, que passaram
a desejar o nosso samba.
O samba evoluiu a ponto de conquistar
outro planeta, a pouco tempo atrás a NASA mandou para o planeta Marte um
robô exploratório com um despertador incomum. Todos os dias o robozinho
era acordado com o ritmo de samba; samba este da compositora Beth
Carvalho com o título "Ô Coisinha Bonitinha do Pai", e este fato mostrou
ao mundo.
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