::.. CARNAVAL 1999 - G.R.C.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DO ITAIM................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  6
Enredo:  A Magia do Samba
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3 - Leste
Classificação:  1º
Pontuação Total:  99,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: MAURO PIRATA/ JOÃO DO MASSÚ

 

ALÔ BATERIA, BALANÇA

AO REPICAR DOS TAMBORINS

CANTANDO A MAGIA DO SAMBA EU VOU

SOU ESTAÇÃO PRIMEIRA DO ITAIM

 

MEU SAMBA É DE BERÇO

É PURA RAIZ

TEM JEITO CRIANÇA

CRIANÇA FELIZ

PERPETUADO PELOS TEMPOS

QUEBRANDO TODOS PRECONCEITOS

ELITIZAR PRA QUÊ?

SE O SAMBA SEMPRE TEVE ENDEREÇO

NO CORAÇÃO DO POVO

O SAMBA PEDE PASSAGEM DE NOVO

 

 

É BRANCO, É ÍNDIO, É NEGRO DE FÉ

O SAMBA É MISCIGENAÇÃO, AXÉ

GIRANDO BAIANA, MORENA FACEIRA

NESTA FOLIA EU CAIO A NOITE INTEIRA

 

A EVOLUÇÃO

BOTOU A CARA NA AVENIDA

HOJE O SAMBA É PROFISSIONAL

GRANDEZA DO CARNAVAL

VEM COMIGO AMOR (MEU AMOR)

EU HOJE TO QUE TO (TO QUE TO)

É NOVA ERA

NESSA ONDA EU VOU

 

Ô COISINHA

TÃO BONITINHA DO PAI

MARCIANO SAMBOU E NÃO ESQUECE MAIS.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

Gente de todo o mundo fala que o samba brasileiro tem uma magia capaz de envolver milhares de pessoas em todos os cantos do planeta Terra.

Então vamos dar exemplos do samba, como todos os carnavalescos falam que o samba vem de berço. Então nós do Itaim concordamos. O samba veio do berço da Mãe África para o Brasil, foram os negros vindos da África que aqui chegaram com os seus ritmos frenéticos, que acabaram conquistando o nosso povo, que logo fundiu o ritmo Afro com o ritmo Tupi, gerando assim o samba.

Que deram assim sequência festivas e religiosa, no começo o samba serviu apenas para que os negros seguissem assim os cortejos religiosos. Foi a partir da guerra do Paraguai que se introduziu no Brasil o atual Carnaval.

Antigamente era chamado de entrudo, festa de origem européia e depois veio o Zé Pereira que era um grupo de foliões que saiam as ruas com bumbos e tambores africanos, fazendo grande barulho depois das 22:00 horas de sábado.

Com o tempo o entrudo e o Zé Pereira foi proibido em algumas cidade. Os poderosos pretendiam transformar a festa de influência negra em uma festa de comemoração de elite.

Então foi criado o Corso. O Corso ficou famoso em todo o Brasil, que era um enorme desfile de carros, dos grandes Barões de Café.

O negros não desistiram de tentarem festejar o carnaval como uma festa de influência negra. E assim a maior festa do carnaval carioca, as Escolas de Samba. Surgiram depois de vários grupos de negros que se organizavam em cordões e desciam o morro cantando e dançando nas ruas e foi assim até 1928, quando foi idealizada a primeira escola de samba do Brasil e isto se deu no bairro do Estácio, era uma grande força reunida: compositores instrumentistas e dançarmos que vieram as ruas com as mulheres, saiam vestidas de baianas, os homens com roupas coloridas de origem africana e alguns de camisa listrada e calças brancas e chapéu de palha.

Foi a partir de 1950 que surgiu mais escolas e houve a necessidade de haver organizações como sociedades civis com sede e regulamentos.

1ª PARTE - O BERÇO DO SAMBA

Como dizem que o samba é de berço nos carnavais atuais constatamos que o samba tem um efeito mágico desde cedo. Todas as crianças em contato com o samba, se tornam mais ativas e com maior mobilidade corporal aprendendo a dominar todos os movimentos musculares. Efeito este constatado por diversos médicos especializados em crianças.

Estas crianças são muito mais importantes para manter o espírito do samba.

2ª PARTE - O SAMBA MARGINAL

O samba sempre foi marginalizado pela elite, no consenso dos tempos os sambistas eram perseguidos, como marginais eram tachados de vagabundos e desocupados.

Um preconceito da elite devido a eles quererem elitizar o carnaval. O que eles não esperavam, era contarem com a magia que o samba exerce sobre as pessoas, então a elite foi rendida pela magia que há no samba, e foi assim que ainda nos anos 50 alguns membros da era imperialista assumiram o samba.

E nos anos 70, a perseguição aos sambistas continuou, mas o samba sempre envolvente sempre faz com que estes preconceituosos caíssem em contradições, sempre que encontram uma roda de sambistas fazendo surgir a magia do samba, eles logo começam bater o pezinho ou então sacolejar os seus corpos duros, sem ritmo.

3ª PARTE - O SAMBA PEDE PASSAGEM

Ainda nos anos 70 foram criados vários regulamentos para as escolas, foram regulamentadas e criados pela elite, que depois de várias perseguições sem sucesso, então a elite resolveu atuar no samba, então foram criados enredo, depois a comissão de frente, a seguir as alas juntamente com mestre sala e porta bandeira, então o abre alas passou a ser obrigatório, que poderia ser uma tabuleta ou faixa que "saúda o povo e pede passagem".

Sendo seguido pela diretoria todos com roupas iguais, logo após vem as alas compostas pelas mulheres, chamadas de pastoras, sambando em um ritmo frenético fazendo o povo vibrar, seguido de uma ala fantasiada fazendo o coro musical do samba.

E logo surge a bateria de instrumentos de percussão, fazendo o ritmo do samba, fazendo com que todas as pessoas pulem e se agitem e se envolvam no ritmo mágico do samba.

4ª PARTE - SAMBA MISCIGENADO

A partir dos anos 80 o samba pode se dizer que atingiu a maioridade. E com o passar do tempo o samba ganhou muitos adeptos de várias raças e cores o que tornou o samba miscigenado, e com isto, todas as escolas foram crescendo com uma rapidez inacreditável, onde os carnavais antigos eram feitos com os materiais mais simples, e só os negros e pobres participavam. E hoje todas as escolas de samba vem utilizando os novos materiais sintéticos, o que modernizou muito o samba em todos os aspectos. Desde alas até os grandes carros alegóricos com seus destaques luxuosos.

5ª PARTE - O SAMBA NO FUTURO

O samba veio acompanhando a evolução do tempo, e atingiu a mídia o que foi de muita importância para o samba o que obrigou todas as escolas a criar uma estrutura especializada em todos os aspectos.

Desde os enredos até os profissionais, que fazem do carnaval o maior espetáculo da Terra, onde atingiu os mais diversos pontos da terra, o que foi de muita importância para a nossa terra, tornando assim o Brasil mais amado pelos mais diversos povos e também serviu para apagar a imagem do samba marginal, reforçou a tese de que o samba contém uma magia.

6ª PARTE - O SAMBA NO ESPAÇO

O samba brasileiro neste final de milênio, atingiu as alturas em todos os aspectos. O samba modernizou-se, os desfiles das escolas de samba chegou às alturas com seus carros alegóricos pomposos e enormes, as fantasias ganharam um luxo futurístico devido aos materiais carnavalescos sintéticos.

Quando nós falamos que o samba ganhou as alturas mais não só na avenida e sim no espaço com os satélites transmitindo a imagem do samba para todo o planeta Terra levando a magia do samba aos mais diversos povos da terra, que passaram a desejar o nosso samba.

O samba evoluiu a ponto de conquistar outro planeta, a pouco tempo atrás a NASA mandou para o planeta Marte um robô exploratório com um despertador incomum. Todos os dias o robozinho era acordado com o ritmo de samba; samba este da compositora Beth Carvalho com o título "Ô Coisinha Bonitinha do Pai", e este fato mostrou ao mundo.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. ESTAÇÃO PRIMEIRA DO ITAIM
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados