BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE SÃO LUCAS - CARNAVAL 2019
Enredo: Viva Lobato! Viva o Sítio do Pica-pau Amarelo!

O Grêmio Recreativo
Autor: Comissão de Carnaval

INTRODUÇÃO

Falar da história da literatura infantil no Brasil é o mesmo que falar em Monteiro Lobato. Pois ele foi o primeiro a escrever para as crianças e até hoje suas histórias encantam o público infantil. Estão vivas através de livros, seriados eagora no Carnaval!

O Sítio do Pica Pau Amarelo é o maior emais famoso sonho de Monteiro Lobato. Um lugar de magia, onde tudo se mistura e tudo faz sentido.

"Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo...
...Rios de prata pirata, zoo sideral na mata, universo paralelo...
... No país da fantasia, num estado de euforia, cidade polichinelo
Sítio do Pica Pau Amrelo".

Então viva, sinta e volte a ser criança com a São Lucas e o Sítio do Pica Pau Amarelo.

COM A FORÇA DA IMAGINAÇÃO, A HISTÓRIA GANHA VIDA!

"Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo.
Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira.
Mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum".
(Monteiro Lobato)

Por isso, vem ser criança com a São Lucas em um lugar de magia e ver o "faz de conta" genial. 

A fantástica história de Lobato começa em um grande Sítio aparentemente comum, mas é fascinante em seus personagens. E quem vem nos dar as boas-vindas nessa viagem é Emília. Uma boneca de pano tagarela, criada de retalhos de saia e melhor amiga de Narizinho.

"Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O Sol nascente é tão belo"

A Narizinho é uma menina doce, de nariz arrebitado e moradora do Sítio. Adora jabuticaba, inventa reinações e entra na folia com seus companheiros: Pedrinho, Emília e Visconde.

"Narizinho, Narizinho
Sonha, sonha com os amigos
Uma fada brasileira
De agrados e castigos"

Pedrinh oé um menino que mora na cidade, primo de Narizinho e adora passar suas férias com os amigos do Sítio. É muito corajoso e diz não ter medo de (quase) nada, só de vespa. Um sonhador aventureiro e amigo inseparável do Visconde de Sabugosa!

"Ele viajava
Era trem, submarino, avião, vapor
Lá onde queria ir, porque era um sonhador"

Visconde de Sabugosa é um boneco feito de sabugo de milho que Visconde se tornou, cuja a sabedoria foi obtida através dos livros da estante do Sítio. Nas aventuras de Pedrinho, sempre é escolhido para as missões mais perigosas, pelo fato de ser "consertável".

Olha lá no quintal, tem um burro enorme conversando com a turma. Mas não se assuste, é o Conselheiro ou Burro Falante (Que de burro não tem nada). Ele sempre dá conselhos às crianças e é um dos guardiões desse sítio diferente.

O REINO DAS ÁGUAS CLARAS

Aqui no Sítio, a magia vai além da porteira. Até debaixo d'àgua existe vida. E não são apenas peixinhos ou cavalos marinhos... É o Reino das Águas Claras!

"Vem de lá, trouxe a mais bela pérola do mar
Para te coroar! Vem de lá, pela floresta de algas pude andar
Nem sei como eu vou contar
Lá no Reino das Águas Claras
Mágico mundo de jóias raras
Meu passeio mais bonito
Tantos cardumes, que maravilha
Dançando juntos, como quadrilha
Onde as cores não tem fim"

Como todos os reinos, lá também tem um rei e ele atende por Príncipe Escamado. Após a visita de Narizinho ao reino, o príncip apaixonou-se por ela. Vocês acreditam que até fizeram um vestido de casamento para ela? Quem ficou encarregada da encomenda foi a Dona Aranha. Ela é costureira do Reino das Águas Claras e ficou conhecida por produzir os vestidos das princesas dos contos infantis. Segundo Dr. Caramujo, médico do reino e responsável por dar as Pílulas Falantes para Emília, o Príncipe Escamado teve um caso sério de "Narizinho Arribitadite". E a única cura para isso, seria ele se casar com Narizinho.

O Sol já está se escondendo. Vamos voltar lá para o Sítio, que a Tia Nastácia deve estar terminando de fazer seus maravilhosos bolinhos de chuva.... Tia Anastácia é uma cozinheira de mão cheia. Seus famosos bolinhos dão o sabor ao Sítio do Pica Pau Amarelo. Além de grande cozinheira, foi pelas mãos de Tia Nastácia que a boneca Emília surgiu. Tia Nastácia vive querendo colocar o leitão Rabicó na panela, mas ele sempre consegue escapar.

"Sinha Nastácia que conta história
Sinha Nastácia sabe agradar
Sinha Nastácia que quando nina
Acaba por cochillar
Sinha Nastácia vai murmurando
Estórias para ninar"

E quem é esse tal de Rabicó que vive fugindo da panela da Tia Nastácia? Ele é um leitão que tem só um toquinho de rabo. Por isso, recebeu seu nome de Marquês de Rabicó. Ele vive sendo expulso a vassouradas da cozinha da Tia Nastácia, pois sempre tenta pegar algum petisco sem autorização.

"Come tudo que vê o ilustre marquês
Fugiu da panela e com que rapidez
Arreda glutão, te cuida bobão
Que a Tia Nastácia te pega outra vez".

É hora da história! Dona Benta é a dona do Sítio, avó de Narizinho e Pedrinho e apaixonada por livros. Sempre que pode, ela conta suas histórias e nos alerta para os perigos lá na mata.

"Que pessoa é essa que fazedo as contas
Que contando os pontos, faz um lindo bordado"

Morador e ajudante do Sítio, logo vemos por ali o Tio Barnabé! Sempre disposto a ajudar nas tarefas do Sítio, ele é um sábio preto velho e vive fumando seu cachimbo por onde quer que vá. Ele sabe tudo sobre a floresta, folclore, e principalmente, sabe tudo sobre como pegar saci!

"Tio Barnabé fumando seu cachimbo
Ele é o nosso preto velho, o nosso preto velho
Tio Barnabé se zanga com o Saci Pererê quando ele prega peça
Sabe tudo da floresta, coisa ruim e festa
Conta causos pras crianças que vão além da lembrança"

No meio da floresta, de carapuça vermelho, pulando pra lá e pra cá numa perna só. Ele é o Saci Pererê! Alegre e inteligente, está sempre pronto para aprontar com a turma do sítio.

Do nosso folclore, floresce o imaginário de Lobato... Assim surge a Cuca em nossa história... A Cuca é uma bruxa com cara e corpo de jacaré, vive em uma gruta e planejando como invadir o Sítio.

"Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
E pega daqui e pega de lá"

Agitada a vida no Sítio, não é mesmo? Mas já está ficando tarde, vamos nos despedindo, está chegando a hora de fechar a porteira. Mas antes de irmos, precisamos falar um pouquinho mais sobre quem é o responsável por esse mundo mágico existir. Ele é Monteiro Lobato! Um grande escritor!

Falar da história da literatura infantil no Brasil é o mesmo que falar em Monteiro Lobato. Pois ele foi o primeiro a escrever para crianças e até hoje suas histórias encantam o público infantil, estando ainda vivas, através de livros, seriados de televisão e agora no Caranval!

Lobato seguia uma linha didática inteligente, e por meio de fabulações, educava e incentivava as crianças o gosto pela leitura. Além de transmitir mensagens positivas através das suas histórias. E um de seus sonhos mais geniais foi o Sítio do Pica Pau Amarelo e seus personagens tão famosos.

Nesse ano, faz 70 anos que Lobato nos deixou... Mas o seu legado é eterno! 

Então viva, sinta e volte a ser criança com a São Lucas e o Sítio do Pica Pau Amarelo em um sonho sem ponto final.

Aplausos para o gênio imortal. Viva Lobato, Viva o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados