BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.C.S.E.S. UNIDOS DE SÃO LUCAS - CARNAVAL 2018
Enredo: Da Vila de Paranapiacaba ao polo petroquimico. Santo André engrenagem do samba!

O Grêmio Recreativo
Autor: Diego Tadeu

"Sou eu!!! que sou tão bela como as noites de luar, levando a bandeira do samba por onde eu passar...". E com essa missão, cantada diversas vezes pelo seu hino, que a Agreemiação Unidos de São Lucas, desembarca na cidade de Santo André, para hastear, em forma de homenagem, a bandeira do samba no lugar mais importante, no coração do seu povo.

Santo André é um dos 645 Municípios pertencentes ao Estado de São paulo, situada na região conhecida como Grande ABC. Sua fundação começou a dar os primeiros passos, com a chegada de João Ramalho. Um português que logo que chegou ao Brasil, apaixonou-se pela cultura indígena, principalmente pelas índias da tribo dos Guaianazes, chegando até mesmo casar-se com a filha do Cacique Tibiriçá, chamada Bartira. No convívio com os índios, passou a ter grande influência na tribo e portanto conseguiu estreitar a relação entre índios e portugueses. No ano de 1553, obteve a autorização para fundar a Vila de Santo André da Borda do Campo, passando a governá-la, cinco anos mais tarde. A cidade só começou a se chamar Santo André, séculos depois com a criação do distrito que foi fundado ao redor da linha férrea. A ferrovia trouxe o progresso, pois, foi construída com o intuito de transportar o café, de maneira mais rápida, para o Porto de Santos. Como a plantação cafeeira tomou grande parte do interior do Estado de São Paulo, levava-se muito tempo, transportar para o litoral, onde era despachado para outros países.

Uma construção dessa magnitude ocasionou um grande impacto na fauna e flora nativa, e de certa maneira na vida dos índios. Enormes clareiras foram abertas, dando início à extinção da Mata Atlântica. Hoje na região só se manteve preservada cerca de 30% da mata.

A economia do Município deu partida com a associação de dois fatores, a primeira foi chegada dos imigrantes, principalmente vindos da Europa, e por sua geografia, uma área extensa e plana, além de estar próximo ao porto. Razões que propiciaram que Santo André se tornasse um grande centro da industrialização do Brasil, capaz de atrair para suas terras, o primeiro polo petroquímico do páis, inaugurado na década de 70.

Dentre esses povos imigrantes, os ingleses tiveram grande importância, pois foram os responsáveis pelo sistema inovador que movimentava os trens, por conta disso tiveram que construir uma vila, para que os engenheiros ingleses pudessem estar próximos para efetuar as manutenções.

A cidade como todas as outras, possui o seu brasão, que foi criado pelo Doutor Otaviano Armando Gaiarsa, cuja, a frase escrita em latim, PAULISTARUM TERRA MATER, que significa terra mãe dos paulistanos, define a importÂncia do município que nasceu antes mesmo da capital paulista.

Para destacar essa importância, o cidadão andreense, conta com a dedicação do Jornal Diário do Grande ABC, que desde sua criação, tem o papel de informar, entreter e exaltar o orgulho de pertencer a essa terra. Além do jornal, o Esporte Clube Santo André, o time de futebol da cidade, também é responsável por trazer entretenimento a seus habitantes, através dos seus títulos conquistados.

Em Santo André há um vasto roteiro turístico, que conta com o Clube Atlético Aramaçan, que agrega desde shows até eventos esportivos. Para os amantes de suspense, o endereço é outro. Que tal um cenário que mexa com a crendice popular? Um ótimo exemplo é Paranapiacaba, onde há relatos de lendas e magias, como o trem fantasma, que segundo moradores é possível ouvir gritos e barulhos da locomotiva à noite. Esses gritos seriam de pessoas que perderam a vida na construção da ferrovia. Os céticos, ou seja, quem só acredita na ciência, pode ter horas bem agradáveis no Sabina, parque de conhecimento, que é um centro de ciência interativo. Além dessas opções, o Teatro Municipal sempre realiza grandes espetáculos, para quem tem um gosto mais clássico. VAoltando a Paranapiacaba, outro ponto turístico por lá, é o relógio da vida, que chama a atenção pela semelhança com o famoso relógio britânico Big Ben.

A gastronomia é um capítulo à parte e diversos tips de bares, restaurante de diferente nacionalidade, contribuindo para um happy hour com os amigos mais agradáveis.

Santo André também tem samba no pé, a cidade é repleta de escolas de samba e blocos que tem como objetivo alegrar ao público, agremiações que se dedicam o ano inteiro para se preparar e poder levar para a avenida um carnaval lúdico, bem estruturado, como deve ser.

O samba tem raízes, porém, não tem fronteiras, por esse motivo, que a Agremiação Unidos de São Lucas em conjunto com todas as co-irmãs andreenses, vem exaltar o amor a esse ritmo tão brasileiro, e que de certa forma, cada integrante desses pavilhões possa encher o peito e proclamar em uma só voz "HOJE EU SOU O SAMBA".

 


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados