“A criança é inocente, vulnerável e dependente. Também é curiosa, ativa e cheia de esperança. Seu universo deve ser de alegria e paz, de brincadeiras, de aprendizagem e crescimento. Seu futuro deve ser moldado pela harmonia e pela cooperação. Seu desenvolvimento deve transcorrer à medida que amplia suas perspectivas e adquire novas experiências. Mas para muitas crianças a realidade da infância é muito diferente”.
ONU - Encontro Mundial de Cúpula pela Criança, 30 de setembro de 1990.
Vai começar a Brincadeira e na magia do universo infantil a Unidos de São Lucas traz para o Carnaval de 2014 a fantasia, a ilusão e a inocência dos primeiros anos de nossa vida.
Revelando as possibilidades de aprendizagem e a importância da responsabilidade social que cada um de nós precisa ter com a formação e o futuro das crianças.
A
Primeira Infância é o nome dado aos primeiros anos de vida, em particular, os três primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento afetivo.
Questionadoras e curiosas as crianças estão numa constante busca da compreensão e entendimento, compartilhando suas identidades e experiências.
Vamos aprender a conhecer o mundo com os olhos de uma criança, sem o medo de errar, de percorrer novos caminhos e prezar pela felicidade. Ser teimoso o bastante para seguir com nossos ideais até o fim e acreditando sempre que tudo pode ser melhor.
A Primeira Infância inicia-se na Concepção e na Gestação de um Novo Ser que a partir de agora confirma seu caminho para a Luz, para o Nascimento e para a Vida.
A
Cegonha é a figura lúdica que leva em seu bico a “novidade”, a mudança e o “Novo ciclo de Vida”, representando a essência do nascimento.
A
Mãe, figura real que em seus braços traz a segurança e a proteção, reflete a vida como um espelho, pois é através de sua presença que as crianças mantêm o primeiro contato com o Mundo Exterior. Vida esta que, será marcada e moldada através destas experiências iniciais, que são a base para toda aprendizagem humana.
Os bebês nascem com todos os sentidos funcionando, alguns mais desenvolvidos do que outros, sendo a visão o sentido menos apurado. A Audição, o Olfato, o Paladar, o Tato e a Visão, são eles que propiciam o relacionamento, a percepção e a compreensão de tudo que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. Tornam-se capazes de adquirir diversos estímulos aprendendo a andar, correr, falar e a expressar suas emoções. As experiências iniciais estão relacionadas ao desenvolvimento destas habilidades que facilitarão a integração e a educação.
Surgem as primeiras experiências afetivas que são determinantes para o estabelecimento de padrões comportamentais e habilidades de lidar com as próprias emoções. Neste passo, também temos a Família como figura essencial deste processo, essas experiências são adquiridas a partir da qualidade da relação de troca e dos laços afetivos, manifestando-se sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou prazer, de satisfação ou insatisfação, de agrado ou desagrado e de alegria ou tristeza.
O processo de evolução da criança está em constante transformação e é muito rápida. Porém, são necessárias as condições básicas para que isso aconteça. Entendemos que os brinquedos e brincadeiras são tão fundamentais ao ser humano como o alimento que lhe faz crescer.
Brinquedos e
Brincadeiras são as ações mais importantes para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Cognitivo, refere-se aos mecanismos mentais pelos quais um indivíduo se vale ao utilizar sua percepção, memória ou razão, fazendo referência aos mecanismos mentais presentes no pensamento, na memória, na resolução de problemas e desenvolvimento.
É brincando, que a criança resolve seus conflitos e hipóteses de conhecimento e desenvolve a compreensão de pontos de vistas diferentes. Estimulando a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Cantigas de rodas, contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regras entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem que possibilitam maior riqueza na criatividade e na capacidade crítica de opinião e relacionamentos.
A preocupação mundial, com a Primeira Infância, é uma crescente, órgãos governamentais e não governamentais promovem por meio de Projetos Sociais uma forma de contribuir com a sociedade trazendo subsídios e atividades específicas para o desenvolvimento humano e social. Tornando-se o melhor investimento social existente, pois nos primeiros anos de idade a criança estabelece a arquitetura cerebral responsáveis por estimular as principais funções cognitivas: atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, que lhe permitirá aprender, sentir, se relacionar, se comportar e desenvolver o caráter, percepção e senso crítico ao longo da vida.
O
Bem e o Mal estão misturados e se manifestam sob diversos aspectos e a São Lucas faz a distinção de ambas as fases desde a Segurança e Proteção assim como os Riscos e Vulnerabilidade Social, representando de forma Lúdica com Guardiões, Soldadinhos de chumbo, Fadas, Monstros e Bruxos. Transformamos em Super Heróis, todos aqueles que no Mundo Real defendem, lutam, cobram e despertam pela consciência dos Direitos das Crianças: Professores, Conselheiros Tutelares, Magistrados, Agentes Educadores e Juízes.
Temos como exemplos prioritários Ações, Projetos e Programas Sociais reconhecidos pelo Ministério da Saúde, UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e outros Órgãos que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância. Rede Cegonha, PIM (Programa Infância Melhor), EBBS (Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), IFAN (Instituto da Infância), Casa Ângela e Instituto ALANA são outros exemplos de sucesso dessa relação entre Primeira infância e Órgão Gestores em preocupação com o Futuro.
Hoje, a Unidos de São Lucas faz valer dos seus sonhos, desejos e fantasias o Respeito e a Dignidade que todo Ser Humano precisa, fazendo do Carnaval uma fonte de realizações trazendo para o Pólo Cultural a criança que existe em cada um de nós, pois somente assim saberemos cuidar e iluminar Os Primeiros passos do nosso caminhar para um Novo Amanhecer.
|