BRASIL EM BUSCA DO NOVO
FIM DA ESCRAVIDÃO! ACABA A MALDIÇÃO DA COR. A “LEI ÁUREA”, “FEITA DE OURO”, “RESPLANDESCENTE”, É ASSINADA! OS NEGROS ESTÃO LIVRES E SONHANDO COM UMA VIDA NOVA , COM ESPERANÇAS INFINDAS. ENCERRA-SE O CICLO DA EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA DO NEGRO E INICIA-SE OUTRA RELAÇÃO COM O IMIGRANTE. É O PAÍS PASSANDO POR MUDANÇAS, EM BUSCA DE UM NOVO BRASIL E DE UM NOVO BRASILEIRO QUE SE DEPARA COM O SONHO DE UMA VIDA LIVRE, NUM MUNDO REPLETO DE POSSSIBILIDADES E AMBIÇÕES QUE APOIAM AS MUDANÇAS.
É PROCLAMADA A REPÚBLICA POR MARECHAL DEODORO DA FONSECA.
O BRASIL HASTEIA SUA NOVA BANDEIRA A CENTELHA DA TRANSFORMAÇÃO INCENDEIA E SE PROPAGA POR UMA REGIÃO QUE FICA ENTRE DOIS RIOS O JAQUARI E O ATIBA IA, NA FAZENDA FUNIL, NO ESTADO DE SÃO PAULO.
A NOSSA HISTÓRIA COMEÇA AQUI!
HISTÓRIA ESSA QUE SERÁ CONTADA E CANTADA ENTRE AS ASAS DA LIBERDADE NO BERÇO EXPLENDIDO DOS BARÕES DO CAFÉ. O PODER ECONÔMICO SURGE POR ENTRE CHAMAS DA LOCOMOTIVA A VAPOR DA ESTRADA DE FERRO FUNILENSE QUE TRANSPORTAO FUTURO NESSE SOLO, COM A BENÇÃO E PROTEÇÃO DE SÃO BENTO “AFASTANDO ESSE BICHO PEÇONHENTO, ÁREA DE MUITAS COBRAS”.
SURGE O VILAREJO QUE, NO SEU EXPANDIR, SE VÊ OBRIGADO A TRAZER PARA O TRABALHO A MÃO-DE- OBRA DOS IMIGRANTES – OS ITALIANOS.
ESSES TRABALHADORES QUE FUGIAM DA MISÉRIA VINHAM, UNS SOZINHOS E OUTROS COM TODA FAMÍLIA, PARA O NOSSO BRASIL, TERRA DO ALGODÃO, CAFÉ, CANA DE AÇÚCAR, MILHO, CÍTRICOS, TERRA DE PROMISSÃO, ÉDEN DO BEM ESTAR, E DA FARTURA. RECOMEÇARAM DO
NADA, COM CORAGEM ALEGRIA E SIMPATIA, MESMO COM AS DIFICULDADES DA LÍNGUA E DA CULTURA. ERA O EMBRIÃO QUE DAVA VIDA A UM NÚCLEO URBANO MODES TO E QUE HOJE É UM IMPORTANTE MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA.
O TEMPO PASSOU… A CANA DE AÇÚCAR TRAZ A ESPERANÇA COM SEUS CAMPOS VERDEJANTES E, COM ESSA ESPERANÇA, APARECE A INDÚSTRIA DO ÁLCOOL ETÍLICO DO BRASIL.
TEMPOS DE GUERRA NA EUROPA.
OS TEMPOS SE TORNAM DIFÍCEIS…
O VILAREJO ENCONTRA SUA EMANCIPAÇÃO E, EM 28/02/1964, COMEMORA COM FESTA, MÚSICA, DANÇA E UM GRANDE CARNAVAL PELAS RUAS SEU STATUS DE MUNICÍPIO.
SURGE PAULÍNIA QUE HOJE COMEMORA 50 ANOS DE VIDA NAS CHAMAS CALOROSAS DESSE DESFILE DA VAI-VAI.
OS TEMPOS SE TORNAM MAIS DIFÍCEIS…
O PAÍS VIVE UMA DITADURA MILITAR, COM MUITAS LUTAS E MUITA INSTABILIDADE, NESSES ANOS DE CHUMBO, ANOS CINZENTOS, UMA NOVA CENTELHA DE VIDA DÁ O GRANDE SALTO DE PAULÍNIA: É INSTALADO O MAIOR PARQUE PETROQUÍMICO DA AMÉRICA LATINA. APARTIR DAÍ, SURGE COM TODOS OS CHOQUES AMBIENTAIS E COM UMA NOVA CULTURA, O QUE VAI MUDAR TOTALMENTE ESSE NOVO BRASILEIRO… DEPOIS DA EMANCIPAÇÃO O CRESCIMENTO DE PAULÍNIA, TANTO DO PONTO DE VISTA DEMOGRÁFICO QUANTO ECONÔMICO E CULTURAL, FOI VERTIGINOSO.
A GRANDE MIGRAÇÃO DE PEÕES OCORREU EM BUSCA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA REFINARIA. A MAIORIA DELES ESTABELECEU MORADIA E
NOVAS FAMÍLIAS SE FORMARAM.
DE RETALHO EM RETALHO SE FAZ O TECIDO DE UMA HISTÓRIA DE NOVAS POLÍTICAS E DE CULTURA PÚBLICA.
OUTROS TIPOS DE PREOCUPAÇÕES SURGEM PARA PROTEÇÃO AMBIENTAL, CULTURAL E TAMBÉM PARA DESENVOLVER AS NOVAS NECESSIDADES
DESSA POPULAÇÃO QUE SE TORNAVA BEM SUCEDIDA, NESSES NOVOS TEMPOS.
CAMINHOS DIFERENTES PARA A FORMAÇÃO DESSE CIDADÃO CONSCIENTE SÃO CALCADOS NA CULTURA QUE COMEÇA A ESPELHAR PARA O PAÍS,
COM A CHAMA DO SABER E DA EDUCAÇÃO.
HOJE PAULÍNIA NO MEIO DO PROGRESSO E CULTURA É UMA CIDADE MARCADA POR UM GRANDE DESENVOLVIMENTO, MOVIDA PELO DESAFIO DE PROMOVER A ENERGIA CAPAZ DE IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO E GARANTIR O FUTURO DA SOCIEDADE COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, CORDIALIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE. VAMOS PASSAR POR PAULÍNIA E CONHECER TUDO DE AGRADÁVEL E IMPORTANTEQUE NOS
OFERECE NO SETOR DE MÚSICA, TEATRO, DANÇA FESTIVAIS, TECNOLOGIA E ESPORTES. A META É TER CULTURA E FAZÊ-LA SER UMA SEGUNDA FONTE DE RENDA DA CIDADE.
DESDE ÉPOCA DA EMANCIPAÇÃO, O FUTEBOL COMPARTILHADOCOM O BOCHA, SEMPRE FORAM OS ESPORTES MAIS POPULARES DE PAULÍNIA E,
ATÉ OS DIAS ATUAIS, ONDE OS JOGOS DESPORTIVOS DOS TRABALHADORES FAZEM SUCESSO NA CIDADE. PAULÍNIA TEM TRADIÇÃO NO BICICROSS COM UMA DAS MELHOES EQUIPES DO BRASIL. OUTROS ESPORTES SÃO POPULARES NA CIDADE, COMO O BASQUETE, O
HANDEBOL E O VOLEIBOL. A PREFEITURA E O PARQUE INDUSTRIAL DE PAULÍNIA SÃO OS GRANDES INCENTIVADORES DOS ESPORTES, CULTURA E LAZER QUE CADA VEZ MAIS SURPREENDE A REGIÃO E MOSTRA A COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO, TENDO SIDO OS PRIMEIROS A FORMAREM A BIBLIOTECA VIRTUAL ONDE, EXPRESSIVO NÚMERO DE ALFABETIZADOS TEM ACESSO GRATUITO A INTERNET, AO FUTURO E A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
ENTRE AS MAJESTOSAS COLUNAS GREGAS DO TEATRO MUNICIPAL DE PAULÍNIA VEMOS NASCER O GRANDE IDEAL DESSA ARTE QUE DESPERTA
NO SEU POVO O MELHOR DE SUA ESSÊNCIA: A SUA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ASAS À SUA IMAGINAÇÃO, A ÉTICA E O RESPEITO À
CIVILIZAÇÃO.
O TEATRO, A DANÇA E A MÚSICA SÃO A GRANDE MISSÃO DA SECRETARIA DA CULTURA DE PAULÍNIA NO SENTIDO DE AMPLIAR, ATRAVÉS DE CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E REPRESENTAÇÃO, O INTERCÂMBIO CULTURAL E EDUCACIONAL LIGANDO A ARTE ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS PROFISSIONAIS DA CIDADE, FORMANDO O CIDADÃOCAPAZ DE PARTICIPAR DA VIDA CULTURAL E CRIANDO UM NOVO PÚBLICO COM
GOSTO PELA CULTURA.
“LIBERDADE, LIBERDADE”, TEXTO DO JORNALISTA MILLOR FERNANDES, MONTADO PELOS ALUNOS DO DEPARTAMENTO DE TEATRO DURANTE A
SEMANA DA CULTURA NEGRA, É UMA DAS GRANDES VITORIAS DA ARTE.
PAULÍNIA A MAGIA DO CINEMA
O POLO DE CINEMA VEM CADA VEZ MAIS SE FIRMANDO NO CENÁRIO NACIONAL E, COM GRANDES PRODUÇÕES DESSA NOVA GERAÇÃO DE CINEASTAS, ESTÃO SENDO FORMADOS PROFISSSIONAIS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS. NOS ÚLTIMOS FILMES, FORAM USADOS A PRÓPRIA
POPULAÇÃO DA CIDADE PARA ATUAR COMO FIGURANTES. ALGUNS DOS FILMES PRODUZIDOS: O MENINO DA PORTEIRA/ SALVE GERAL / O HOMEM DO FUTURO / A BUSCA / O PALHAÇO.
COM O DESENVOLVIMENTO DO POLO E OS PRIMEIROS FILMES QUE FORAM RODADOS NA CIDADE, ERA NATURAL QUE A SECRETARIA DA CIDADE CRIASSE UM ESPAÇO PARA O ENCONTRO E A TROCA DE EXPERÊNCIAS: “PAULÍNIA FESTIVAL DE CINEMA” QUE DEPOIS DE ALGUMAS EDIÇÕES ESTÁ CHEGANDO AO TOPO DOS FESTIVAIS DE CINEMA DO PAÍS.
ELE VEIO PARA FICAR!
O POLO DE CINEMA TEM MUITO QUE SE ORGULHAR DE ESTAR JUNTO COM AS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NOS GRANDES FESTIVAIS DE CINEMA
PELO MUNDO, OSCAR, CANNES, BERLIM E NESSE CARNAVAL, PREMIANDO E SENDO PREMIADO PELAS CHAMAS DA VAI-VAI.
PAULÍNIA É UMA CIDADE DE SONHADORES, GENTE QUE INVENTA UM MUNDO MAIS BONITO, MODERNO, SUSTENTÁVEL, RECICLADO, QUE CUIDA DA CULTURA, FORMANDO PESSOAS CULTAS, FELIZES E PERSISTENTES E QUE NÃO SEGUEM O CAMINHO COMUM: TRILHAM SEUS SONHOS. CONSTROEM CONHECIMENTOS QUE INTEGRAM O CURRÍCULO ESCOLAR DANDO INFORMAÇÕES SOBRE CINEMA, TEATRO E MODERNIDADE.
ENSINA COMO CONVIVER COM AS DIFERENÇAS E AUTONOMIA NECESSÁRIA PARA COMPREENDER O MUNDO A SUA VOLTA COM CRITICIDADE INERENTE AOS CIDADÃOS CONSCIENTES DE SEUS DIREITOS E DEVERES. ESSA É A ESSÊNCIA DESSA POPULAÇÃO EM FORMAÇÃO, JOVENS CRÍTICOS QUE SABEM REIVINDICAR COM RESPONSABILIDADE E MUITA PAZ. SINAL DE UMA SOCIEDADE MELHOR.
PAULÍNIA ESTÁ FORMANDO CIDADÃOS PREPARADOS PARA OS DESAFIOS DO MUNDO, UM NOVO BRASIL NAS MÃOS DESTE NOVO BRASILEIRO.
|