
INTRODUÇÃO:
O Candomblé é o culto aos orixás, sendo uma das religiões afro-brasileiras praticadas pelo chamado povo do Santo.
Neste carnaval o Amizade vai contar um pouco dessa religião a partir da escravidão, porém, sem fazer qualquer tipo de crítica política ou a Igreja Católica, relatando apenas fatos reais.
PRIMEIRO SETOR:
O Candomblé cultua os Orixás e tem por base a natureza, entre seus Orixás temos o Exu, que ao contrário do que muitos pensam, não tem associação com o diabo, mas sim com os caminhos da natureza, em que pese o diabo estar presente em todos os lugares.
O Candomblé é tido como a chama viva da cultura afro-brasileira. Por vezes os escravos eram obrigados a frequentar as missas na Igreja Católica, por este motivo Orixás eram identificados com Santos Católicos, como por exemplo: Oxalá (Jesus), Ogum (São Jorge), Xangô (São João) e etc.
Mesmo usando imagens Católicas, o Candomblé era perseguido por autoridades do governo e pela Igreja que não sabiam o que era verdadeiramente o Candomblé e seus símbolos.
SEGUNDO SETOR:
Depois da libertação dos escravos começaram a surgir as primeiras casas de Candomblé. Os Templos de Candomblé são chamados de terreiros ou roças, sendo a "Roça Reino dos Orixás" uma das mais conhecidas no Brasil. As roças são administradas pelos Babás (babalorixás e iyalorixás).
Os atabaques no candomblé são objetos sagrados, são sinfonias africanas tocadas pelos ogãs, sendo o barravento um dos toques mais empolgantes que é usado para pedir força, axé e proteção.
TERCEIRO SETOR:
A lei federal no. 6.292 de 15 de dezembro de 1975 protege os terreiros de Candomblé no Brasil contra qualquer tipo de perseguição.
Com a proteção dada pela Lei, os terreiros de Candomblé passaram a ter um papel importante na sociedade lutando contra a discriminação homossexual, preconceito racial, igualdade e fraternidade entre todos os povos.
Axé!!!
(A frase Laroye Eba Laroye vem do dialeto Iorubá e é utilizada para saudar Exu).
MONTAGEM
PRIMEIRO SETOR
COMISSÃO DE FRENTE Exú (caminhos da natureza)
CARRO ABRE ALAS Igreja Católica e o culto aos Orixás na senzala
BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) POSICIONADA NESTE SETOR PARA ENTRAR NO RECUO - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA
PRIMEIRA ALA Escravos indo à missa
SEGUNDA ALA Perseguição (Igreja e Governo)
CASAL MIRIM Enredo
SEGUNDO SETOR
TERCEIRA ALA Símbolos do Candomblé (Baianas)
PRIMEIRO CASAL Libertação dos escravos
SEGUNDO CARRO Roça Reino dos Orixás
QUARTA ALA Babalorixás e Iyalorixás
QUINTA ALA Ogãs (Bateria)
TERCEIRO SETOR
SEXTA ALA Lei de proteção ao Candomblé
SÉTIMA ALA Candomblé contra a discriminação
OITAVA ALA Não ao racismo (Crianças)
SEGUNDO CASAL Igualdade
BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) SAI DO RECUO NESTE SETOR - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA.
NONA ALA Fraternidade
|