INTRODUÇÃO
O Candomblé é o culto dos orixás, sendo uma das religiões afro-brasileiras praticadas pelo chamado povo do Santo.
Neste carnaval o Amizade vai contar um pouco dessa religião a partir da escravidão, porém, sem fazer qualquer tipo de crítica política ou a Igreja Católica, relatando apenas fatos reais.
PRIMEIRO SETOR
O Candomblé que cultua os Orixás tem por base a Natureza, entre seus Orixás temos o Exú que, ao contrário do que muitos pensam, não tem associação com o diabo, mas sim com os caminhos da natureza.
...No tempo das senzalas, os negros para poderem cultuar seus Orixás usavam como camuflagem um altar com imagens de santos católicos e por baixo os assentamentos, e, por vezes, as missas nas Igrejas católicas e o culto aos orixás se tormavam, na visão dos negros, uma coisa só. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, Orixás eram frequentemente identificados com Santos Católicos: Oxalá (Jesus), Ogum (São Jorge), Xangô (São João) e etc.
Mesmo usando imagens e crucifixos, o Candomblé inspirava perseguições por autoridades do governo e pela Igreja, mesmo não sabendo nem o que era verdadeiramente o Candomblé e seus símbolos.
SEGUNDO SETOR
Depois da libertação dos escravos começaram a surgir as primeiras casas de Candomblé. Os Templos de Candomblé são chamados entre outros nomes de roças, sendo a “Roça Reino dos Orixás” uma das mais conhecidas e são administradas pelos babalorixás e iyalorixás.
Os atabaques no candomblé são objetos sagrados, são sinfonias africanas sem partitura tocadas pelos ogans, sendo o barra vento um dos toques mais empolgantes que é usado para pedir força, axé e proteção.
TERCEIRO SETOR
A lei federal nº. 6.292 de 15 de Dezembro de 1975 protege os terreiros de candomblé no Brasil, contra qualquer tipo de perseguição.
Com a proteção dada pela Lei, os terreiros de Candomblé passaram a ter um papel importante na sociedade, defendendo a bandeira contra a discriminação homossexual, racismo, igualdade e fraternidade entre todos os povos.
Axé!!!
MONTAGEM
PRIMEIRO SETOR
COMISSÃO DE FRENTE Exú (caminhos da natureza)
CARRO ABRE ALAS Igreja Católica e o culto aos Orixás na senzala
BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) POSICIONADA NESTE SETOR PARA ENTRAR NO RECUO - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA
PRIMEIRA ALA Escravos indo à missa
SEGUNDA ALA Perseguição (Igreja e Governo)
CASAL MIRIM Enredo
SEGUNDO SETOR
TERCEIRA ALA Símbolos do Candomblé (Baianas)
PRIMEIRO CASAL Libertação dos escravos
SEGUNDO CARRO Roça Reino dos Orixás
QUARTA ALA Babalorixás e Iyalorixás
QUINTA ALA Ogãs (Bateria)
TERCEIRO SETOR
SEXTA ALA Lei de proteção ao Candomblé
SÉTIMA ALA Candomblé contra a discriminação
OITAVA ALA Não ao racismo (Crianças)
SEGUNDO CASAL Igualdade
BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) SAI DO RECUO NESTE SETOR - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA.
NONA ALA Fraternidade |