::.. CARNAVAL 2012 - G.R.E.S. AMIZADE ZONA LESTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  19/02/2012
Ordem de entrada:  2
Enredo:  Candomblé
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  3
Classificação:  1º
Pontuação Total:  180,2
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Camilo Augusto Neto
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Rodrigo, Gisele, Vinicius e Tiago
Intérprete:  Xande, Luizinho, Rubão, Eliézer e Tiago
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  Luzia
Mestre-Sala:  Marcelo Mauá
Porta-bandeira:  Jaqueline Silva
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO


No h contedo para este opo.


SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: não disponível

 

INTRODUÇÃO

O Candomblé é o culto dos orixás, sendo uma das religiões afro-brasileiras praticadas pelo chamado povo do Santo.
Neste carnaval o Amizade vai contar um pouco dessa religião a partir da escravidão, porém, sem fazer qualquer tipo de crítica política ou a Igreja Católica, relatando apenas fatos reais.

PRIMEIRO SETOR

O Candomblé que cultua os Orixás tem por base a Natureza, entre seus Orixás temos o Exú que, ao contrário do que muitos pensam, não tem associação com o diabo, mas sim com os caminhos da natureza.

...No tempo das senzalas, os negros para poderem cultuar seus Orixás usavam como camuflagem um altar com imagens de santos católicos e por baixo os assentamentos, e, por vezes, as missas nas Igrejas católicas e o culto aos orixás se tormavam, na visão dos negros, uma coisa só. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, Orixás eram frequentemente identificados com Santos Católicos: Oxalá (Jesus), Ogum (São Jorge), Xangô (São João) e etc.

Mesmo usando imagens e crucifixos, o Candomblé inspirava perseguições por autoridades do governo e pela Igreja, mesmo não sabendo nem o que era verdadeiramente o Candomblé e seus símbolos.

SEGUNDO SETOR

Depois da libertação dos escravos começaram a surgir as primeiras casas de Candomblé. Os Templos de Candomblé são chamados entre outros nomes de roças, sendo a “Roça Reino dos Orixás” uma das mais conhecidas e são administradas pelos babalorixás e iyalorixás.

Os atabaques no candomblé são objetos sagrados, são sinfonias africanas sem partitura tocadas pelos ogans, sendo o barra vento um dos toques mais empolgantes que é usado para pedir força, axé e proteção.

TERCEIRO SETOR

A lei federal nº. 6.292 de 15 de Dezembro de 1975 protege os terreiros de candomblé no Brasil, contra qualquer tipo de perseguição.

Com a proteção dada pela Lei, os terreiros de Candomblé passaram a ter um papel importante na sociedade, defendendo a bandeira contra a discriminação homossexual, racismo, igualdade e fraternidade entre todos os povos.

Axé!!!

MONTAGEM

PRIMEIRO SETOR
COMISSÃO DE FRENTE Exú (caminhos da natureza)
CARRO ABRE ALAS Igreja Católica e o culto aos Orixás na senzala
BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) POSICIONADA NESTE SETOR PARA ENTRAR NO RECUO - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA
PRIMEIRA ALA Escravos indo à missa
SEGUNDA ALA Perseguição (Igreja e Governo)
CASAL MIRIM Enredo

SEGUNDO SETOR
TERCEIRA ALA Símbolos do Candomblé (Baianas)
PRIMEIRO CASAL Libertação dos escravos
SEGUNDO CARRO Roça Reino dos Orixás
QUARTA ALA Babalorixás e Iyalorixás
QUINTA ALA Ogãs (Bateria)

TERCEIRO SETOR
SEXTA ALA Lei de proteção ao Candomblé
SÉTIMA ALA Candomblé contra a discriminação
OITAVA ALA Não ao racismo (Crianças)
SEGUNDO CASAL Igualdade

BATERIA ( LIVRE MOVIMENTAÇÃO) SAI DO RECUO NESTE SETOR - SUA POSIÇÃO CRONOLÓGICA DE MONTAGEM É 5ª ALA.
NONA ALA Fraternidade

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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