
SINOPSE
O GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA FLOR DE VILA DALILA, traz como proposta de desfile, uma viagem pelo tempo destacando a vida do homem e natureza na eterna busca de renascimento. Desde seu "surgimento", o homem jamais aceitou a morte como seu fim derradeiro, último e inexorável, pois ela, a morte, soa como fracasso e derrota de todos os seus ideais e realizações. A essência da humanidade clama pela imortalidade.
1º SETOR - TEMPO DE RENASCER
Nossa viagem inicia com o homem (homem vitruviano), observando o ciclo da lua, descobre que suas fases estão relacionadas ao próprio ciclo da vida e renascimento. (lua crescente: a juventude, lua cheia: maternidade, lua minguante: anciã, lua nova. As vibrações lunares sempre foram sentidas e percebidas por nós através das influências que elas exercem.
Nosso viajante (homem vitruviano), descobre que desde a mais remota antiguidade, a humanidade sonha com a vida eterna, encontrando o culto à Deusa Hécate (respeito à vida e a morte esperando o renascimento. Observando a vida em sociedade, encontrou a Morte Social, exclusão através das mazelas modernas como falta de oportunidades, marginalização, preconceito e por fim as drogas, descobrindo que o Renascimento também está na Educação. Qual é o papel da educação senão o da libertação das amarras da ignorância e desconhecimento que oprime e submetem o indivíduo a viver à margem da sociedade, negligenciando seu direito à cidadania que consiste em poder andar com as próprias pernas e de cabeça erguida.
2º SETOR - SÍMBOLOS DE RENASCIMENTO
Durante a viagem, o homem encontrou em quase todas as culturas, símbolos que representam o renascimento: triquetra, oroboros, cruz egípcia, páscoa, borboletas, flor de lótus, não deixando de observar e reverenciar os mártires que saíram da vida para renascer na fé (Os Santificados) e, em De Inconfidente à Mártir da Independência movimentos históricos (Tiradentes Brasileira).
Na natureza, o homem também encontrou exemplos de renascimento ao observar a desajeitada lagarta, transformar-se numa bela borboleta. Conheceu mulheres que em busca de um ideal de beleza, se submetem aos mais variados tipos de tratamentos estéticos e, com naturalidade, encaram um regime, academia ou mesmo uma cirurgia plástica. (Renascimento através do tratamento estético).
O homem na sua viagem, impressionou-se com a força do renascimento das florestas ("Reflorescimento"), emocionando-se com o poder que as árvores têm de renascer após as Queimadas e Desmatamentos.
3º SETOR - EXEMPLOS DE RENASCIMENTO
Exemplos de renascimento também foram observados no processo de Urbanização das cidades quando a natureza se rebela vencendo o concreto e sobrepujando o asfalto.
Assim como a montanha e lá realiza seu processo de renovação.
Águia Americana que quando se sente fraca e cansada, voa para a mais alta.
Nosso viajante, lembra da Lenda da Fênix, pássaro que depois de séculos de existência, entra em autocombustão e renasce das próprias cinzas, transformando-se em uma ave de fogo. Sua mística transformação, faz dela o símbolo de imortalidade e do renascimento espiritual. No final da viagem, o homem encontrou o renascimento artístico, um importante movimento de ordem artística cultural e cientifica que atingiu seu ápice na passagem da idade média para a idade moderna, cuja principal característica foi a valorização do Homem e seu Legado.
Ao retornar à realidade e ver as luzes do Renascimento Dalilense, conclui que a superação é a chave do renascimento.
GLOSSÁRIO
Homem Vitruviano
O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino. Desta forma, com a redescoberta dos textos clássicos durante o Renascimento, uma série de artistas, arquitetos e tratadistas dispuseram-se a interpretar os textos vitruvianos a fim de produzir novas representações gráficas. Dentre elas, a mais famosa e (hoje) difundida é a de Leonardo da Vinci.
Deusa Hécate
Era uma divindade nocturna, da vida e da morte. Era chamada de "A Mais Amável", "Rainha do Mundo dos Espíritos", "Deusa da Bruxaria". Era a mais...
Oroboros
Oroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um símbolo para a eternidade.
Triquetá
A triquetra, em latim triquetra, é similar a um triscele e pode ser interpretada como uma representação do Infinito nas três dimensões ou a Eternidade.
Cruz Egípcia
Ansata ou Ankh é uma cruz egípcia, considerada como o símbolo da continuidade da vida, da eternidade, da imortalidade e da vida após a morte. Um dos símbolos mais importantes da tradição egípcia,
Páscoa
Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação
Borboletas
A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
Flor de lótus
Sua simbologia é uma de suas virtudes mais apreciadas: é associada à pureza e ao renascimento. Uma das flores mais belas nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência
Fénix
A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.
|