APRESENTAÇÃO
Objetivo Geral -
Demonstrar de forma lúdica os principais aspectos da
cultura japonesa e a troca de valores entre o Japão
e o Brasil, objetivando uma maior integração entre
os dois países.
Motivações - A riqueza
visual que a cultura japonesa oferece. A crescente
troca de experiências culturais entre o Brasil e o
Japão. O fato de São Paulo ser a maior colônia
japonesa do mundo.
PRÓLOGO
São Paulo é a cidade
com a maior população japonesa fora do Japão. Não
bastasse isso, em 1998 a imigração japonesa no
Brasil comemora 90 anos. Assim há motivos de sobra
para o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba
Vai-Vai, uma das mais antigas escolas de samba de
São Paulo, escolher como enredo uma homenagem não à
imigração, mas a integração entre o Brasil e Japão,
destacando os principais aspectos da cultura
japonesa e a troca de valores que os mantém entre os
dois países.
Com a participação de
quatro mil figurantes liderados pelo presidente da
Escola, Solon Tadeu Pereira, a Vai-Vai entra na
avenida contando o sonho de Criolé, personagem
símbolo da Vai-Vai, no qual ele vai ao Japão e
observa o nascimento e a evolução de uma nação cuja
cultura é baseada no equilíbrio e na força.
Vislumbra o Palácio Imperial e seus grandiosos
jardins; acompanha a grande tragédia da II Guerra
Mundial e o Renascimento de um país com a
participação de todo o povo. O Criolé em seu sonho,
assiste ainda o intercâmbio cultural entre Brasil e
Japão, com os japoneses influenciando costumes,
artes e a própria vida dos brasileiros. Por seu
lado, os japoneses aprendem a sambar e jogar
futebol. Realmente, ele acompanha a evolução
tecnológica do Japão e acaba despertando na avenida,
durante o desfile da Vai-Vai, desejando Banzai
(Viva) a todos que estão assistindo.
O carnavalesco
Chiquinho Spinosa, um dos autores do enredo, montou
o desfile colocando o Criolé no Abre-Alas, sendo
levado por dragões alados ao Japão Antigo. A
primeira parte mostra o Japão antigo, com seus
samurais, arqueiros e kamis (deuses) encantados. A
bomba surge num grande carro alegórico seguido da
Ala das Baianas, que simbolizam o renascimento do
país e marcam a segunda parte do desfile, com o
Japão se modernizando e se tornando um dos gigantes
da economia mundial.
DISSERTAÇÃO DO
ENREDO
Trata-se de uma fábula
onde o Criolé, personagem símbolo do G.R.C.E.S.
Vai-Vai, é levado em sonho por dragões alados até a
Terra do Sol Nascente e por uma permissão lúdica do
carnaval vislumbra o nascimento da nação japonesa e
se vê Imperador.
Contempla a cultura
milenar de um povo baseada no equilíbrio e na força.
Vê as religiões tais como Xintoísmo, Budismo e
Confucionismo.
Vê a unificação de
Império onde os samurais, magias e shoguns se reúnem
em torno do Imperador. Vislumbra o Palácio Imperial
e seus grandiosos jardins.
Seguindo a linha da
história o personagem observa a grande tragédia da
segunda guerra mundial, onde o cogumelo da
destruição, os kamikases e os efeitos da guerra se
fazem presentes.
Em seguida vislumbra o
intercâmbio cultural entre o Brasil e o Japão. Viaja
com os imigrantes; vê a influência japonesa nos
costumes, nas artes e na vida dos brasileiros. Por
outro lado vê o Japão aprendendo a sambar e a jogar
futebol.
Finalmente nosso
passista contempla o desenvolvimento técnico da
Indústria Japonesa e desperta na avenida vendo o
desfile da Vai-Vai, desejando Banzai! a todos num
carnaval onde a técnica, a disciplina e a evolução
do povo japonês se fundem com a alegria e a
sensualidade do povo brasileiro.
É uma grande
confraternização entre os dois povos.