A Tom Maior, ciente de seu papel e do forte poder de comunicação do desfile das escolas de samba, vai apresentar para este carnaval, mais uma vez um tema atual, moderno e com relevada importância para nossas vidas, tratam-se dos anseios e desejos de todos os povos. Preservar é preciso, permita-nos então toma-los pelas mãos para que juntos possamos voar, e lá do alto observemos que o meio ambiente é uma coisa viva, inconstante, sempre disposto a inovações. Assim sendo, é objetivo fazer do nosso desfile um grande turbilhão de surpresas, um grande show de arte e acima de tudo, uma aula de consciência e muito samba, de forma alegre e irreverente, como é nosso perfil, fazendo do desfile um grande ato de conscientização, aproveitando a oportunidade para deixar bem claro a todos, que neste nosso mundo, em tudo, sabendo usar...jamais faltará!
Introdução
“De ecologista e louco, todo mundo tem um pouco”.
O efeito estufa, o buraco de Ozônio, a preservação da fauna e flora, o desenvolvimento sustentável não são novidades para ninguém.
Esse conhecimento entretanto, muitas vezes é mais uma confusão entre fatos e conjunturas, ciência e mito.
Observando a época em que vivemos, percebemos que nos encontramos a mercê da aniquilação do planeta. Temos que parar para pensar, mas acima de tudo tomar uma atitude, pois só depende de nós mesmos a qualidade do mundo que iremos deixar de herança aos nossos descendentes, e foi preocupada com a degradação que o nosso planeta anda sofrendo que a TOM MAIOR resolveu desenvolver este enredo.
Deus, na sua sabedoria, nos entregou um mundo perfeito, para que dele pudéssemos tirar tudo o que precisássemos, mas o homem, na sua ignorância e ganância, está conseguindo destruir o que de mais valioso ganhou de presente do Criador, correndo o sério risco de não ter sequer para o necessário.
“No princípio criou Deus os Céus e a Terra”
Gênesis I, 1
NOSSA MORADA
Ecologia e meio ambiente de forma alguma são sinônimos.
Ecologia – É a ciência que estuda a morada, a economia doméstica da natureza, é relação entre os organismos (animal, vegetal e mineral)
Meio Ambiente – Mais elegantemente chamado ecossistema vem a ser a própria morada.
Terra, água, fogo e ar são elementos de origem do ecossistema. Ponto de partida de tudo que a natureza nos dá.
ÁGUA: Vida, bem precioso. É lógico que estamos falando de água doce, de água potável, tão preciosa se revela essa pequena fração, que a ameaça de uma escassez faz estourar disputa entre povos. A água é, sem exagero algum, matéria prima estratégica, seja para os domicílios, seja para o desenvolvimento industrial.
TERRA: Além da cobertura vegetal que nos proporciona ar puro, alimento e saúde(através das plantas que curam), do seu subsolo para o combustível mais precioso, motivo de disputa, discórdia e especulação: o Petróleo.
FOGO: O sol é vida, fonte de energia e calor, porém o equilíbrio térmico está periclitando e só em tempos muitos recentes tivemos a prova disso. Ano após ano, torna-se mais reduzida à proporção de energia devolvida ao espaço, resultando numa lenta, porém progressiva elevação na coluna do termômetro, pois que a camada de gases que se interpõe entre a terra e a atmosfera ficou mais espessa, retardando o esfriamento da superfície.
AR: A atmosfera terrestre tem sofrido profundas modificações em todos os ecossistemas. O ar que respiramos está maculado pela proliferação de gases gerados pela poluição, transformando florestas tropicais em desertos, estepes outrora desoladas milagrosamente recobertas por matas: cultivos arruinados, pastagens devastadas, fome por toda parte.
Todos os fenômenos naturais começam com a energia solar, é ela que dá asas ao vento e volume a chuva, que nutre as plantas através da fotossíntese, e que por meio das plantas torna viável a vida animal. Logo é também do sol que dependem os combustíveis fósseis(petróleo).
“Não herdamos a terra de nossos antecessores,mas tomamo-la emprestada para nossos filhos”
A DEGRADAÇÃO DA MORADA
Existem três tipos de ultraje ao meio ambiente: o furto de suas riquezas: a poluição do ar, da água e do solo; e as alterações impostas ao seu relevo. Há mil maneiras de pecar, todas elas em largo uso.
Roubar do ambiente os recursos naturais deve ter sido o mais antigo dos ultrajes, dele resultando a escassez de alimento.
Mostraremos que a ganância do homem e o mau uso da natureza está levando à destruição do planeta.
ESTAMOS SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS
O meio ambiente é um descomunal castelo de cartas, frágil demais, levou milhões de anos para ser construído, mas basta um piparote para faze-lo vir abaixo.
FALTA D'ÁGUA- Se o desperdício e a poluição continuarem, em curto espaço de tempo não teremos sequer água para beber.
DESEQUILÍBRIO CLIMÁTICO -O lançamento de tantos poluentes no ar está provocando um enorme desequilíbrio climático no planeta, com um descontrole muito grande das temperaturas, assim como o efeito estufa (aquecimento do planeta).
CAMADA DE OZÔNIO – O enorme buraco na camada de ozônio do planeta, camada esta que protege dos raios solares, funcionando como um filtro natural, poderá provocar grandes mudanças até mesmo no nosso dia a dia, pois se continuar a aumentar, não poderemos mais ficar nos expondo ao Sol, correndo risco de obter grave doença de pele.
DESGELO DOS POLOS – O aumento da temperatura já começou a provocar o desgelo dos pólos, o que até então poderia garantir o equilíbrio do nível dos mares, estão pondo em risco todas as cidades situadas ao nível dos mares.
ANIMAIS EM EXTINÇÃO – Várias espécies animais já correm um sério risco de extinção, e nossos descendentes não poderão conhecer a amplitude das espécies que um dia habitaram nosso planeta, citando como exemplo a arara azul e o mico leão dourado.
ATITUDES E SOLUÇÕES
Podemos afirmar sem exagero, que não existe problema ambiental sem solução, esta é por vezes tão complexa, tão dispendiosa, que a tentação de empurrar com a barriga parece irresistível.
“Cada um de nós deve se comportar como se tivesse dois passaportes: um de cidadão de nossas nações, o outro de cidadão do mundo”
Maurice Strong
Esta filosofia só fará adeptos entre pessoas convencidas de que vale a pena investir no futuro, com certeza a terra estará em mãos mais confiáveis que as nossas, se esta investida for desde já ensinada às nossas crianças.
RECICLAGEM DO LIXO – Existem produtos que a natureza leva centenas ou milhares de anos para “digerir”, se o homem tomar consciência de que a reciclagem pode ser um excelente caminho, ainda poderá ter além da preservação, uma salvação com possibilidade de ganhos, de renda.
USO SUSTENTÁVEL – A implantação em áreas de risco de programas de uso sustentável, poderá eliminar a questão de desmatamentos e muitos outros problemas.
CAÇA E PESCA RACIONAL – Se o homem tomar consciência de que poderá caçar ou pescar apenas para seu sustento, poderemos ter esperanças de preservar as espécies em extinção.
CONTROLE DE POLUENTES – Poder respirar é tudo o que precisamos, controlar não é tão difícil e nem tão custoso, principalmente para as grandes empresas.
REFLORESTAMENTO – Aumento e cumprimento da fiscalização relativa aos desmatamentos irregulares e a conscientização e implantação de reflorestamentos.
A Tom maior vem declarar sua adesão a esta militância, não somente em razão da beleza, da harmonia, do amor, do inconformismo ou da mera novidade, mas sim para alertar a necessidade do bom uso de nosso planeta, pois se todo cidadão tiver consciência de que o nosso habitat, nossa terra, nossa água, enfim tudo tem que ser usado com equilíbrio, nada nos faltará, como assim quis nosso criador.
“Tremem e tremem em vossas presenças todos os animais da terra, todas as aves do céu, e tudo que tem vida e movimento. Em vossas mãos pus todos os peixes do mar. Sustentai-vos de tudo que tem vida.” Gênesis IX 2-2
ILUSTRAÇÃO
OS GUERREIROS DO ARCO-ÍRIS - "Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris”
Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree. Esta profecia embalou as longas noites dos fundadores do Greenpeace. Ela não só iria dar nome ao primeiro navio da organização, o Rainbow Warrior, como acabou por batizar os ativistas do Greenpeace - conhecidos em todo o mundo como "Os Guerreiros do Arco-Íris".