::.. CARNAVAL 2000 - G.R.E.S. MOCIDADE UNIDA DA MOOCA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  05/03/2000
Ordem de entrada:  3
Enredo:  As Três Faces da Moeda
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  2
Classificação:  3º
Pontuação Total:  192,5
Nº de Componentes:  580
Nº de Alegorias :  4,
Nº de Alas :  11
Presidente:  Osvaldo da Silva Leonetti
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Gilberto Alves
Intérprete:  Wanderley Fernandes
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  José Luiz
Porta-bandeira:  Silvéria
SAMBA-DE-ENREDO

COMPOSITORES
COMPOSITORES: DOM ÁLVARO/ EDMILSON SILVA/ RICK RAMOS

 

VOU CONTAR O QUE EU SEI

NÃO FUI EU QUE INVENTEI, O DINHEIRO VEM DA GRÉCIA

O PAPEL QUE TE FASCINA

É A MOLA DESTE MUNDO, INVENTADO LÁ NA CHINA

O SALÁRIO É DE FOME, NÃO É DOCE VEM DO SAL

E A COBIÇA DO HOMEM, NÃO É PRIVILÉGIO NOSSO

É INFLUÊNCIA MUNDIAL

 

TRABALHEI, TRABALHEI NÃO TENHO NADA

MINHA CONTA ESTÁ A ZERO, MEU SALÁRIO É UMA PIADA

TRABALHEI, TRABALHEI, NÃO DESISTI

MAS DERAM TUDO PARA O FMI

 

QUEM TEM COLARINHO BRANCO, AMOR

FAZ TURISMO NACIONAL (E MUNDIAL)

E NA ONDA DA PIRATARIA, SÓ A MISÉRIA É QUE É ORIGINAL

VOU ACENDER VELAS, MEU CAMINHO ILUMINAR

UM TREVO DE QUATRO FOLHAS, POR NO BOLSO PRA AJUDAR

O LEÃO É MEU PALPITE, VOU PRO BINGO PRA GANHAR

FESTEJAR COM A MOCIDADE ATÉ O DIA CLAREAR

 

CADÊ, CADÊ, CADÊ VOCÊ

EU FUI ARRISCAR

TRABALHEI, NÃO SUBORNEI NINGUÉM

AMOR, AMOR O MEU DINHEIRO É UM VINTÉM

EU SOU DA MOOCA E NÃO DEVO PRA NINGUÉM.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

PROPOSTA

A Mocidade Unida conta e canta as 3 visões tropicais da moeda brasileira. A história começa pelo mundo antigo, as origens, vem para o Brasil quando surge a primeira face, a face do trabalho, seguem a face da corrupção e a do dinheiro fácil. "Só vale quem tem, quem não tem morre de fome" disse Paul Singer, famoso economista. E para começar o ano 2000 nada mais sugestivo (ou preocupante) do que avaliarmos nossas projeções financeiras, não importa em que face da moeda você está envolvido!

DESENVOLVIMENTO

Bastou o homem aparece, pensar e desenvolver a sua inteligência para as coisas se complicarem. O raciocínio criou desigualdades que refletiram na disputa pelo poder. Ah! o poder. Dividiu o ser em fortes e fracos, pobres e ricos, e com isso a sociedade se viu fragmentada, mas o símbolo maior do poder sempre foi e ainda é, sem dúvida o dinheiro, e a moeda nascia já na Grécia Antiga, região do Peloponeso, isto sete séculos antes de Cristo. Uma invenção que levaria a humanidade a ser o que é hoje: capitalista.

Mas os inovadores chineses não ficaram para trás, criaram o papel moeda no nono século da era moderna. Foram os romanos que mais utilizaram e difundiram o dinheiro, sendo uma das primeiras civilizações a estabelecer classes sociais e a remuneração, não é por menos, o termo "salário" vem de sal, uma primitiva forma de compensação à moda romana. Os árabes tinham outras vantagens: fabulosos produtos que fascinavam os europeus, seus fregueses prediletos.

O mundo sabia que a moeda era o fator determinante do desenvolvimento, mas também da cobiça e até da pobreza. No Brasil não era diferente, faziam entre outros negócios obscuros o tráfico de escravos, fascinavam-os com artefatos e bijuterias no continente africano, traziam para cá, e pasmem... eram considerados moedas corrente no comércio. Exemplos à parte,a forma de ganhá-lo ultrapassou a história da moeda.

A face do trabalho se mostra através da dignidade, o grande pool bancário movimenta contas de trabalhadores honestos e legiões de operários indignados com a velha piada do FMI Trabalhar, trabalhar... é vida, e a vida depende do trabalho. Mas ganancioso, o homem tratou de ganhá-la de forma injusta, dependendo de seus princípios e a partir de absoluta... necessidade!

A 2ª face: da corrupção, se apresenta! São criminosos de colarinho branco, ladrões qualificados, pirataria e contrabando. Burlam leis, prejudicam os caminhos do progresso, é a face do abuso. O maior de todos os reflexos é a miséria, um país como o Brasil cheio de contrastes se vê num emaranhado de "roubadas", enriquecendo poucos e empobrecendo muitos.

Mas nem tudo é sacrifício, o jeitinho brasileiro anuncia a 3ª face: a do dinheiro fácil. O sonho nos leva ao esoterismo, crenças e misticismos: coçar a mão, trevo de quatro folhas, fantásticos gnomos e seus potes de ouro. Os deuses e as fadas da fortuna são reverenciados, mas será que com tanta fé o dinheiro vai cair do céu? Negativo, o negócio é jogar, os jogos de azar podem dar sorte, bingo, jogo do bicho, baralho, loterias... O sonho continua, é só tentar e a Mocidade Unida da Mooca aproveita o embalo para começar a virada do século com pé direito "com muito dinheiro (ou moedas) no bolso".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.E.S. MOCIDADE UNIDA DA MOOCA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados