::.. CARNAVAL 1995 - G.R.E.S. ACADÊMICOS DO TATUAPÉ................................
FICHA TÉCNICA
Data:  27/02/1995
Ordem de entrada:  1
Enredo:  Tá Na Mão
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  2
Classificação:  9º
Pontuação Total:  256,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Roberto Munhoz
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  Lira Brasa
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: LIRA BRASA/ CHINA DO ATELIER/ RONALDINHO LP/ GIBA FRANJA
DESCORTINANDO NOVAMENTE A ALEGRIA
TATUAPÉ VEM MOSTRAR REALIDADE
COM CANTO FORTE TRANSBORDANDO EM POESIA
A EVOLUÇÃO NAS MÃOS DA HUMANIDADE
SEGREGAÇÃO AO MENOR POBRE E CARENTE
QUE PELAS RUAS PROCURA SOBREVIVER
É A CPI DO ORÇAMENTO MOSTRA UM LADO DIFERENTE
CORRUPÇÃO É MODA NO PODER

ME DÁ, ME DÁ É O PEDIDO DA NAÇÃO
TEM MÃOS LEVES NO PLANALTO LESANDO A POPULAÇÃO

O ARTISTA FILTRA O BELO DA EXISTÊNCIA
NA SUTILEZA DO SEU TOQUE GENIAL
TORNANDO A VIDA UMA BELA SINFONIA
EM AZUL E BRANCO COLORINDO O CARNAVAL
FAÇA NÃO ESPERE ACONTECER
APESAR DA REALIDADE
HONRA E DIGNIDADE
É O QUE O TRABALHADOR TEM PRA VENCER
E NA OLA DA GALERA
O APLAUSO, A EXPLOSÃO
NO ESPORTE O BRAÇO FORTE
ALIMENTA A EMOÇÃO

A BATIDA NA MADEIRA
PARA ESPANTAR O AZAR
E O DESTINO CIGANA?
DIGA LÁ O QUE SERÁ

TÁ NA MÃO NOSSO FUTURO NA TERRA
CABE A NÓS DECIDIRMOS
SE QUEREMOS PAZ OU GUERRA.

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

Nosso enredo para o carnaval 95 será sobre as mãos. A ferramenta fundamental. O instrumento de concretização e materialização da evolução da mente humana.

Embora toda a evolução da humanidade esteja ligada às mãos e a sua capacidade de transformação da realidade, não pretendemos desenvolver um enredo "histórico" que conte os principais estágios dessa evolução.

Nossa intenção é colocar de maneira bem humorada algumas situações positivas e negativas, presentes e futuras, onde as mãos executam funções ou representam situações fundamentais para o ser humano.

1ª PARTE - REALIDADE

Trata de dois temas bastante presentes no cotidiano brasileiro, os meninos de rua, crianças abandonadas e carentes que vivem pelas ruas à procura de uma caminho seguro e de alguma ajuda. A mão que pede esmola, que vende bala e limpa pára-brisas nos faróis, que seguram latas de cola e armas são as mesmas que pedem restos de comida para sobreviver. Representado pela expressão: "me dá".

O outro tema desta parte trata dos corruptos,, políticos que usam as mãos para se apropriarem de recursos que deveriam estar a serviço da população carente, representada no item anterior, mas que ao contrário, são usados em benefício próprio. Representado pela expressão: "peguei".

2ª PARTE - ARTE

A mão do artista que, com sua sensibilidade e sutilieza, dá prazer aos olhos e ouvidos da humanidade. São artistas que com as mãos aprimoram suas técnicas para tornar o mundo um lugar melhor. São escultores, pintores, músicos, artesãos, carnavalescos, figurinistas, artistas enfim, que com as mãos alimentam nossas almas. Representado pela expressão: "toque".

3ª PARTE - ARTE

A mão do operário, que transforma tudo o que for preciso em objeto que pode ser consumido pelo homem para suprir suas necessidades e que a ele dá a honra e a dignidade de cidadão. São trabalhadores de todas as atividades e de todos os níveis, que todos os dias, com as mãos, constroem a realidade. São médicos, funileiros, engenheiros, lixeiros, advogados, padeiros, bancários e banqueiros, que com as mãos alimentam nossa esperança. Representado pela expressão: "faça".

4ª PARTE - ESPORTE

A mão do atleta, que emociona platéias inteiras, com sua astúcia e precisão, que não conhece limites e vive para se superar. No boxe, no basquete, no vôlei, no arremesso de peso, de dardo ou de martelo, buscam o máximo, o recorde, a vitória. No grito e no apito. E a torcida no aplauso sereno ou no gesto obsceno diz se gostou ou não. E tome coreografia da galera, marcada na palma da mão, alimentando nossa emoção. Representado pela expressão: "acerte".

5ª PARTE - MÍSTICA

A mão que esconde e revela os mistérios da vida. A que espanta azares e atrai bons fluidos. A mão que benze e abençoa. A mão do destino e a que quer desvendá-lo. É tarô, búzios, bola de cristal, velho realejo. Faz figa, bate na madeira, reza, joga flor no mar. Será que vai dar? Será que acontece? Será que será? A cigana lê a mão, alimentando nossa ilusão. Representado pela expressão: "adivinha".

6ª PARTE - FUTURO

A mão do homem, esta sim é que detém o poder de fazer o futuro. Se melhor ou pior, não se sabe, a única certeza é que, qualquer que seja o futuro, ele está na nossa mão. O bem ou o mal, a miséria ou a fartura, a tristeza ou a alegria, a guerra ou a paz. O homem é quem decide. Tá na nossa mão. Tá na mão. Representado pela expressão: "decida".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.E.S. ACADÊMICOS DO TATUAPÉ
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados