::.. CARNAVAL 1999 - G.R.C.E.S. UNIDOS DE GUAIANASES................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  12
Enredo:  A Trajetória Mágica da Dança Na Formação de Um País - Dança Brasil
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  2
Classificação:  12º
Pontuação Total:  155,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: MAURINHO DA MAZZEI/ TCHELLO LIMA/ WALTINHO DO CAVACO

 

É HERANÇA

CAI NO SAMBA

GINGA E DANÇA

DEIXA O CORPO BALANÇAR

É O TEMPERO BRASILEIRO

QUE A GUAIANASES

NA AVENIDA VEM MOSTRAR

 

SAUDAÇÕES

AO SOL E A LUA

EM LOUVOR AOS ANCESTRAIS

MITO LENDAS ERAM RITUAIS

QUANDO OS PORTUGUESES AQUI CHEGARAM

FINCARAM NESSE SOLO AS TRADIÇÕES

DA EUROPA VEIO O LUXO E A RIQUEZA

A DANÇA DA NOBREZA NOS SALÕES

 

IEMANJÁ

MEU PAI XANGÔ

HOJE O NEGRO DANÇA E CANTA

E ENCANTA COM O BATUQUE DO TAMBOR

 

NASCE O SAMBA

ESSE RITMO TÃO BRASILEIRO

AS MULATAS E OS PASSISTAS CONQUISTARAM

COM SUA GINGA O MUNDO INTEIRO

E HOJE EM DIA

AS DANÇAS TRADICIONAIS

É FUNK, REGGAE E O AXÉ

SE MISTURANDO AO PAGODE

E O POVO DE ALEGRIA

ENTÃO EXPLODE.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

INTRODUÇÃO

A dança foi e sempre será um movimento milenar. Esse enredo tem como meta mostrar a trajetória da criança no Brasil desde sua descoberta até os dias de hoje. Mostrando o seu início com as tribos indígenas, a influência européia desde o descobrimento mas também a grande influência dos negros que trouxeram suas origens formando o Afro-brasileiro, mas também uma visão futurística onde a dança terá movimentos robóticos, tudo em uma analogia. Em perfeita comunhão com o Carnaval.

A HISTÓRIA

As tribos indígenas dos Tupis, Aimorés, Guaranis, Tamoios e Andirás. Em seus rituais de saudação aos deuses Sol e Lua eram feitas através da dança, aonde a tribo se reunia para dançar em louvor aos deuses comandados pelo Pajé (o comandante da tribo). Essa crença de saldar os deuses dançando veio dos seus ancestrais através de Mitos e Lendas.

Através do descobrimento do Brasil os portugueses encantados com a beleza da colônia descoberta, trouxeram as danças e tradições européias. Trazendo a luxúria e tradição da coroa portuguesa através dos grandes bailes da corte onde a luxúria se manifestava entre a dança da beleza dos nobres. A partir desse fato portugueses e índios já estavam misturando suas danças, tradições e costumes.

Os negros trazidos para o Brasil em forma de escravos que eram comercializados como se fosse mumba, trouxeram a cultura Afro ao Brasil através de rituais saldando deuses como Xangô, Yemoja, Obatalá e outros em cerimoniais que eram feitos nas senzalas escondidas dos guardiões da coroa real. Com isso o candomblé já estava também fazendo parte da dança no Brasil que hoje já se dá o nome de Afro-brasileiro.

Através desses fatos a dança vem evoluindo até os dias de hoje, mas temos um conceito, uma visão futuril onde seria a mistura de ritmos, crenças, costumes, em movimentos robóticos pois estamos na era da informatização e porque que a dança também não pode ser virtual, pois estamos dizendo Brasil dança para a nova era.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. UNIDOS DE GUAIANASES
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados