::.. CARNAVAL 2002 - S.R.C.E.S. PRIMEIRA DA CIDADE LÍDER................................
FICHA TÉCNICA
Data:  10/02/2002
Ordem de entrada:  1
Enredo:  O Despertar dos Tambores no Chão do Brasil
Carnavalesco:  Comissão de Carnaval
Grupo:  
Classificação:  5º
Pontuação Total:  172,5
Nº de Componentes:  500
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  13
Presidente:  Valter Sebastião Procópio
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Wanderlei
Intérprete:  Longuinho da Primeira, Pelé da Líder e Vagner Vinte
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Jesus
Porta-bandeira:  Cristina
SAMBA-DE-ENREDO

PRIMEIRA DA CIDADE LÍDER
COMPOSITORES: RICARDO/ DINHO

 

DESPERTOU FAZ OUVIR

AO LONGE SEU RUFAR

VOU BATENDO O MEU TAMBOR

CIDADE LÍDER ENCANTOU

NESTA FESTA POPULAR

NOS RAIOS DE SOL

NO BRILHO DA LUA

SOU ÍNDIO GUERREIRO

COM CORAGEM E BRAVURA

E O ÍNDIO SENTIU PERIGO

DEVASTADOR TOME CUIDADO

HOMEM BRANCO INVASOR

CARAVELAS AO MAR

FOI CABRAL QUE CHEGOU

EM TROCA DE FOGO E RIQUEZA

NESTA TERRA AQUI FICOU

 

SOFRIMENTO NO NAVIO NEGREIRO

VIAGEM DO NEGRO ESCRAVO

PARA O SOLO BRASILEIRO

 

O TOQUE DOS ATABAQUES ECOAVAM

PELOS ARES NO GRITO DE LIBERDADE

EM QUILOMBO DOS PALMARES

TODA RAÇA ESTá EM FESTA

VEM MOSTRANDO SEU VALOR

TRAGO A PAZ E A ESPERANÇA

VEM COMIGO MEU AMOR

 

NO AXÉ DA BAHIA

A VILA VAI SAMBAR

BATERIA DA PRIMEIRA

FAZ MEU CORPO ARREPIAR

BATE FORTE NESTE SURDO

HOJE É CARNAVAL

O SOM DO NEGRO É UNIVERSAL.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: José Carlos Lisboa

 

PROPOSTA

A história do nosso país, foi musicada por tambores. Em suas diferentes formas de apresentação e sons, os índios, portugueses e africanos cantavam, dançavam e guerreavam, anunciando novos tempos. A Primeira da Cidade Líder conta uma história diferente, onde os povos demonstram com os sons, a visão de suas glórias e anseios.

DESENVOLVIMENTO

Ritmos, sons, lamentos, atabaques, danças, tambores, uma verdadeira ópera para a paz e a guerra. Os índios tupinambás, tocavam para o Sol e a Lua, seus tambores, para que os mesmos pudessem estar sempre brilhantes e assim a escuridão nunca existiria. As tribos em épocas remotas reuniam-se em torno do seu cacique (grande chefe), para traçar estratégias de guerra, quando novamente eram usados tambores e seu povo usava pinturas em seus corpos com uma tinta vermelha extraída do pau-brasil. Cantos de guerras eram entoados. os pajés que ditavam a dança, emitiam sons como se fossem grunhidos de animais e assim espantavam os maus espíritos que plantavam a discórdia e a derrota. Os tambores também ecoavam pela floresta, um dia, anunciando que os invasores brancos estavam chegando. Ano de 1500, eram os portugueses, donos do fogo, das grandes embarcações e das vestes esquisitas.

Os portugueses chegaram em missão de colonização, a cruz de malta em estandarte era levada por um emissário nas expedições do litoral, ao som de tambores em compasso de guerra: ratatá... ratatá... ratatá... Não haviam negociações, mas os índios em sua maioria, deixaram-se levar pelas "riquezas" daquele povo branco e estranho. A partir de 1532, chegaram a primeira leva de escravos africanos. Um povo que deixou sua realeza colorida e vibrante para confinar-se nos trabalhos forçados. Em viagens inimagináveis por sua brutalidade, pelo extermínio, pelo lamento nos porões, pelo açoite, pela dor, navios negreiros cruzavam trevas, cruzavam mares em longínquas noites de terror. Com eles vem o atabaque (termo árabe que significa: os dominadores), tambor afunilado e com couro de um lado só. O ritmo negro é contagiante e influenciou toda a música brasileira. Usavam os atabaques para se comunicar, dançar, além de serem usados em rituais religiosos, dizem assim evocar os deuses e agradá-los. Hoje o atabaque, "tambor negro" é evidenciado nas rodas de samba, e nos mais diversificados ritmos do "axé music", sendo símbolo de alegria mas transmitindo consciência e determinação da raça negra.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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