::.. CARNAVAL 1997 - G.R.C.E.S. ESTAÇÃO INVERNADA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  10/02/1997
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Do Trilho à Passarela
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  Seleção - A
Classificação:  3º
Pontuação Total:  não consta
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: WAGNINHO SEMPRE SOUBE/ FÁBIO NATURA

 

É NESSE TREM QUE EU FUI BUSCAR

INSPIRAÇÃO PARA FALAR DESSE LUGAR

INVERNADA SEU PASSADO É TRIUNFAL (QUE LEGAL)

E HOJE É CARNAVAL

 

AS FAGULHAS VEM DO VAPOR E DO CARVÃO

TIO SAM MAIS UMA VEZ ENTRA NA HISTÓRIA

TRAZENDO ÓLEO DIESEL PARA NOSSA SOLUÇÃO

 

JOGA O CHAPÉU PARA O AR

DEIXA OS CABELOS VOAR

E AS LAVADEIRAS SOSSEGADAS

VÃO SAMBAR

 

E ASSIM DE ESTAÇÃO EM ESTAÇÃO

NA MESA SE JOGAVA UM CARTEADO

ATÉ DESPREOCUPADO SOBRE O OLHAR DA MULTIDÃO

 

PIUI-PIUI, BUÁ-BUÁ, AS CRIANÇAS DE GUARULHOS

TRAZ O BRILHO NO OLHAR

PIUI-PIUI, BUÁ-BUÁ, DO TRILHO À PASSARELA

A MINHA ESCOLA VAI PASSAR

 

E O SAUDOSO ADONIRAN NO TREM DAS ONZE

SEGUE RUMO AO JAÇANÃ O APITO

DO TRENZINHO HOJE LEMBRO COM CARINHO

COM SAUDADES A EXALTAR

 

BATE BATÉRA, CHORA VIOLA PULSA FORTE

CORAÇÃO É CHEGADA A NOSSA HORA.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

O Tramway da Cantareira começou a ser construído em 1893 pela Companhia de Água e Esgoto para a exploração de mananciais da serra.

A bitola dos trilhos era de 60 centímetros, e eram usadas máquinas pequenas e lentas movidas à carvão (vapor) vindas dos Estados Unidos (Terra do Tio San).

O percurso do trenzinho era da Estação Tamanduateí, Areial, Parada Quartel, Santa Terezinha, Mandaqui, Estação Invernada, Parque Modelo, Pedra Branca, Horto Florestal, Parada Sete, Tremembé, Cantareira. Sendo que as primeiras viagens levaram cinco anos para acontecer.

Em 1905 foi criado um novo ramal, o de Guarulhos, que contribuí para a melhoria da cidade e hoje faz parte da história do transporte local.

Tendo em vista, os primeiros povoados que se formaram ao longo das margens dos trilhos, o trenzinho também passou a ser um trem de passageiro, dando origem ao transporte coletivo de vários bairros da Zona Norte e também os primeiros turistas que iam passar os fins de semana no Horto Florestal. Mais tarde o trem passou também a ser diário.

O Governo se intrometeu na ferrovia e nada se resolveu. Em 1944 o Tramway foi incorporado à Estrada de Ferro Sorocabana e mais tarde os problemas começaram. A solução foi aumentar as bitolas e trazer dos Estados Unidos trens mais possantes, movidos à óleo diesel, que era muito mais barato que o carvão, barateando assim os custos das passagens.

Com os trens à diesel rodando, houve motivo para festas e alegria, pois as fagulhas do trem a vapor (carvão) deixaram de queimar cabelos e chapéus, ternos e vestidos dos passageiros e as lavadeiras não tinham mais problemas da fumaça do trem tingindo seus varais, e as partidas de baralhos que sempre acontecia nas estações não precisaria mais ser interrompidas com os olhos que ardiam pela fumaça.

Com a desativação da ferrovia em 1965 no mês de maio, muitos choraram com o último apito do trenzinho levado pelo vento, a saudade é tanta que até quando ouvimos Adoniran Barbosa que canta em sua música (Trem das Onze) o episódio de um passado de glórias e tristezas e 31 anos se passaram e hoje nossa escola vem mostrar do "Trilho à Passarela".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. ESTAÇÃO INVERNADA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados