::.. CARNAVAL 1999 - G.R.C.S.E.E.E.S. IMPÉRIO LAPEANO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  1
Enredo:  A Império nas Águas do Reino de Netuno
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3 - Oeste
Classificação:  2º
Pontuação Total:  91,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITOR: PINDAIA

 

E VEIO O MAR PARA NOS PERTENCER

E TRANSBORDAR EM SUA IMENSIDÃO

O REI NETUNO ABRE A PORTA

DOS CAMINHOS, COM SEREIAS E GOLFINHOS

NOS LIBERTANDO DA ESCURIDÃO VEM CLAREANDO

 

VEM CLAREANDO

NESTA LINDA NOITE EM ALTO ASTRAL

SERES VIVOS DIFERENTES

LENDAS, MONSTROS E SERPENTES

COLORINDO O NOSSO CARNAVAL

 

TU ÉS A LUA

E A SUA LUZ NOS ABENÇOA

REGE AS MARÉS

E UM ALMIRANTE EM SUA PROA

 

É PRECISO NAVEGAR.. NAVEGAR

MERGULHAR SEM POLUIR

AS BALEIAS EM SEU LAR

NÃO DEVEMOS DESTRUIR

OFERTAR A IEMANJÁ... IEMANJÁ

ESTA FÉ NOS FAZ LUZIR

 

VEM COM IMPÉRIO NA AVENIDA

RESGATAR O FUTURO E A VIDA

VEM PEDIR POR ESTE MAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autora: Luizinha

 

O oceano, talvez a maior inspiração do criador e em suas águas mais profundas, nos seres viventes, ainda em formação como pequenas moléculas agrupando-se uma as outras. E foi nessa combinação de moléculas, que gerou as mais formosas formas de vidas que a natureza esculpiu, peixes e plantas num misto de magia, mistério e beleza.

Os primeiros mergulhadores com uns dos primeiros equipamentos de mergulho chamado escafandros, utilizado pela oceanografia para estudar o fundo do mar, onde levou o homem a conhecer as suas maravilhas, também os mistérios, lendas, e mitos. Vamos falar também do que todos os brasileiros, conhecem muito bem, como o Deus do mar, Netuno com seu tridente e acompanhado de dois delfins (golfinhos) e sereias que tinham o corpo mesclado em mulher e peixe.

Estes mergulhadores, assim como os marinheiros, acreditavam que em torno do homem existem forças do bem e do mal. Possuíam a crença de que o demônio provocava os acontecimentos desagradáveis (quebra das navegações, acidentes náuticos, como também a lenda da sereia que seduzia pelo seu canto os pescadores, marinheiros e até mergulhadores) e que para isso não acontecesse recorriam à proteção dos Santos (Iemanjá e Netuno).

Em certa época houve muitos confrontos entre a pirataria e as marinhas mercantes e de guerra, pondo assim, ponto final nos sonhos ambiciosos dos piratas e suas aventuras findavam naufrágio perdendo muitas vidas. E até hoje muitos caçadores ainda mergulham em busca dos tesouros perdidos no fundo do mar.

A vida vegetal e animal dos oceanos, como também a vida submarina dividindo-se em reinos distintos cada um dos quais possuindo próprios grupos de seres que se alimentam um dos outros. As algas, a mais simples das formas de vida vegetal, caranguejos, camarões, corais, mariscos, cavalos marinhos e outros vários tipos de peixes. O oceano cheio de mistério e encantos, também de terrores e monstros.

Os fenômenos, atmosféricos e biológicos e os perigos correntes marinhas a influência da lua e do sol sobre as correntes marítimas.

O futuro da humanidade está no oceano com seus imensos recursos, ainda basicamente inexplorados e em grande parte desconhecidos. Embora muitos cineastas realizaram, obras de ficção como 20.000 Léguas Submarinas e Viagem ao Fundo do Mar, tendo o mar como cenário. No momento em que se volta de novo para o oceano como fonte de vida, e, não simplesmente de aventura e poder.

O homem continua mergulhando nas profundezas do imaginário do misterioso oceano criando novos mitos, lendas e deuses como nossa Rainha do Mar "Iemanjá", que é a protetora dos navegantes.

A poluição do mar constitui um problema atual dos mais sérios, durante muito tempo pensou-se que o oceano seria para os homens uma reserva inesgotável. Hoje vários oceanógrafos nos advertem de que isso era ilusão. Os produtos e subprodutos da indústria humana atingindo uma escala nunca sonhada e que só tende a crescer, transformam aos poucos os oceanos na lata de lixo do planeta. Com a pesca predatória o homem percebeu que as profundezas do grande Netuno, o oceano ainda tão misterioso, talvez esteja a maior conquista para o século XXI, até mais importante que a conquista espacial. De todas as possibilidades que os oceanos possa oferecer ao homem, no futuro, talvez, a maior delas seja a promessa de um aumento substancial no suprimento dos produtos alimentícios.

A Império espera que no futuro próximo, os homens tenham consciência e que todos se unem e lutam contra a matança das baleias e outras espécies marinhas, não sejam extintas. Deixando assim, herança mágica dos oceanos para as nossas futuras gerações.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.S.E.E.E.S. IMPÉRIO LAPEANO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados