::.. CARNAVAL 2001 - S.R.B.E.E.S. LAVAPÉS PIRATA NEGRO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  25/02/2001
Ordem de entrada:  6
Enredo:  A Viagem de Helena de Pelô a Pelô
Carnavalesco:  Marcelo Luís da Silva e Paulo Fornias
Grupo:  2
Classificação:  4º
Pontuação Total:  187,0
Nº de Componentes:  600
Nº de Alegorias :  2
Nº de Alas :  10
Presidente:  Rosemeire Marcondes de Moraes
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Alex
Intérprete:  Betão, Silvinho, Serginho e Márcio
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  William
Porta-bandeira:  Liliam
SAMBA-DE-ENREDO

MALUNGOS
COMPOSITORES: SÉRGIO BONEKA/ BETÃO/ ALEXANDRE/ SILVINHO NADA SÉRIO

 

DIVINA, VAIDOSA

A LAVAPÉS É PURA SEDUÇÃO

VAI CONQUISTAR SEU CORAÇÃO

VAI BALANÇAR ESSA GALERA

A MINHA ESCOLA HOJE É A DEUSA MAIS BELA

 

POR HERMES, MENSAGEIRO DO OLIMPO

ZEUS A PÁRIS MANDOU A MISSÃO

DE ESCOLHER A MAIS BELA DAS DEUSAS

PARA SEU CAPRICHO E DIVERSÃO

E ENTÃO O PRÍNCIPE TROIANO

PELO AMOR DE HELENA, UMA GUERRA PROVOCOU

CONTRA OS GUERREIROS ESPARTANOS

O CAVALO DE TRÓIA, FINALMENTE O DERROTOU

 

E A BAIXADA DO GLICÉRIO

ATRAVESSA ESSE PORTAL

TCHAU PRA GREGOS E TROIANOS

VOU BRINCAR O CARNAVAL

 

DO PELÔ DE ZEUS... AO PELÔ DE OXALÁ

AO SABOR DO VATAPÁ... HELENA CHEGOU PARA FICAR

TEM ÁGUA DE CHEIRO NA LAVAGEM DO BONFIM

COM FILHOS DE GANDHI VOU CANTANDO ASSIM

 

AXÉ PRO OLODUM, AXÉ LAVAPÉS

JOGA CAPOEIRA E SAMBA NO PÉ

DA MITOLOGIA À NOSSA BAHIA

FAZENDO ARTE, CARNAVAL E FANTASIA.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autores: Paulo Fornias e Marcelo Luis Silva

 

Páris, um príncipe troiano mortal, é convocado por Hermes, o mensageiro do Olimpo, a mando de Zeus, o pai dos Deuses, para que escolhesse a mais bela das Deusas, entre Atena, Hera e Afrodite.

Querendo a preferência de Páris, Atena promete-lhe o dom da sabedoria e vitória nos combates. Hera prometeu-lhe torná-lo rei de toda Ásia e Afrodite garantiu-lhe o amor da mulher mais bela do universo. Vence assim Afrodite, escolhida, a mais bela das Deusas.

Para cumprir a promessa, Afrodite ajuda Páris conquistar o amor de Helena, a mais bela mulher de toda a Grécia, região do Peloponeso. Esposa de Menelau, rei de Esparta, Helena é seduzida e raptada por Páris, que a leva para Tróia, com muitas jóias e objetos de valor.

Indignado, Menelau convocou os chefes gregos, para uma assembléia, onde ficou decidido que Grécia vingaria o ultraje e marcharia unida contra a poderosa Tróia.

Começou assim uma guerra sanguinária, que se estendeu por 10 longos anos, até que recorrendo a um hábil estratagema, o célebre Cavalo de Madeira (construído por Epeu, aconselhado por Ulisses, simulam retirar-se em seus navios deixando perto das portas de Tróia, um gigantesco cavalo de madeira. Contentes, os troianos introduzem o estranho presente para dentro da cidade. Sem saberem que ele traz oculto em seu interior um grupo de soldados, que a noite saem do esconderijo, abrem os portões de Tróia, permitindo assim a invasão). Tróia é totalmente arrasada e Helena reconduzida a Esparta. Até hoje fala-se em "Presente de Grego" lembrando o episódio do Cavalo de Tróia.

Enquanto era conduzida de volta à Esparta, nas naus de ataque à Tróia, as Deusas indignadas com Helena, não querendo seu retorno, conspiram transformar o resto de sua vida, e enfurecidas, as Deusas sopram, provocando um forte maremoto, fazendo as naus afastarem-se de suas rotas. Surgindo um portal, que a conduz por várias dimensões através dos tempos, chegando asim Helena na Bahia, em plena região do Pelourinho.

Sua recepção não podia deixar de ser calorosa, logo a acolhem, fazendo Helena apesar de assustada, sentir-se em casa.

Estava acontecendo nesse dia uma das festas mais tradicionais, a Lavagem do Bonfim, em 11 de janeiro, onde as baianas, com seus vasos e águas de cheiro, lavam a escadaria da igreja.

Encantada com as pessoas, coisas e cores que vê por todos os cantos, Helena, dislumbra-se e envolve-se naquela magia, e como mulher mais bela do Peloponeso, Helena compara-se à beleza das mulheres baianas e a julgam tão lindas quanto ela

Querendo conhecer mais desta nova terra, Helena deixa-se levar pelo som do ensaio do Olodum, juntando-se a todos que dançam ao som de suas fortes batidas.

A culinária baiana é provada por Helena, entre um descanso e outro, deliciando-se com algumas especialidades, como o acarajé e o vatapá.

E assim Helena vive sua nova vida, acompanhando o desfile do Bloco Filhos de Gandhi, agitando nos trios elétricos, curtindo todo o axé baiano, costumes, cultura, religião, amores, esquecendo por completo sua vida passada, vivida em encarnação anterior, capaz de causar batalhas entre gregos e troianos.

A S.R.B.E. do Lavapés, vem mais uma vez mostrar um enredo que busca a criatividade e ousadia, dentro de nossa realidade. O enredo "A Viagem de Helena de Pelô a Pelô" mesela a história com um sonho, mas um sonho real, onde tudo parecerá muito claro e palpável a todos nós.

Iremos partir da Grécia Antiga... quando Páris, um príncipe troiano é convocado para escolher a mais bela das Deusas. Dando início a uma disputa entre candidatas, Atena, Hera e Afrodite.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.R.B.E.E.S. LAVAPÉS PIRATA NEGRO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados