::.. CARNAVAL 2002 - G.R.C.E.S. ACADÊMICOS DO IPIRANGA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  10/02/2002
Ordem de entrada:  8
Enredo:  Legado dos Iorubás
Carnavalesco:  Ednei e Selma
Grupo:  3 - Leste
Classificação:  3º
Pontuação Total:  96,0
Nº de Componentes:  350
Nº de Alegorias :  1
Nº de Alas :  8
Presidente:  Patrícia Waleska Aniceto Fiuza
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Bolão
Intérprete:  Jaiminho
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Sidnei
Porta-bandeira:  Silvia
SAMBA-DE-ENREDO

ACADÊMICOS DO IPIRANGA
COMPOSITOR: JOSÉ LUIZ BRANDINO (BICUDINHO)

 

SACODE IPIRANGA, VAMOS BALANÇAR

SOU NEGRO, SOU HERANÇA

DO LEGADO IORUBA

UM ATO POLÍTICO, A COROA PRESSIONOU

E A PRINCESA ISABEL A LEI ÁUREA ASSINOU

 

LIBERDADE AFINAL, É O FIM DA ESCRAVIDÃO

EM BUSCA DA FELICIDADE, NA CRUEL SOCIEDADE

SE DEPAROU COM A OPRESSÃO

E NOS SEUS ANTEPASSADOS FOI BUSCAR

A FORMA DA SOBREVIVÊNCIA

LEVANTANDO ESTANDARTES

CRIOU A SOCIEDADE E A PRÓPRIA INDEPENDÊNCIA

 

SENHORA DA LUZ, CLAREIA

ESSA UNIÃO

DAS SENZALAS E QUILOMBOS

A LUTA CONTINUA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

 

E PASSO A PASSO

CONQUISTOU O SEU ESPAÇO

AS MARGENS DO RIO IFÉ

NEGRO FORTE E VALENTE

ENCANTANDO ESSA GENTE

ACADÊMICOS DIZ NO PÉ

 

SUA ARTE, CULTURA, COSTUMES, TRADIÇÃO

TRÊS SÉCULOS DE GLÓRIA

SOBREVIVEU A ESCRAVIDÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Ednei Pedro Mariano

 

A irmandade do Ipiranga em mais uma festa carnavalesca, ergue seus estandartes para materializar outra página de nossa história.

Legado dos Iorubás é o tema, bravos guerreiros de Ifé abrirão o cortejo dos Acadêmicos. A nossa viagem começa na análise que fizemos do movimento que culminou com a abolição dos escravos no Brasil. Sabemos que a Lei Áurea foi mais um ato político que um projeto social, parte desta luta deve-se aos Marçons através de advogados, poetas, pintores e alguns políticos que pressionaram o Passo Imperial além da pressão interna, os Ingleses também contribuíram de forma política para que 13 de maio de 1888 as correntes das senzalas deste país fossem quebradas.

A nossa ligação com os Iorubás começa após a libertação, pois sem um projeto social o negro foi obrigado a viver a margem da sociedade, busca na união dos quilombos na estratégia destes antepassados a fórmula para sobreviver. Formou grupos, sociedade sempre apoiados por suas mulheres, as Senhoras de Luz, que coordenavam todo trabalho social, assim a massa negra seguia uma legião para a liberdade, legado de um povo dos antepassados que tiveram sua referência no território hoje nigeriano, onde desenvolveu-se a grande civilização de Ifé, o reino Iorubá.

Técnicas de agrupamento fez com que este povo crescesse pela garra, preservação dos costumes e na tradição de passar sua arte cultural de pai para filho. Povo que seguia sua marcha e conquistas ao longo do Rio Ifé, reis, sacerdotes e rainhas à frente de guerreiros e guerreiras, fundando cidades, receberam influência dos cristãos nas cruzadas, a meta era conquistar e influenciar tendo vários encontros com outras culturas.

Dos árabes incorporaram formas e fórmulas para montagem de acampamentos, conhecer o islamismo e a força de Alá se incorporou em parte deste povo, os Iorubás seguiram nesta marcha por quase três séculos até a entrada no continente africano pelo europeu. Muitos descendentes desta dinastia tombaram e vieram como escravos para o Brasil, mas suas técnicas sobreviveram os anos de escravidão servindo como referencial e resistência aos negros libertos no Brasil, por este motivo vale ouro o "Legado dos Iorubás".

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. ACADÊMICOS DO IPIRANGA
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados