::.. CARNAVAL 2001 - G.R.C.E.S. TRADIÇÃO DA ZONA LESTE................................
FICHA TÉCNICA
Data:  25/02/2001
Ordem de entrada:  4
Enredo:  São Paulo, Terra de Todas as Raças
Carnavalesco:  Serginho do Morro
Grupo:  3 - Leste
Classificação:  1º
Pontuação Total:  98,5
Nº de Componentes:  600
Nº de Alegorias :  1
Nº de Alas :  12
Presidente:  Sérgio Sanches Garcia - "Serginho"
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Jorjão
Intérprete:  Nelinho, Chú, Biro e Luiz
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Jeferson
Porta-bandeira:  Nina
SAMBA-DE-ENREDO

MALUNGOS
COMPOSITORES: MARQUINHOS/ PERNINHA/ GRUDE/ NIL/ RICARDINHO

 

DESDE OS TEMPOS DOS ÍNDIOS

QUE VIVERAM NESTA TERRA

PLANTARAM A PRIMEIRA SEMENTE

E SURGIU UMA SELVA DE PEDRA

BOÊMIOS, MALANDROS E ARTISTAS

FAVELAS, MANSÕES, SAMBISTAS

TERRA DE TODAS AS RAÇAS

PAULICÉIA DESVAIRADA

CIDADE DO MEU CARNAVAL

 

SAMPA IMBUÍDA DE PAIXÃO ÔÔÔ

A TRADIÇÃO ME TROUXE O SAMBA

QUE TE TOCA O CORAÇÃO

 

CIDADE DOS BANDEIRANTES

DE MIGRANTES E IMIGRANTES

DE ENCANTOS MIL

FRATERNA E MISCIGENADA

POR TODOS TÃO AMADA

ORGULHO DO MEU BRASIL

 

TIRA ONDA BATERIA

EXPLODE CORAÇÃO

QUERO PAZ E ALEGRIA

QUANTA EMOÇÃO

SOU ZONA LESTE

100% TRADIÇÃO.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: José Aparecido Silva

 

APRESENTAÇÃO

A G.R.C.E.S. Tradição da Zona Leste, com suas cores: azul, branca e preta, traz para o Carnaval 2001, o enredo São Paulo Terra de Todas as Raças; a escola vai prestar uma homenagem a todos os emigrantes e migrantes que vem para o nosso torrão em busca de uma vida melhor e, também ao nosso povo e a nosso estado que é sem dúvida nenhuma o grande pulmão do Brasil.

HISTÓRICO

São Paulo do índio que foi o primeiro que chegou ou aquele que aqui já se encontrava, São Paulo dos Bandeirantes, dos jesuítas que através dos Padres José de Anchieta e Manoel de Nóbrega teve sua fundação em 25 de janeiro de 1554, São Paulo dos portugueses que foram os primeiros emigrantes que aqui chegaram, São Paulo dos magníficos arranha-céus, dos grandes casarões, de lindas mansões, palacetes, também das favelas, de diversos viadutos, calçadões, magazines, shoppings, de inúmeros supermercados, das grandes avenidas, do metrô, das luzes da ribalta, do matiz, do operário, do malandro, dos artistas, das inúmeras indústrias, dos grandes parques, teatros, cinemas, danceterias, restaurantes, da cultura, de grandes empreendimentos, das grandes faculdades, dos grandes hospitais, enfim metropolitana do mundo, acompanhada de um interior riquíssimo que também por sua vez é dono de um solo bastante fértil onde tudo que se planta dá.

E se São Paulo é hoje este gigante, devemos agradecer em muito esse povo que vem de fora, sejam eles emigrantes ou migrantes. Na verdade esses povos saem de seus lugares e vem para São Paulo na esperança de uma vida melhor e quando chegam aqui submetem-se a trabalhar em qualquer ramo de trabalho. Além de oferecerem seus esforços no que diz respeito ao campo de trabalho ainda colaboram em muito para o nosso crescimento e desenvolvimento cultural de nossa terra, através de suas culturas e costumes diferentes, ex: folclore, religiões, músicas, artes, culinária, festas, etc. Enfim nos proporcionando momentos de muitas alegrias e nos dando novos conhecimentos.

É bom destacar que esses povos se espalham pelo nosso estado; na capital podemos vê-los nas indústrias, comércios, construção civil e até mesmo em trabalhos particulares, no caso autônomo, etc.

Já no interior agarram-se na agricultura e pecuária.

Dentre os povos de inúmeras nações que vem para a nossa querida São Paulo, destacamos aqui as mais populares. Ex: pelo lado dos migrantes os que mais aparecem em nosso torrão são os baianos, mineiros, pernambucanos, cearenses, paraibanos, alagoanos, piauienses, sergipanos, paranaenses, gaúchos, etc. Já os imigrantes podemos destacar sem nenhuma dúvida os portugueses, alemães, japoneses, espanhóis, italianos, coreanos, chineses, árabes, holandeses e tantos outros de diversas nações que aparecem em menores números.

Na verdade esses povos chegam em São Paulo e de uma forma ou de outra acabam encontrando suas colocações; se irmanam com os paulistas ou paulistanos e sentem-se como se estivesses em seus próprios países ou estados, pois aqui eles encontram uma São Paulo hospitaleira, fraterna, miscigenada, ou seja do índio, branco, negro, amarelo, abençoada, sem preconceitos raciais e, acima de tudo muito amável com todos os povos que nela habitam.

Deu uma coisa é certa! Essa paulicéia desvairada, mas muito gentil com os seus filhos, vem mantendo a sua tradição, pois desde seus primórdios é que vem recebendo, e acolhendo pessoas de tudo quanto é parte de nosso planeta.

É por tudo isso que a Tradição da Zona Leste tem a honra de parabenizar São Paulo por ser realmente uma terra de todas as raças e, também agradecemos a todos os povos de nossas e de outras regiões.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. TRADIÇÃO DA ZONA LESTE
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados