::.. CARNAVAL 1999 - G.R.E.S. UNIDOS DO VALE ENCANTADO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  6
Enredo:  Ceará - Fortaleza, a Terra da Luz
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  2
Classificação:  3º
Pontuação Total:  193,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Mário Caetano
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: ALA DOS COMPOSITORES

 

SOU VALE, SOU FORTALEZA, ENCANTO E BELEZA

EU SOU ALEGRIA DESSE TEU CANTAR

TRAZENDO EM POESIA A HISTÓRIA DO MEU LINDO CEARÁ

 

PALCO DE GRANDE BATALHAS, FLECHAS, CANHÕES, MURALHAS

MEU CEARÁ SOBREVIVEU É FORTALEZA

DE PRAIA E SOL SERTÃO LUAR

 

QUANDO OS LUSOS LÁ CHEGARAM, VISANDO A COLONIZAÇÃO

INSTALARAM NA CIDADE O FORTE DE SÃO SEBASTIÃO

E PENSANDO EM GUERRA, EM TESOUROS

EM DOMÍNIO SÓ EM OURO NÃO CULTIVAM ESSE CHÃO

PREVALECEU A AMBIÇÃO MAS VEIO A VOZ DO CORAÇÃO

ANTONIO CONSELHEIRO LÁ SURGIA

LUTANDO PELA NOVA MONARQUIA

E FOI CANUDOS O CENÁRIO

DA MAIOR BATALHA DE NOSSOS DIAS

 

E DE LÁ PRA CÁ

QUANTA BELEZA SE INSTALOU NESSE LUGAR

SABEMOS DAS DIFICULDADES DO SERTÃO

QUEREMOS FLORESCER O NOSSO CHÃO

MULHER RENDEIRA

REZE UMA PRECE PRA CHOVER NO MEU SERTÃO

 

VEM QUE A FESTA JÁ VAI COMEÇAR

JANGADA DOS DRAGÕES DO MAR CHEGOU

A CHEGADA DOS CABOCLOS FESTA TRADIÇÃO

É O FOLCLORE QUE ENVOLVE A MULTIDÃO

 

ACENDE O FAROL DE MUCURIPE

NÃO VOU DEIXAR MEU CARIRI EU SOU DAQUI

E VOU FICAR

 

PADRE CÍCERO DE JUAZEIRO É O PADROEIRO

DO MEU CEARÁ ÔÔÔ.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor:

 

Nossa intenção é mostrar um pouco do que é, e o que representa o Ceará em nosso país. Na verdade queremos retratar sua história desde a época de sua colonização até os dias de hoje.

SUA HISTÓRIA

Belíssimo estado brasileiro, um dos nove do nordeste, conhecido também como A Filha do Sol ou A Terra da Luz, oitavo em população, com clima semi árido ainda quente, que no início de sua colonização era habitado por indígenas que viviam no litoral e no alto do sertão.

Foi colonizado por portugueses e holandeses, dos portugueses tivemos o primeiro povoamento que se deu com Pero Coelho de Souza, seu sucessor. Martins Soares Moreno, levantou o Forte de São Sebastião.

Sem meios de progredir a povoação, os portugueses entram em decadência, e caem sob o domínio holandês que também não sabem tirar proveito da terra, considerando a região economicamente inaproveitável e não procuram desenvolve-la. Os índios aproveitando a chance destroem o Forte de São Sebastião.

Definitivamente derrotados, os holandeses entregam o Forte aos portugueses que mudam seu nome para Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, hoje Fortaleza, originando assim o nome da capital e principal cidade do estado.

Na história não podemos esquecer de Antonio Vicente Mendes Maciel (Antônio Conselheiro), líder religioso que se estabeleceu em Canudos, considerado o responsável em querer instaurar novamente a monarquia no Brasil, indo contra as poderosas família e políticos. Isso gerou uma verdadeira guerra civil, considerada uma das maiores lutas do povo brasileiro.

Obs: "Citamos Canudos, porque embora se situasse ao norte da Bahia envolveu o povo nordestino em geral, em especial o povo sertanejo do Ceará.

Estado de temperatura quente, cuja vegetação na caatinga e todo o sertão são os cactos; terra dos jangadeiros que buscam no mar sua alimentação e única fonte de renda. Suas industrias; a principal, o setor têxtil, compreende o beneficiamento, a fiação e a tecelagem de algodão, que nos fornecem rico artesanato através de suas lindas rendas e redes. Rico também em artesanatos voltados à cerâmica arte herdada pelos índios nativos da região.

A seca sempre foi e ainda é hoje o maior problema do Ceará, provocando constantes migrações da população, embora ainda hajam aqueles que lutam e resistem contra esse mal, mantendo sempre a esperança de um dia ver esse chão florescer.

Rico em seu turismo, com belas praias, tendo o Farol de Mucuripe como um dos principais pontos turísticos, junto com o Vale do Carirí, onde está situada a cidade de Juazeiro do Norte, centro dos romeiros, do nosso "Padre Cícero", sacerdote brasileiro, líder de um culto religioso popular em todo nordeste, venerado como um santo e padroeiro do estado, com uma estátua considerada o segundo maior monumento do Brasil, e festejado todos os anos nos dias 01 e 02 de novembro. Outras festas populares temos em Fortaleza, destacando-se "A regata das Jangadas", "Dragão do Mar", "Chegada dos Caboclos".

Na sua literatura nacional citamos José de Alencar, romancista, teatrólogo, crítico e político brasileiro, autor de muitas obras literárias, entre tantas, citamos Iracema, escrita em 1865.

Outros literários: Capistano de Abreu, Raquel de Queiroz, etc.

Na sua história política tivemos: Tristão Gonçalves, que até hoje é considerado um dos heróis do Ceará, tivemos também Castelo Branco, um dos presidentes do Brasil.

Na cultura podemos citar: Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, considerado o maior poeta do país; Luiz Raimundo Gagner, Falcão, músicos de nossa MPB.

No nosso humorismo, temos Chico Anísio, maior humorista do Brasil, juntamente com Renato Aragão e Tom Cavalcante.

"Enfim Ceará a terra da luz, terra de tantos encantos, nossa terra, nosso chão, um pedaço de nossa beleza, um pouco de nossas riquezas, uma fatia de nosso país que vale a pena ser lembrado em nosso carnaval e em todos os momentos de nossa história". Salve o Ceará, Salve o Brasil, Salve o Vale Encantado.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.E.S. UNIDOS DO VALE ENCANTADO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados