::.. CARNAVAL 1999 - G.R.E.S. IMPERATRIZ DA PAULICÉIA................................
FICHA TÉCNICA
Data:  14/02/1999
Ordem de entrada:  5
Enredo:  Arlequim, Pierrôs e Colombinas
Carnavalesco:  não consta
Grupo:  3 - Leste
Classificação:  4º
Pontuação Total:  92,0
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO

UNIDOS DE VILA MARIA
COMPOSITORES: MAURO PIRATA/ MESTRE LAGRILA/ XUXA DO CAVACO

 

É CARNAVAL, MEU AMOR

EU TO FELIZ

SOU ZÉ PEREIRA NA IMPERATRIZ

 

SOU DA PAULICÉIA, EU VOU MOSTRAR

A ORIGEM DESSA FESTA POPULAR

ARLEQUIM, PIERRÔS, COLOMBINAS

E DA BATALHA DE CONFETE E SERPENTINA

OREI E SUA CORTE DE NOBREZA

FOLIÕES NUM IMPÉRIO DE RIQUEZA

SURGIU BATERIA, PANDEIRO, TAMBORIM

E A FESTA SE FORMOU ASSIM

 

PELO TELEFONE... VOU AVISAR

Ô ABRE ALAS EU QUERO PASSAR

O TEU CABELO NÃO NEGA MULATA

ABRE A JANELA É NOITE DE SERENATA

 

HOJE É SÓ SAUDADES QUE SINTO

DO TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS

MAS O SAMBA SOBREVIVE

ESCOLAS ENGRANDECEM NOSSOS CARNAVAIS

 

LUXO, RIQUEZAS E FANTASIAS

COSTUMES REGIONAIS, MISTÉRIO E MAGIA

SÃO TEMAS NESSA FESTA DE PAZ E DE AMOR

ETERNO FOLIÃO EU SOU.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Mestre Lagrila

 

A Imperatriz da Paulicéia, traz para o carnaval de 1999, o enredo "Arlequim, Pierrôs e Colombina", tradição carnavalesca que herdamos de alguns séculos.

Alegria, alegria, está chegando a hora, novamente é carnaval. Surgiu na Grécia Antiga, chegando ao Brasil no século XVII, mais precisamente no ano de 1647, trazido de Portugal. Foi por muito tempo uma festa de elite e da burguesia. Ao cidadão comum, não era reservado o direito de participar.

Surge no ano de 1853, um cidadão de nacionalidade portuguesa, um sapateiro de ofício, cujo apelido de "Zé Pereira", e que começou a desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro, tocando um bumbo, ficando muito conhecido e famoso.

Quem não conhece Zé Pereira? Sim o patrono do carnaval brasileiro, festa maior da nossa gente.

E assim com o pontapé inicial dado pelo "Zé Pereira" nos anos subseqüentes foram surgindo os cordões carnavalescos, trocas, ao som de música erudita, e outras modas regionais, como o "Maxixe", o "Maracatu", etc... Na seqüência foi criada a "Marta-Rancho", tornando-se assim uma festa popularíssima, ganhando uma miscigenação de raças e ritmos consequentemente surgiu o Samba.

Nas ruas organizavam-se os princípios de uma estrutura que até hoje são seguidas em quase toda a sua totalidade. Construia-se assim: o Rei Momo e sua Corte, os adereços simbolizavam a riqueza do império, a comissão de frente simbolizava as forças armadas, os carros alegóricos representavam o poderio bélico da corte. A bateria representava a banda musical das grandes campanhas, os componentes representavam os soldados e servidores da corte, os compositores simbolizavam o corpo de conselheiros e sua elite. Os destaques, os convidados do rei, e a ala das baianas, as cozinheiras do palácio da corte.

Surge o entrudo, tradição herdada dos portugueses, na qual os foliões faziam guerra com água e farinha. A imprensa fazia campanha contra e defendia o carnaval no estilo dos fogueiros europeus. Passou-se então para as "batalhas de confete", com a introdução do bumbo do "Zé Pereira". Surgiram também os tamborins, pandeiros e frigideiras. E assim evoluía para o que é hoje o nosso carnaval de rua, avenida transbordante. Ouve-se forte a batida dos surdos de marcação, o tilintar dos tamborins, do repique, as caixas. Foliões que chegam de todos os lados, piratas, odaliscas, chapéu palheta, arlequim e colombina.

Apareceram assim também os primeiros sucessos musicais carnavalescos no Rio de Janeiro, como a marchinha "Abre Alas", "Vem Cá Mulata" e outros seguiram pelo "Telefone", primeiro samba gravado que abriu caminho para um novo e envolvente ritmo, como "O Teu Cabelo Não Nega", "O Orvalho Vem Caindo", "Linda Laurinha", etc.

Hoje a música de carnaval não une mais o povo numa única voz. Os enredos, as letras escolhidas, seguem cada qual uma linha de pensamentos herdadas ou não, ligadas às culturas regionais.

Enfim, o carnaval vale pelo clima que se cria em sua volta, fazendo com que se renove as energias para a luta do cotidiano.

As Escolas de Samba estão aí, luxuosas, coloridas, com encantos, irreverência, protesto, ou seja, tudo como o povo gosta.

Saudades do tempo que não volta mais...

Mas o samba sobrevive. As Escolas de Samba engrandecem os nossos carnavais. Todas com muito luxo, riquezas, fantasias, costumes regionais, mistérios e magia. E nós somos o éter nos foliões com Arlequim, Pierrôs e Colombinas.

Pedimos licença aos Srs. Jurados, a mídia, neste carnaval de 1999.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



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