
SINOPSE INTERPRETATIVA
A A.C.S.E.S. Primeira da Aclimação, renova o pensamento com a intenção de fortalecer suas ações e finca o pé na avenida com o objetivo de criar forças para recomeçar uma nova história.
Laroié!
Exú nos ensina que o solo sob nossos pés é sagrado, é solo regado com sangue, suor e lágrimas ancestrais. Então, firmada nas raízes africanas, com as crenças do povo preto - que trouxe em sua cultura a fé, o ritmo e a dança - a Primeira desafia seu próprio futuro, pedindo ao Guardião do Axé e da comunicação exclusivamente para que abra nossos caminhos, revigore nossas forças e nos ajude a trazer de volta a alegria ao terreiro da Aclimação.
Canta, lyamorô! Traduz em melodia o seu amor. Evoca Exú, vai ter xirê no asfalto! Prepara o padê, rega a farinha com dendê. Bode para te atrair, galo para te agradecer; tem pimenta e miúdos, milho no óleo de dendê. Saudemos Exú! É festa, é alegria, dançam todos orixás.
Laroiê, Exú!
Leva desse para outro plano o meu pedido, meu penar; abra todos os caminhos para que eu possa triunfar. Tu és chave e cadeado, és o prender e o libertar. Quebras todos os grilhões que me impedem de voar. Atende o meu pedido, nos permita renascer. O samba que hoje canto toca atabaques a você!
Fogo que alumia a noite, luz que clareia a verdade; ilumina nosso povo que te clama em unidade. Em forma de oferenda, um desfile de emoção. Alvorece as encruzas que enlaçam o coração. Certo ou errado? Certo e errado! Sei que não és uni, mas a face e o verso, o fronte e o lado. És o furor da ira e o pulsar apaixonado.
Salve o candomblé! A força do batuque, que singrou oceanos e atravessou gerações, é a energia que conduz nosso desfile. Salve a África que resiste no Brasil! Salve o samba e a essência ancestral. Salve a memória preta! Salve a multiplicidade e a diversidade que se encontram em Exú.
A ancestralidade não faz parte apenas do passado, mas estará presente em nosso futuro! Esse é o nosso pedido e o nosso compromisso. A Primeira da Aclimação é parte desse movimento.
Laroie, Exu! Abra os caminhos de um novo tempo e venha brincar carnaval.
SINOPSE EXPLICATIVA
Completando 42 anos de história, a A.C.S.E.S. Primeira da Aclimação se vê diante de uma encruzilhada. Neste que talvez seja o momento mais difícil da história de nossa agremiação, a comunidade precisou se unir e decidir que caminho seguir para conseguirmos retomar as veredas da glória. Mais do que nunca, é necessário ter sabedoria e coragem para traçar um novo futuro, recalcular a rota. É por isso que a Primeira neste momento recorre ao senhor dos caminhos, fincando os pés em nossas raízes ancestrais. Nosso desfile toma forma de oferenda, materializando a nossa gratidão e reforçando o nosso compromisso de levar sempre adiante a memória ancestral.
Assim, iremos apresentar um mosaico sobre o Orixá Exu, os Guardiões (Exus e Pombogiras) o cavaleiro das Encruzilhadas. Falar sobre Exu e a Esquerda é falar de energia, potência, força, proteção, serviço, fidelidade, dedicação e fé. Que nos protejam sempre, para que possamos passar por todos os caminhos e encruzilhadas, aprendendo as lições de amor e de dor. Laroiê, Exú! Abra os caminhos de um novo tempo.
Exú é primazia. Nele tudo se inicia. Nas cerimônias do candomblé, Exú é o primeiro orixá a ser saudado, porque é ele o responsável por intermediar os homens e os orixás. O padê de Exú é o preâmbulo do xirê, o primeiro ato. Nele são oferendados alimentos do gosto de Exú, como: opeté de batata inglesa, bife de fígado, milho cozido, pipoca, sardinha, caqui, tomate, melancia e frutas em geral. O padê de Exú é celebrado pela lyamoro, que entoa louvores ancestrais enquanto prepara os alimentos do orixá amado.
Bodes e galos são animais dos quais Exú mais gosta. Entre os alimentos preferidos do orixá estão: pimenta, miúdos e milho no óleo de dendê.
No rito do xirê, os orixás são cultuados com cânticos e danças. "Xirê" é uma expressão de origem iorubá que traduz o ato de brincar e dançar em roda. O rito é marcado por um tom de alegria e festividade. Ao longo do xirê os próprios orixás vêm a Terra para desfruir com seus filhos. Sempre o primeiro orixá a ser celebrado no xirê é Exú, também porque ele é o intermediador entre o mundo dos homens e os céus, Aiyê e Orum. Sem Exú é impossível haver comunicação entre esses dois universos. Ele domina a língua dos mortais e a língua dos orixás.
Ele é a ponte entre os dois mundos, que nele se tornam um infinito em comum. É Exú quem leva os pedidos humanos ao Orum. No pedido vai sempre um agrado antecipado. Exú trabalha com o princípio da reciprocidade. Exú é chave e cadeado, portal e porteira; detém o poder de trancar e abrir o caminho que convém. Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afrobrasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais. São divididos em categorias como exus coroados, exus batizados e exu pagãos (exu de duas cabeças, que estão ainda em fase de doutrinação).
Exú é o fogo que ilumina o caminho, ajudando seus filhos a encontrarem seu destino. Exú é a ambiguidade humana, é a singularidade divina. É a porta da entrada e também é a saída. Exú é o dono dos caminhos, a realeza das encruzilhadas; a uns mostra a sua ira, a outros acompanha na estrada. Ele é a mensagem e o mensageiro; é metade revelação, mas é mistério por inteiro. Ressoem os atabaques... salve o candomblé!
Para reconstruir nossa história, saudamos hoje o grande mensageiro: Laroiê, Exú!
Que ele traga proteção ao nosso povo e justiça para o nosso pavilhão; coragem e sabedoria na perseguição de nossos objetivos. Que faça a conexão de nossa comunidade com o mundo espiritual, emanando fartura, força, prosperidade e sorte.
E assim, confiantes em nosso caminho, cantaremos Exú. E ele gargalhava... tudo havia voltado ao seu lugar. O mensageiro entre o órun e o ayé não perderia sua razão de existir. Os segredos da vida foram finalmente compreendidos e a humanidade passou a entender que o bem e o mal devem existir, pois "não há luz sem que haja escuridão". A cada mortal há a difícil missão de harmonizar essa dualidade. E neste desfecho, houve então entendimento, pois "Exu, são as costas de Oxalá!". Vamos sem medo! Exú chegará na frente! Abrindo os caminhos da Primeira!
Laroiê, Exú!
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