
O bairro de Vila Prudente foi fundado no dia 04 de outubro de 1890.Ele leva este nome em homenagem ao então governador de São Paulo o italiano Prudente de Morais (seu nome completo era Prudente José de Morais Barros). 04 de outubro é o dia do nascimento de Prudente de Morais.
Em 1894, já como senador, candidatou-se e se elegeu presidente da República, exercendo seu mandato entre 1894 e 1898. Só então, no dia 21 de dezembro de 1898 Prudente de Morais veio a conhecer o bairro que leva seu nome.
Os fundadores do bairro foram 4 italianos natos: os irmãos Pantilios. Bernardino e Emídio Falchi, e o financista Serafim Corso.
Logo após a compra da gleba de 1,1milhões de metros quadrados, os irmãos Falchi implantaram no bairro uma fábrica de chocolate que levava seu sobrenome (chocolate Falchi) e uma cerâmica (cerâmica Vila Prudente).
Foram estas duas empresas que trouxeram gente para Vila Prudente.
Digno de nota foi a construção do Orfanato Cristóvão Colombo com sua obra iniciada em 1896 pelo jovem padre José Marchetti. Por seu esforço sobre humano para conseguir recursos para a obra padre Marchetti morreu aos 27 anos de idade.
Ainda hoje o vetusto prédio do Orfanato é uma referência no bairro.
Outro ponto a destacar é que a irmã do padre José Marchetti, madre Assunta Marchetti (1871-1948) foi sua grande colaboradora, e dedicou-se integralmente aos órfãos. Pelo seu trabalho messiânico foi beatificada em outubro de 2014.
O padroeiro do bairro é Santo Emídio, santo este que na Itália é considerado o santo protetor contra terremotos e catástrofes.
A família Falchi era devota de Santo Emídio, tanto que deram seu nome a um dos filhos.
A primeira capela em louvor ao santo foi construída no começo do século 20. Em 1939 a capela foi entregue aos padres holandeses, tendo à frente padre Damião Kleverkamp, que não só construiria a matriz de Santo Emídio como fundaria o Círculo Operário (destinado a dar assistência médica e educacional aos trabalhadores) e a escola do Círculo (hoje Colégio João XXIII). A fanfarra, depois Banda marcial do Colégio João XXIII se sagraria campeã nacional da categoria.
Por seu trabalho sobre humano, padre Damião morreria com 47 anos de idade. E hoje é nome da praça central do bairro. Na praça, em comemoração ao centenário do bairro foi erguido um obelisco idealizado por Newton Zadra.
No começo do século 20 os Falchi mudaram sua fábrica do bairro. No local instalou-se a Manufatura de Chapéu Oriente, que se destacaria por sua preocupação com os empregados. Através de sua ajuda foi implantada uma escola e fundado o Oriente. F.C que teve um dos maiores e melhores time de futebol amador de São Paulo. De suas fileiras saiu o jogador Alexandre de Maria que atuou no Corinthians e depois foi jogar na Itália, aliás o primeiro jogador brasileiro a ir para Europa. Na sede do Oriente na Rua Itamumbuca realizavam-se bailes, sessões de teatro e reuniões sociais.
Na área esportiva, outro clube de futebol brilhou intensamente. Foi o Búfalo F.C fundado dentro da Industria Paulista de Papel e Papelão o Búfalo conquistou o título de Galo de Ouro, maior laurel entre times varzeanos de São Paulo.
Dentro da Industria de papel, conhecida no bairro por "Papelão", seria fundado em 1939 o bloco carnavalesco "Cabeções de Vila Prudente" tendo à frente Sérgio Pizzo e familiares (Sérgio era um dos gerentes da fábrica). O bloco Cabeções fez enorme sucesso nos anos que desfilou pelo bairro e até no centro da cidade. Ele criou base para a Escola de Samba Cabeções de Vila Prudente, fundada em 1968, tendo à frente o mítico Tico (Newton Aristides Camilo) falecido recentemente.
Outra escola de samba do bairro que marcou o Carnaval paulistano foi a Principe Negro, carregada pelo idealista Arcílio (Alcides) Nunes e sua mulher tratada com carinho por Tia Elvira.
As duas escolas se fundiram em 1982, formando o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba União Independente de Vila Prudente.
O bonde chegou ao bairro em 1912.era o único meio de transporte que ligava Vila Prudente à cidade. A linha 32 chegava até o final da ria capitão Pacheco Chaves. O ônibus elétrico (trólebus) foi inaugurado em fevereiro de 1980, e o Fura-fila em março de 2009.
A estação Vila Prudente do metrô foi inaugurada em agosto de 2010 e a estação do monotrilho em agosto de 2014 (a primeira linha de monotrilho do Brasil).
Sobre transporte não se pode esquecer que no início de século 20. Vila Prudente tinha uma linha de bonde a burros que ia do centro do bairro até a estação da estrada de ferro do Ipiranga.
O apresentador Raul Gil, nasceu e cresceu em Vila Prudente, no Parque Servilha, outros artistas importantes do samba Eliana de Lima, nosso saudoso e querido intérprete Dom Marcos também fizeram suas histórias, foram figuras geniais e marcantes em nosso bairro.
Empresas que tiveram grande participação no desenvolvimento do bairro: Fábrica de Louças Zappi, Tecelagem Vania e Padaria Cepam.
|