
Prefácio
De uma forma alegre, e com bastante humor, a Escola de Samba Saudosa Maloca, levará para a avenida, um enredo que transita entre a ficção e a realidade.
Passando por diversos caminhos, mostraremos que rei é aquele indivíduo que detém o poder absoluto ou grande parcela de poder. É também uma pessoa soberana dotada de uma áurea mágica.
O título do nosso enredo: "Que rei sou eu? Do castelo real à corte do carnaval", contará a história de alguns reis conhecidos. Essa noite será magica pois alegraremos a avenida com nossas majestades.
Dividido em três setores:
1º Olhos negros cor da noite, obra da Mãe Natureza A pureza que esconde, realça tua beleza! Abram Alas para a realeza negra;
2º O rato roeu a roupa do rei de Roma... Histórias e Lendas Sobre Reis;
3º É carnaval, vamos fazer folia por favor!!! Festa Para os Reis da Alegria Com o carnaval temático e queremos transmitir para o público que carnaval é a mistura da fantasia com realidade.
Abram os olhos e se permitam que a coroa da Saudosa ilumine nosso grandioso desfile de Reis, afinal quem foi Rei nunca perde a majestade.
Enredo
Setor 1
A ganância do Rei Midas nos mostrou que devemos ter cuidado com os nossos desejos.
Conta a lenda que Midas vivia em abundância em seu castelo com sua amada filha, ele tinha muito ouro, ambicioso queria cada vez mais. Um belo dia em um de seus passeios, viu um homem bêbado caído, logo o reconheceu e ordenou aos seus guardas que o levasse para o seu castelo, o homem era o pai de Baco (Deus do Vinho). Após sua melhora o levou para o seu filho. Agradecido Baco ofereceu a Midas a realização de um desejo, então Midas pediu que tudo que ele tocasse virasse ouro, desejo concedido, embora o Deus Baco tenha ficado muito triste com a escolha do Rei Midas. Feliz Midas voltou para casa e no caminho tudo que tocava virava ouro, pedras, galhos... no palácio ordenou que preparassem um grande banquete, então verificou horrorizado que tudo que tentava comer ou beber virava ouro, desesperado e arrependido queria se livrar daquele poder, ele estava morrendo em meio a tanto ouro. Vendo seu desespero sua filha corre para abraçá-lo e se transforma em ouro. Triste Midas pede em oração que o Deus Baco o livrasse daquela maldição, Baco ouviu e consentiu ordenando que o rei mergulhasse no rio e que assim tudo voltaria ao normal.
Ganga Zumba, nascido em 1630 no reino do Gongo (Angola), foi capturado e vendido como escravo no Brasil. Conseguiu fugir da fazenda que era explorado, foi para o quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas onde os negros refaziam suas vidas ao escapar dos cativeiros na era colonial brasileira. Nessa época todo negro sonhava em fugir e viver a liberdade em Palmares. Livre em Palmares Ganga Zumba se destacou e foi proclamado o primeiro rei de Palmares.
A Família Real Britânica é uma das instituições mais antigas da história humana. Embora hoje ostente mais pompa do que poder, a monarquia definiu os rumos do império até o fim do século 17 e, desde então, acompanhou tudo de perto, com sua fleuma, tradição e luxo. Na atualidade a grande atração fica para a troca da Guarda Real.
Kaô Kabelê, é uma expressão em nagô que significa "venham saudar o rei", salve Xangô! Durante muito tempo ele foi o grande rei de Oyó (cidade onde nasceu, que atualmente faz parte da região ocidental da Nigéria), onde se consagrou o rei da justiça. É uma das divindades africanas mais importante e poderosa, muito cultuado nas religiões afros brasileiras. A força e a coragem deste bravo guerreiro abençoam a todos na terra através de sua luz.
Nelson Mandela, o Rei da Paz, dedicou toda a sua vida contra apartheid que significa "vida separada", um regime de segregação racial existente na África do Sul. Foi caçado, condenado e preso por se tornar um grande símbolo de resistência. Em 1993 recebeu o prêmio Nobel da paz, e de 1994 a 1999 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. Faleceu 05 de dezembro de 2013 aos 95 anos.
Setor 2
Do Céu Veio a Escolha do Novo Rei de Israel, David.
Um pastor de ovelhas
Diante de Deus se curvou
E como recompensa
Uma nação ele herdou
O pastor transformou se em um grande guerreiro e protegido pela fé derrotou o temido monstro Golias, com apenas um estilingue e 05 pedras, assim restabeleceu um grande exército em Israel e tornou-se o grande Rei David.
E no mesmo embalo
Está o Zé do Caixão
Cineasta renomado
Assustava e era engraçado
Cartola, capa e unhas grandes
Assustava a multidão
E por falar de Rei, salve o rei do futebol. Tornando-se o maior jogador do mundo, Pelé atingiu a marca de 1282 gols, 25 títulos de torneios no exterior, um orgulho para o esporte brasileiro, recebeu importantes prêmios individuais entre eles, cavaleiro honorário do império Britânico em 1997, melhor jogador do século FIFA 2000.
Setor 3
Na religião, Folia de Reis vou brincar
Me cobrir de fitas e brilho
Para o nascimento de Cristo comemorar
O leão, símbolo de Rei no mundo animal, é o maior predador da cadeia alimentar. É notável a imponência e força desse majestoso felino. Dono de um poderoso rugido tem título de rei da selva e está eternizado no clássico da Disney o filme "Rei Leão", campeão de bilheteria e vencedor de vários prêmios.
O Rei do Baião é um dos mais importantes artistas no cenário da música popular brasileira. Luiz Gonzaga, também conhecido como Gonzagão, nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco. Acompanhado de sua sanfona, levou para o país e o mundo com seu ritmo, obras e a cultura musical do Nordeste.
Chegou o carnaval, e no período da falia, quem comanda a festa é o Rei Momo. Momo é um personagem do imaginário popular que ganhou vida em 1930. Nos quatro cantos do Brasil, este personagem alegre e bonachão, comanda a folia.
Como se diz o mito, na história da humanidade
Reza a lenda de que um rei, nunca perde a majestade.
E mesmo na Maloca, onde é o meu lugar
Seremos Rei por um dia, até o samba acabar...
|