::.. CARNAVAL 2020 - S.E.S. T.U.P.................................
FICHA TÉCNICA
Data:  23/02/2020
Ordem de entrada:  1
Enredo:  O Meu oxente carrego com muito orgulho de ser nordestino
Carnavalesco:  Marcos R. Góes
Grupo:  3
Classificação:  2º
Pontuação Total:  179,2
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Marcelo Lima
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  Thiago Melodia
Coreógrafo da Comissão de Frente:  Tavo Lopez
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Alexander Oliveira
Porta-bandeira:  Liliane Cocchi
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Nova pagina 2
COMPOSITORES: ALEMÃO DE JESUS/ PLÍNIO DO CAVACO/ MARCINHO ii treze/ tico do cavaco/ marcus marmello/ felipe do cavaco


Lá no meu Sertão deixo a tristeza
A seca, chão rachado e o coração
Mas a fé do sertanejo é valente
Brilha e dura eternamente
Como o luar do meu Sertão
Me abençoe meu "Padin" padre "Ciço"
Vejam só o rebuliço...
"Maria Bonita" vem bailar com o "Lampião"

Reisado, Xaxado, Forró e Baião
Puxa o fole sanfoneiro, Isso aqui "tá" muito "bão"
Ole "mulé" rendera, Ole "mule" rendá!
"Rastapé" baiana, Eu te ensino a namorar


São Pedro, Santo Antônio e São João
Comida típica é tradição
O Frevo é o ritmo da empolgação
Meu povo carrega no peito
O orgulho de ser nordestino
Desde menino
É raça e força do Brasil


OXENTE SOU GUERREIRO, ARRETADO E CANTADOR
UM POVO BEM FESTEIRO, ASA BRANCA É MEU AMOR
EU VENHO DO NORDESTE, VIXI
CABRA DA PESTE TENHO HISTÓRIA PRA CONTAR
COM MUITO ORGULHO A TUP VEM ME EXALTAR.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

INTRODUÇÃO

Para o carnaval de 2020 a Escola de Samba TUP rende homenagens a um povo forte, sonhador, cheio de esperança que carrega na alma o orgulho de ser nordestino, alegre, trabalhador, cada um com sua fé. Ocupando uma região onde predomina o clima equatorial e semiárido, entre a caatinga e as outras vegetações, com temperaturas elevadas e pouca chuva, que cai por é um determinado período de tempo, assim a seca castiga algumas regiões do nordeste.

ENREDO

"POR FALTA D'ÁGUA PERDI MEU GADO, MORREU DE SEDE MEU ALAZÃO" versos da música Asa Branca do saudoso Luiz Gonzaga que retrata a vida do nordestino.

A seca limita as vidas. Que trava um duelo no cotidiano árido, impossibilitando o plantio, mata o gado que sem pastagem definha e morre, surge então a Fome destruindo, devastando vidas, dominando, escravizando e matando sonhos.
 
Mas é da cultura do nordestino que apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos seus Colonizadores Brancos, Índios e Negros, que renasce a Fé de geração em geração, e está incluída na herança herdada de seus Ancestrais que mediante as dificuldades, ter fé é uma forma de continuar a caminhada e a luta pela vida. Eita povo que sabe rezar, a fé tem lá seus mistérios o tal sincretismo, uma mistura sagrada que faz de cada reza um canto pedindo que venha a chuva para molhar o solo e dar de beber ao gado.

É com garra e Orgulho de carregar óxente no peito, Eu Sou Nordestino Cabra da Peste Arretado, que em todo o Brasil espalhou-se rumo a um novo eldorado, com seus Costumes e Lendas, Crendices, Cultos Religiosos e Afro Brasileiros, Capoeira, Nas Artes: Música, Teatro, Cinema, o artesanato que no Região Nordeste é bastante diversificado, produzindo trabalhos confeccionados em Cerâmica, Madeira, Conchas, Rendas e outros materiais. A arte da renda onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do nordestino, Literatura Popular, a literatura de cordel famosa por seus versos expostos e lidos em praça pública, Danças: Reisado, Frevo que é uma dança típica do Carnaval Pernambucano e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO. As Festas: Que são representativas da cultura do Nordeste, uma delas comemoradas no mês de junho e são festejadas com Quadrilha e o Forró, as Festas Juninas que fazem homenagem aos seguintes santos católicos: Santo Antônio, São Pedro e São João, com uma Culinária de dar água na boca, bolo de milho, canjica, pamonha, milho cozido, pé de moleque, quentão, e pipoca, e outras comidas típicas que hoje fazem parte do cardápio e da mesa de muitos brasileiros.

Alagoanos, Baianos, Cearenses, Maranhenses, Paraibanos, Pernambucanos, Piauienses, Potiguares e Sergipanos juntos na força e bravura de um Brasil que não desiste nunca e não arreda o pé, são personagens, atores, cantores, humoristas, escritores e médicos, trabalhadores rurais e a dona de casa e outras Profissões em todas as áreas, hábitos foram transmitidos de geração em geração a garra, bravura e vontade de vencer. Qualidades estas vividas de perto pela convivência na Escola de Samba TUP que de braços abertos sempre recebeu esse povo valente do Nordeste, ÓXENTE.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.E.S. T.U.P.
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados