
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Os Bambas traz para o Carnaval Paulistano de 2019 o resgate de uma das mais importantes obras da literatura infantil "O SITIO DO PICAPAU AMARELO" do grande escritor Monteiro Lobato.
A obra em sua totalidade de 23 volumes levou 29 anos para ser escrito e é reconhecida como uma das mais importantes obras da literatura infantil brasileira tendo sido transformado em versões para teatro, filme e programa de televisão além de ser muito atual.
SINOPSE
Navegando pelas inúmeras páginas da literatura de Monteiro Lobato vamos pelo córrego que passa pelo sitio do Pica-pau Amarelo onde mora Dona Benta uma simpática senhora e seus netos Pedrinho e Narizinho - primos entre si e que vivem grandes aventuras. É nesse córrego que a história "Reinações de Narizinho" começa, pois, foi nele, que Narizinho encontra o Príncipe Escamado do Reino das Águas Claras com quem iria casar-se. Tal cerimônia acabou por não acontecer, pois Rabicó, o leitãozinho de estimação de Narizinho e extremamente guloso, comeu a rosquinha que serviria de coroa de princesa. Nesse conto, Narizinho recebe do príncipe um presente produzido pelo Doutor Caramujo. Uma concha contendo uma pílula mágica que fará a boneca de pano de Narizinho chamada Emília falar... falar... falar... sem parar e, que fará as histórias do sitio ficarem muito mais fantásticas e mágicas.
Na cozinha do sitio, o fogão de lenha não para de funcionar e é capaz de produzir inúmeras receitas como, bombons biscoitos, rosquinhas, bolos, tortas, pudins, manjares e tantas outras guloseimas criadas por Dona Benta auxiliada por Tia Anastácia uma cozinheira de mão cheia e de mente muito criativa... tão criativa que foi capaz de criar de um sabugo de milho uma figura de extrema inteligência chamada Visconde de Sabugosa.
O Visconde de Sabugosa é um ser fictício nascido do milharal do sítio e sua inteligência foi adquirida na Biblioteca de Dona Benta. Nos contos escritos, o Visconde é sempre responsabilizado por Pedrinho para fazer as coisas mais perigosas por ser fácil de ser consertado por Tia Anastácia caso alguma coisa acontecesse com ele. Sempre ameaçado por Emília de ser debulhado, o Visconde faz tudo que a boneca manda inclusive, carregar uma canastra onde dentro estão todos os pertences que Emília vai adquirindo por toda sua história. O Visconde tem tanto medo de ser depenado (termo usado por Emília ameaçando-o de debulhá-lo) que em dois contos "O irmão de Pinóquio" e "Os Doze trabalhos de Hercules", o Visconde sonha com um mundo sem Emília e sem a canastra que ela o faz carregar.
Embora o sitio seja um lugar aparentemente tranquilo onde se possa viver uma vida coberta de fantasias e alegrias ele vive sempre sobre a ameaça do ataque da Cuca, uma bruxa má e perversa com cara e corpo de jacaré e que vive dentro de uma caverna planejando invadir o sitio. Mula sem cabeça aparece em vários episódios do sitio do pica-pau amarelo, assustando a todos. A Cuca tem grande raiva de Pedrinho, pois ele foi responsável por soltar o Saci preso dentro de uma garrafa na floresta que circunda a caverna da bruxa. Como parceiro a Cuca conta com Pesadelo um ser corcunda com dentes pra fora e unhas grandes. Muito atrapalhado ele tenta ajudar a Cuca em suas investidas contra todos do sitio, mas sendo totalmente atrapalhado, nunca consegue. Isso sem contar que, o sitio é protegido pelo Quindim um simpático rinoceronte que fugiu do circo aparecendo pela primeira vez em "Caçadas de Pedrinho" e, a partir daí, é eleito por Emília como zelador e protetor do sítio junto com Tio Barnabé um grande conhecedor dos mistérios do mato. com seu cachimbo que o saci adora esconder, Tio Barnabé toma conta das galinhas do sitio e da vaca Moch. Quindim tem um grande amigo com quem gosta muito de conversar por ser um grande conselheiro e que, apesar de ser um burro falante, é muito inteligente tendo sua primeira aparição do "País das fábulas".
Muito mais são os personagens que foram lentamente adicionados ao sitio conforme eram imaginados na mente de Monteiro Lobato que, em suas obras deixou registrados importantes personagens com a intenção de que sua obra serviria à formação da infância e da juventude não só de seu tempo, mas, de todos os tempos.
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