::.. CARNAVAL 2019 - S.E.S. T.U.P.................................
FICHA TÉCNICA
Data:  03/03/2019
Ordem de entrada:  3
Enredo:  Da Vila Nova da Constituição ao Brasil caipira… Os parceiros do Rio Bonito; TUP canta Piracicaba na Avenida!
Carnavalesco:  Marco Góes
Grupo:  3
Classificação:  8º
Pontuação Total:  178,5
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  não consta
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  não consta
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Erick Sorriso
Porta-bandeira:  Carla Coutrufo
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

MALUNGOS

COMPOSITOR: ANDRÉ RICARDO

 

OUVI UMA LINDA HISTÓRIA

QUE UM VELHO CAIPIRA VEIO ME CONTAR

FEZ A NASCENTE DOS MEUS OLHOS

FORMAR ÁGUA CORRENTE E TRANSBORDAR

QUANDO O BANDEIRANTE CHEGOU

NAS MARGENS DO RIO SE ENCANTOU

ONDE HABITAVAM OS ÍNDIOS PAIAGUÁS

UM LINDO POVOADO SE FORMOU

 

E E E GIRA A MOENDA

E E E DEIXA O NEGRO LAVOURAR

AO SOM TAMBOR LÁ NA FAZENDA

O PRETO VELHO REZA NO PÉ DO CONGÁ

 

COM O PASSAR DO TEMPO

O CRESCIMENTO, A EVOLUÇÃO

TERRA DE PERSONALIDADES

QUE CONTRIBUÍRAM COM A NAÇÃO

A CAPITAL DO AÇÚCAR

GRANDE PARQUE INDUSTRIAL

RICA EM SEU FOLCLORE

DE MUITAS LENDAS PATRIMÔNIO CULTURAL

CIDADE LINDA DO MEU CORAÇÃO

QUE INSPIROU A MAIS LINDA CANÇÃO

ENCHE DE ORGULHO SUA GENTE

COM MUITA EMOÇÃO

 

NESSA TERRA TEM PALMEIRAS

LÁ VEM A TUP GUERREIRA

NO SWING DA BATUCADA

COM MUITO SAMBA NO PÉ VEM EXALTAR

E CANTAR PIRACICABA

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Comissão de Carnaval

Com a bela história da cidade de Piracicaba, A TUP quer brilhar junto; levando para a avenida do samba a glória da cultura caipira. A história de um povo maravilhoso que construiu com o bandeirantismo para a formação de uma cultura que por sua vês é uma das mais sólidas do Brasil, a qual influenciou e influencia o modo de ser do brasileiro.

A “TUP” CONTA AS TRADIÇÔES DE UM POVO, GENTE QUE TANTO INFLUENCIOU O IMAGINÁRIO BRASILEIRO.

Povo esse que tem sua força, e seu jeito de lutar pela tradição de sua terra, modelando assim, com a voz e suor de tropeiros que ocuparam à margem direita do Rio Piracicaba, depois a sua esquerda, e fizeram das bases de uma gente cabocla a cara do Brasil. Donos de fortuna cultural, de brancos e índios Paiaguás os quais foram os primeiros habitantes destas terras, região de mata atlântica, que era exuberante, em sua fauna e flora, chegando mais tarde os negros, história essa ligada ao rio que se confunde com a do desenvolvimento do Estado. A agricultura era o principal fator de desenvolvimento do povoado, e nela se destacavam: a cultura, e os engenhos de processamento da cana-de-açúcar, os quais em pouco tempo levariam à transformação do povoado em freguesia.

Inúmeros foram, os personagens que contribuíram ao longo da história para a formação cultural da cidade. E em 1836, a pequena freguesia passou a se chamar Vila Nova da Constituição. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde, seria o primeiro presidente civil do Brasil, desta forma o nome da cidade foi oficialmente modificado para Piracicaba: lugar onde o peixe pára.


Na virada do século, Piracicaba tornava-se a maior produtora de açúcar da América Latina. Marcante na história de Piracicaba foi a constituição de algumas de suas prestigiosas instituições de ensino. Piracicaba chegava aos anos 50 com um complexo agroindustrial desenvolvido, quando passou a ser conhecida como "A Capital do Açúcar". Além disso, a criação do Pró-Alcool, em 1975, deu um grande impulso às usinas e destilarias, historicamente fortes na região, Promovendo o desenvolvimento do parque industrial voltado para o setor.

Um livro considerado um dos maiores clássicos da sociologia brasileira denominado “Parceiros do Rio Bonito”, de Antonio Candido, publicado originalmente em 1964. Desde então, a obra é referência para estudiosos da cultura brasileira. Sua inovação reside na análise de um grupo social até então tradicionalmente marginalizado na sociedade: o caipira.
“Parceiros do Rio Bonito” é fruto da tese de doutorado de Antonio Candido pela Universidade de São Paulo (USP) - uma pesquisa sobre a poesia popular chamada cururu, definida pelo autor como "dança cantada do caipira paulista".

A cidade de Piracicaba é marcada por diversas histórias, lendas e mitos que enriquece nossa cultura e o nosso saber. São relatos fantasias convidam a penetrar no universo maravilhoso, do encantamento, misteriosamente mantidas vivas na memória do povo ou resgatada através de peças de teatros em nossa cidade.

Assim os contadores de histórias, artistas, músicos e poetas poderão buscar fontes e caminhos para sua arte nas lendas e personagens do imaginário popular, fazendo as pessoas a refletir, rir, chorar, ficar assustadas, cada um com a sua emoção.

É isso aí, minha terra tem Palmeiras! Lá vem a TUP guerreira com muito samba no pé e muita cultura boa para contar a TUP vai honrar a tradição caipira e levar Piracicaba à avenida para os aplausos do Brasil!

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE S.E.S. T.U.P.
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados