
Desde o início da civilização que o homem se utiliza de máscaras descobertas arqueológicas feitas a partir do século IX que atestam que as máscaras foram difundidas no mundo. Disfarce através das máscaras foi à maneira que encontramos para falar um pouco desta arte.
As máscaras surgiram em 30.000 anos a.C., onde era fabricada e ornamentada para ser usada em celebrações, cultos e rituais de povos primitivos. No Egito Antigo, as máscaras eram usadas na crença da passagem para a vida eterna. Colocavam uma máscara na face dos mortos, assim como faziam com as múmias. Inclusive o "Rei Tutancâmon" a máscara era feita de ouro maciço. Os Gregos usavam as máscaras em cerimônias religiosas. Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus olhados e espíritos. Desde o início do século XX, as máscaras eram usadas no Teatro Oriental, máscaras como parte do figurino de suas peças. Já no Teatro Ocidental, as máscaras traduziam as expressões de alegria e tristeza, representando os sentimentos do personagem de um rei, e um guerreiro. Na Itália eram usadas pelos "bobos da corte", artistas do riso, transformaram-se em Arlequim, Pulcinella, Pierrô e Colombina, personagens que inspiram o Carnaval de Veneza. No século XV, os historiadores registraram o "Ball Masque", como o primeiro baile de máscaras. No Ball Masquê o uso de máscaras era obrigatório e satisfatório devido a constantes conflitos políticos. Os cortesãos mascarados faziam brincadeiras, confiantes no anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais. Em Veneza, as máscaras tornaram-se peças decorativas, transformando-se em principal atividade econômicas para a região.
Na história das máscaras temos basicamente quatro tipos:
Cabeça inteira: Grego Latino
Máscara de rosto inteira: Máscara muda
Meia máscara: Comedia italiana
Clown: "O nariz", menor máscara do mundo
São infinitas as variações e virtudes das máscaras, na história da humanidade, por certo aqui está citadas uma minoria que não chega nem perto de englobar esse imenso universo.
Hoje em dia as máscaras são geralmente usadas para entretenimento e divertimento. No Brasil, por exemplo, as máscaras se usam no Carnaval como parte de uma fantasia. Em grandes bailes pelo mundo todo, os dançarinos usam máscaras como o faziam os antigos europeus nas suas festas a fantasia. As máscaras são normalmente usadas como um disfarce, como as dos super-heróis, para que as identidades permaneçam em segredo como meio de proteção e mistério. No mundo moderno as máscaras são já só sinal de divertimento e são normalmente usadas no Carnaval e festas de Halloween. Também não nos esquecemos das sempre clássicas máscaras de animais que vão com certeza dar muita vida a uma festa infantil.
E assim que a Explosão da Zona Norte convida a todos para esta festa de máscaras com muita alegria.
Obrigado a todos e tenham um excelente Carnaval!!!
|