
Hoje todos estamos de parabéns, não apenas a nossa Escola de Samba, que esse ano completa 20 anos de existência.
E gostaria de poder nomear um a um, todos os integrantes desta grande família que compõem esta nossa comunidade, mas tal seria impraticável, pois somos muitos, muitos e bons!
Então sintam-se todos integrados nesta comemoração, pois sem o trabalho de cada um de vocês, nossa Estação Invernada não estaria hoje completando mais um ano de vida.
Parabéns a todos nós!
Piuii... Lá vem o trem
Vem lotadinho de gente,
Seguindo os trilhos que estão
Sentados sobre os dormentes,
Esse trem que ou conheci
Cheio de beleza e graça,
Com sua história bonita
Passou como o tempo passa:
Chamava-se com carinho
De trem Maria Fumaça
Símbolo de nossa alegria
De minha Escola querida!!
Início
Lá vem minha escola querida trazendo a Maria Fumaça símbolo da nossa comunidade soltando sua fumaça...
O destino da locomotiva em 2016 nos conduzirá a lugares distantes, uma viagem sem fim que atravessa a história da humanidade. Desde a Antiguidade, as viagens se tornaram uma prática constante pela expansão de fronteiras, por conquistar novos horizontes, fortunas, e adquirir conhecimento. Movem mundos e mapas, trilhas e destinos. Inspiram fantasias e trajetórias. Realidades se misturam em rotas e roteiros fascinantes. Invadem terras, textos, poesias e músicas. Viajantes em busca de novas paisagens, de aventuras e de riquezas, descrevem em seus relatos os lugares que desenharam em seus mapas. Eles orientam o mundo através de narrativas que atravessam o tempo e chegam até nós para que possamos saber o que encontraram e como superarem todos os perigos e obstáculos. Nas estações, contam histórias reais que nos parecem inacreditáveis e mostram um universo de fantasia que pode ser vivido como realidade.
O homem é um ser inquieto, deseja, busca, vence desafios que encontra em seu caminho e nunca desiste, inventa e se reinventa para percorrer grandes distâncias, romper fronteiras, ganhar o mundo.
É capaz de criar um mundo virtual para navegar e chegar a todos os cantos do planeta sem sair do lugar, e seu desejo de buscar o que não está ao alcance de sua mão faz do homem um viajante que vive uma procura interminável, avançar, descobrir, para viajar basta existir.
A viagem não acaba nunca... O fim de uma viagem é apenas o começo de outra.
Abertura
A Maria Fumaça vai partir, a Estação Invernada está em festa pelos seus 20 anos, traz consigo alegria, força e coragem para embarcar nessa viagem sem fim símbolo da tradição do carnaval.
Quando o samba ainda não tinha reconhecimento cultural e nem se pensava em escolas de samba, a comunidade da Mangueira já despontava como pioneira do carnaval carioca através dos seus cordões de nobreza e da sabedoria do samba, ela é a rainha do carnaval, ela é a estação primeira de Mangueira cantava em verso e prosa as quatro estações do ano.
Se você desistir quando chegar o inverno, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono. Não permita que a dor de apenas uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase, persevera através dos caminhos difíceis a épocas melhores virão com certeza.
A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação, nem o homem sábio nem o corajoso se deita nos trilhos da história para esperar que o trem do futuro o atropele de passagem para a próxima estação.
E a Locomotiva segue para a próxima estação...
Todos os dias é um vai-e-vem a vida se repete na estação, tem gente que chega pra ficar, tem gente que vai pra nunca mais. A hora do encontro é também, despedida. A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar, é a vida desse meu lugar, é a vida. Na velha estação a vida passa devagar, as lembranças caminham sem pressa de ver o tempo passar. Não morre aquele que deixou na estação a melodia de seu cântico na música de seus versos. A Maria Fumaça nos leva aos caminhos de quem atravessou continentes sobre trilhos, passando por estações onde está presente mais uma viagem marcante que está descrita na Bíblia; As Estações da Cruz, também conhecidas como a Via Dolorosa. É uma narração das horas finais da vida de Jesus Cristo na terra que continua a oferecer convicção espiritual para cada cristão, assim como aplicação às nossas vidas. As Estações da Cruz servem como um lembrete austero da forma humilde em que Jesus estava disposto a colocar de lado qualquer privilégio da divindade a fim de fornecer um caminho para a salvação através do seu sacrifício.
Entre uma estação e outra, aventura, conhecimentos e riquezas...
Hoje em dia uma estação de esqui é na verdade um centro de lazer que recebe turistas de todas as idades, interessados nas muitas atividades possíveis de serem feitas em lugares de montanha entre eles, os esportes de neve, como o esqui e o snowboard, mas muitas aventuras podem ser curtidas nesses lugares.
Para que possamos utilizar no preparo de alimentos, realizar a assepsia, dentre outras ações que utilizem água de forma saudável, a água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos, o que se obtém através dos processos de uma estação de tratamento.
A energia está no ar, em cada verso do meu cantar, seja ela elétrica, solar ou eólica o desafio é saber usar para criar, para curar, para salvar, se Deus em sua onipotência nos deu inteligência, não podemos desperdiçar.
Tudo na vida tem energia, na luz que acende, no nascer do dia, no sopro do vento, e no abraço da glória de ver minha escola esbanjar alegria. E nos meus devaneios vou viajar a lua, ao sol e as estrelas na nave ao som do samba, caminhando pelo tempo em busca de outros bambas, e se nada mais os seduzir quem sabe não queiram atingir planetas distantes e deixar pegadas em lugares onde ninguém jamais pisou.
A viagem mais extrema está na incerteza de regressar ao ponto de partida, Estação Invernada, na fé e na paixão que trago dentro de mim, no pulsar do coração e no som do tamborim, na alegria e na dor, no beijo louco de amor e no orgasmo sem fim.
Eu sou do bem, você também, vamos cantar e sambar e com muita alegria a avenida contagiar.
|