::.. CARNAVAL 2016 - G.R.C.E.S.E.S. IMPERATRIZ DA SUL................................
FICHA TÉCNICA
Data:  07/02/2016
Ordem de entrada:  4
Enredo:  Efeito espelho o poder da inversão e transformação, nem tudo o que parece é!
Carnavalesco:  Celso Renato Teixeira
Grupo:  3
Classificação:  2º
Pontuação Total:  179,6
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Gill Santana
Diretor de Carnaval:  Celso Renato Teixeira
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Márcio Bastos
Intérprete:  não consta
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Wagner
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

Samba Enredo

COMPOSITORES: RICARDINHO POETA/CÔ DO MANGA/SCOOBY/PEDRO MACIEL/DIDI MACIEL/LENNON/ALICE RODRIGUES/LÃO 7 CORDAS

É LINDO VER NO ESPELHO DAS REFLEXÕES
O HOMEM RENUNCIANDO ÀS CRÍTICAS
PROCURANDO SOLUÇÕES
NAS VERDADES ESCONDIDAS
MAS CEGO É QUEM NÃO QUER VER
A BALANÇA DA IGUALDADE PREVALECER
ESTÁ NA ALMA É DÁDIVA DO CRIADOR
QUE A REAL BELEZA É A INTERIOR
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO
O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM
O CORAÇÃO NÃO SENTE
FAZ DA VIDA UM PRESENTE

SOCIEDADE ALTERNATIVA, SONHEI
OURO QUE ERA DE TOLO, DESPREZEI
EFEITO ESPELHO NA AVENIDA VOU MOSTRAR
E A NOSSA ESCOLA VAI TE CONQUISTAR

METAMORFOSE É VIVER
NUM MUNDO TRANSFORMADOR
É FAZER DE UM PATO FEIO
UM CISNE SEDUTOR
QUEM TEM VAIDADE CULTUA
O CORPO COM MAIS EMOÇÃO
É VER ESSE POVO QUE SENTE
O PULSAR DIFERENTE, UM FUTURO BRILHAR
CHEGOU UMA MUDANÇA PREVISTA
EM FRENTE AO ESPELHO TIVE A VISTA
COMUNIDADE CAMPEÃ

SWINGA, BALANÇA, MINHA BATERIA
IMPERATRIZ DA SUL É SÓ FELICIDADE
ESPELHO, ESPELHO MEU
REFLETE A ALMA DA COMUNIDADE.

 

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

“É que narciso acha feio o que não é espelho.”
(Caetano Veloso)
 
JUSTIFICATIVA DO ENREDO
 
A vida vai sempre nos oferecendo meios de informação e de reflexão sobre o que se passa conosco até que todas as possibilidades se esgotem. A cada instante o nosso meio ambiente nos envia essas mensagens que nos fornecem constantemente informações corretas e profundas. Esse primeiro nível de mensagens mandadas pela vida para nos ajudar a compreender quem somos e que temos de viver se chama "o efeito espelho". Na verdade, a vida busca apoio em numerosos suportes, a fim de se comunicar conosco e nos guiar, e cabe somente a nós escutá-la. Observando o que se passa ao nosso redor e o que os outros representam no nosso meio biológico, contamos com um campo inesgotável de compreensão a respeito de nós mesmos.
 
Assim, nessa busca incansável pela perfeição, vamos descobrindo e vivenciando faces novas, reflexos contrários, experiências de uma nova etapa de vivência, que certamente nos colocarão em um novo caminho. A cada passo, a cada etapa, a cada transformação sofrida, vamos enxergando a verdade escondida, o verdadeiro significado da vida. Como reflexo dessa vivência, aprendemos que nem tudo que foi dito ou mostrado tem em sua essência a verdade.
 
Nesse Carnaval, o G.R.C.E.S.E.S. Imperatriz da Sul apresenta seu espelho, sua essência mais pura e verdadeira e espera iluminar a avenida, não pelas aparências, pois essas enganam, mas pelo poder transformador de um título.
 
O JUÍZO DE VALOR - A PRIMEIRA FACE DO ESPELHO
 
O juízo de valor é uma garantia à liberdade individual. A análise dos juízos de valor dos outros, pelos nossos juízos de valor, pode levar a demonstrações do mais deslavado preconceito, porque, basicamente, avaliar é emitir juízo de valor.
 
Todos estamos sujeitos a críticas e avaliações, e quase sempre somos alvos de comentários dispensáveis, com intromissão direta em nossas particularidades. Via de regra, existe uma preocupação exacerbada com a vida alheia. É comum verificar a emissão de juízo de valor a respeito dessas ou daquelas pessoas, em especial àquelas públicas, que estão costumeiramente de boca em boca
 
O que causa maior espanto é que pautando pela condição de "mexeriqueiros" os que avaliam, se utilizam de táticas maldosas e quase sempre sem embasamento para falar da vida alheia, e o fazem como se autoridade tivessem.
 
Sem se distanciar desta condição, estão também aqueles que na busca incansável de minar as estruturas profissionais, políticas, religiosas, dentre outras qualidades de alguns, embarcam na fácil mania de criticar, sem apontar soluções ou mostrar qualidades suas que superem as dos criticados.
 
Tudo isto nada mais é que um jogo infame e desnecessário, pois para emitir juízo de valor, é preciso primeiramente se autoavaliar, uma vez que mentir para quem ouve é fácil, o difícil é mentir para si mesmo.
 
ESPELHO DA MORA L -A JUSTIÇA É CEGA
 
A justiça é cega. Sempre aprendemos que essa "cegueira" era positiva. Não podendo distinguir entre os humildes e os poderosos, a justiça aplica às leis de forma igualitária. Crescemos vendo aquela figura da senhora com os olhos vendados, uma espada e uma balança nas mãos, como garantia de que seriamos todos iguais.
 
A verdade é que, dada à desigualdade social do país em que vivemos, é difícil dizer que a justiça é igual para todos. Aliás, como falar em justiça se nem a própria justiça social nós conseguimos fazer?
 
Que a justiça precisa ser mais eficaz, ninguém praticamente discorda. Mas é preciso ampliar a todos o acesso a ela de modo igualitário. Porém, isto deve ser acompanhado de uma maior justiça em todos os setores da sociedade, que está cega de seus direitos. Nada que não possa ser resolvido com um pouco de luz, a luz da lei e da verdadeira justiça que é cega somente para julgar de modo. igualitário e com iguais direitos todos os cidadãos.
 
ESPELHO DO EGO - O MITO DE NARCISO
 
Narciso fora um herói grego cuja principal característica era a autoadmiração. Considerava-se o mais belo de todos. Se aplicarmos essa ideia para os tempos atuais, poderemos enxergar Narciso como a pessoa que toma a si mesmo como parâmetro para todas as coisas, e como considera a si mesmo como o mais elevado dentre esses parâmetros, aquilo que não seguir os mesmos será considerado irregular, inferior, 'feio'.
 
Em síntese, encontramos no mito de Narciso muito mais do que a figura do amor por si mesmo, mas o princípio da natureza humana de depositar sua imagem, seu reflexo, em tudo que vê. No mito é abordado um lado da moeda, que é a questão de lançar seu reflexo e apaixonar-se, mas isso deve-se ao fato de que sua imagem era bela. Mas quantas vezes lançamos um reflexo tenebroso sobre as pessoas e nada mais é do que nossa própria imagem que refletimos?
 
Isso nos mostra que o mito de Narciso é tudo que enxergamos em um primeiro momento e tende a ser uma projeção de nosso mundo interior, que personificamos nas pessoas e acontecimentos à nossa volta. Narciso mostra que é necessário matar a si mesmo, no sentido de renunciar a essa visão distorcida, egoísta, tendenciosa, para que então surjam à visão adequada, real, "pura". E, para completar essa jornada de transformação, precisamos aprender a olhar para dentro e enxergar essas pequenas distorções da realidade.
 
ESPELHO DAS REFLEXÕES – MANDALA
 
A mandala, cujo termo sânscrito que significa "círculo" ou "completude", é um yantra circular que simboliza o Universo, bem como representa a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados e que têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação.
 
No tempo atual são utilizadas por psicólogos como método de terapia, uma vez que ajudam a fixar a concentração e aquietam os pensamentos. Carl Jung relacionou às mandalas a "movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e inteireza".
 
Também servem de instrumentos de meditação, remetendo ao nosso próprio centro, ou seja, ao nosso interior.
 
Criar a nossa própria Mandala (mandala pessoal) ajuda a abrir o canal para conteúdos internos, no fundo chegar a temas pessoais que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam algum equilíbrio.
 
ESPELHO DO OCULTISMO - POVO CIGANO E A ROSA SAGRADA
 
A capacidade humana de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. O simples ato de buscar o autoconhecimento, compreender a própria origem e um significado supremo da existência na Terra, conduziu o destino de civilizações, desenvolveu conceitos que se estenderam por vários séculos e gerou um infinito e crescente ciclo ideológico.
 
A espiritualidade é o combustível desta incessante busca. É quem santifica o homem e consagra a terra. É quem desenvolve o conhecimento e o direciona ao próprio benefício. É neste momento que nasce o conceito de um deus responsável pela criação do universo, de forças e seres superiores que conduzem a existência humana. A fé, oriunda no espírito humano, e o dogma, são as principais colunas que sustentam as religiões e doutrinas espalhadas ao longo do globo terrestre.
 
Se toda religião é formada basicamente de fé e misticismo, podemos compreender que religião e ocultismo estão interconectados. Dessa forma, concluímos que ocultismo é o conhecimento secreto das religiões, que pode ser acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens.
 
ESPELHO DA ILUSÃO - CINEMA
 
A sessão de cinema está começando e aparece na tela o letreiro. "Isto é uma obra de ficção. As personagens deste filme são fictícias. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos reais é mera coincidência".
 
O cinema pressupõe, portanto, algum grau de ilusão. Estamos no preâmbulo da transacionalidade. Situamo-nos, por enquanto, naquele território intermediário que sustenta a verossimilhança e a crença. São bastante conhecidos, por exemplo, os casos daquelas pessoas que ficam aquém da linha demarcatória e chegam a atacar atores na rua porque odeiam suas personagens nas novelas da TV. Algumas dessas pessoas deslizaram para uma crença tão forte que constitui uma alucinação.
 
ESPELHO DA LUTA - INFLUÊNCIA AFROBRASILEIRA
 
A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu- se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas...
 
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos, dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
 
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
 
ESPELHO DA FÉ - O CORAÇÃO
 
A fé é a substância das coisas que você espera. Se você conservar em sua vida uma imagem ou representação de si mesmo cheia de saúde, força, trabalho e prosperidade, coloca em ação uma força universal, interligada à força de sua fé. Constrói, assim, com a invisível substância do pensamento, um Eu espiritual. Um EU esperado, relativamente perfeito, que chegará, com o tempo, a dominar o corpo material e o fará semelhante a você.
 
A fé é uma resposta instintiva a certos aspectos da existência que não podemos explicar de outra forma, seja isso o vazio moral que percebemos no universo, a certeza da morte, o mistério da origem das coisas ou o sentido de nossa própria vida, ou ainda a completa ausência dele. São aspectos elementares e de extraordinária simplicidade, mas nossas próprias limitações nos impedem de responder de modo compreensível a tais perguntas e por isso criamos, como defesa, uma resposta emocional.
 
ESPELHO DA ESSÊNCIA - O PRÍNCIPE SAPO
 
"Nos velhos e bons tempos, quando os desejos ainda ajudavam, vivia um rei. A filha mais jovem desse rei era tão bonita, mas tão bonita que até o sol se admirava com sua beleza". Muitos de nós conhecemos essa história, a princesa encontrou um sapo, que lhe contou ser vítima de uma maldição e lhe pediu um beijo. Ao beijá-lo, ela percebe que o anfíbio se transformou em um lindo príncipe.
 
Pensando bem acho que os contos de fada queriam ensinar que nem todas às vezes os príncipes vão vir lindos e prontos para casar, mas que muitas vezes eles estão onde a gente não imagina. E se olharmos pelo lado de que poderia haver dentro da princesa uma esperança de que aquele ser ridículo e grudento pudesse se transformar em alguém que ela sempre sonhou? A verdadeira essência das pessoas pode não estar estampada no rosto.
 
"O essencial é invisível aos olhos"
(Exupery)
 
ESPELHO DA VAIDADE - NEM TUDO QUE RELUZ É OURO
 
"Nem tudo que reluz é ouro" significa que as aparências enganam. Uma superfície dourada não é suficiente para que se conclua que se trata de ouro. Há necessidade de aferir outras características para chegar à conclusão, com certeza, de que o material dourado é de ouro.
 
As aparências enganam até as mais esclarecidas mentes. É muito fácil ser levado por caminhos que não contrastam com seu modo de agir ou pensar. Nem sempre o melhor está ao alcance dos olhos. É preciso estar atento e aprender a perceber melhor as pessoas e o mundo à volta porque os diamantes não ficam na superfície e são o que de mais valioso há.
 
ESPELHO DA ALMA - OS OLHOS
 
Dizem serem os olhos o espelho da alma. Como a alma é um verdadeiro mistério, os olhos e o olhar são mais que um mistério. Os olhos não são boca, mas com eles, em silêncio pode-se dizer, te amo. Os olhos também não são mãos, mas com eles se segura toda atenção. Olhando atentamente os olhos de alguém, a gente é capaz de detectar toda e qualquer emoção de uma pessoa. O agora é também o passado.
 
Os medos, as angústias, alegrias ou falsas alegrias, tristezas, verdades e mentiras, a bondade e até a maldade estão todas 'escritas' nos olhos de uma pessoa.
 
As palavras você muda e faz com que qualquer coisa saia da sua boca, mas apenas uma coisa pode sair dos seus olhos. Eles não podem manipular ou enganar, dizem apenas a verdade.
 
ESPELHO DA LIBERDADE - MOVIMENTO HIPPIE
 
Durante o ano de 1966, surgiu nos Estados Unidos o movimento hippie, que tinha maior concentração de jovens em São Francisco. Eram norte-americanos de classe média, alguns de família abastada, a maioria entre 17 e 25 anos, que resolveram contestar os valores que seus pais acreditavam.
 
Contrários aos ideais da sociedade daquela época, os hippies tinham uma filosofia orientada por mestres espirituais, cultuavam a natureza, viviam em comunidade e apreciavam a utilização de drogas como LSD, maconha e mescalina. Eram contra a propriedade privada, sempre vistos viajando em trailers ou vivendo em conjunto com seus iguais. Pregavam a inexistência de nações ou fronteiras separando os países. Para eles, o mundo seria de todos e cada um deveria buscar sua própria paz espiritual.
 
ESPELHO DA INOCENCIA - OURO DE TOLO
 
Ouro de tolo é um mineral chamado pirita, que parece com o ouro em pepita Consta que na Califórnia e no Alasca, naquelas corridas do ouro do século XIX, pessoas "semeavam" pirita em um terreno para vendê-lo a bom preço aos tolos para mineração do ouro que não existia. Quem comprava, ficava no prejuízo.
 
O nome faz uma alusão a sua utilização durante a Idade Média, quando falsos alquimistas prometiam realmente transformar chumbo em ouro, quando a linguagem da alquimia era, na verdade, metafórica ou simbólica, referindo-se à transformação espiritual do homem de um estado "pesado", o chumbo, para outro de elevação, o ouro.
 
Para Raul Seixas, o verdadeiro ouro estava no despertar da consciência individual, visando à construção da Sociedade Alternativa, e não no discurso ufanista e triunfalista da ditadura militar da época. Logo, o disco voador ao final da letra seria uma referência a essa nova sociedade a ser construída.
 
ESPELHO DA MUDANÇA – BORBOLETAS – METAMORFOSE
 
Transformar é se reinventar, é deixar de ser uma pessoa para ser outra, completamente diferente; é muito mais profundo do que mudar. Transformar requer consciência e coragem, porque os resultados dessa transformação serão profundos. As pessoas temem grandes transformações, o ser humano gosta de segurança, de saber onde é que isso tudo vai dar, não quer sair da sua zona de conforto, do seu "casulo" e isso gera muita ansiedade.
 
A borboleta é o ser vivo que melhor representa a transformação, antes, não passa de uma lagarta sem nenhuma beleza, no entanto, sua capacidade natural de se transformar, por mais que não saiba o que está para acontecer, fará dela uma das mais belas espécies encontradas na natureza. Seu rumo natural de vida em tornar-se algo novo e diferente, faz com que ela mude totalmente sua estrutura genética e se transforme em um animal fascinante.
 
ESPELHO DA AUTOESTIMA - O PATINHO FEIO
 
A maioria das pessoas já ouviu a história "O patinho feio". O "pato" foi chocado por uma pata e, quando sai do seu ovo, é visto como diferente por todos, pois era grande, cinza e desajeitado. Ao longo da história, são narrados inúmeros acontecimentos pelos quais o "patinho" passa com sofrimento. Entre estes, está o fato de se sentir rejeitado, inseguro e com baixa autoestima. Mas a história termina bem, quando o patinho percebe que, diferentemente da ninhada de irmãos, ele é na verdade um lindo cisne.
 
Na história do Patinho Feio, essa resolução é identificada no final, quando o personagem para de sofrer ao descobrir que não era feio, que apenas estava em um grupo diferente do seu. Percebe que é bonito e cresce feliz.
 
Um outro aspecto interessante na história é quando o Patinho Feio olha seu reflexo na água do lago e se acha feio. O patinho via sua feiura porque era assim que se via, sua imagem foi construída pelos outros de forma negativa. O fato de se achar feio e ser considerado assim pelos outros e ainda ser rejeitado pelo grupo serve como projeção na identificação de nós mesmos quando passamos por essa situação.
 
ESPELHO DAS APARÊNCIAS - ACADEMIA
 
Será que as aparências enganam facilmente? Um dos assuntos mais presentes no dia a dia e que carrega uma carga muito forte é o valor que a aparência tem modifica relações e comportamentos. Muitos se questionam o que realmente deve ser levado em consideração, a aparência ou o que está por dentro das pessoas e das coisas em geral?
 
A própria sociedade, com o estabelecimento dos estereótipos e de comportamentos a serem seguidos como um padrão estimulam a valorização das aparências. Vivemos em uma sociedade em que ter é mais importante que ser. Um exemplo é a ênfase cada vez maior na beleza e estética com uso desenfreado de cirurgias plásticas e dietas radicais.
 
Incontáveis linhas de cosméticos, academias, centros de estética, salões de beleza, clínicas de cirurgia plástica, revistas sobre beleza e boa forma... com uma ampla variedade, o mercado da aparência física é um dos que mais cresce atualmente. Negócios nesse ramo proliferam atendendo uma enorme demanda apresentada pela sociedade. Enquadrar-se em padrões de grupo é uma necessidade humana, mas quanto mais autonomia pudermos desenvolver em relação à aprovação dos outros para aprovarmos a nós mesmos, maior será nossa qualidade de vida.
 
ORÁCULOS - ESPELHO DO FUTURO
 
Oráculo é o substantivo masculino que significa uma previsão do futuro, ou a pessoa ou entidade que faz essa previsão. Também pode indicar à vontade ou palavra de Deus ou de alguma divindade.
 
Em sentido figurado a palavra oráculo também pode ser sinônimo de profecia ou revelação. Também serve para classificar uma pessoa que tem muita autoridade ou uma decisão incontestável.
 
Na Terra, historicamente, os Oráculos foram uma das primeiras formas de relacionamento entre os seres humanos e a divindade. A função oracular é uma das primeiras exercidas pelo ser humano que despertou para a Luz.
 
ESPELHO DA EVOLUÇÃO - ETERNIDADE
 
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder
 
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
 
As grandes mudanças mundiais trouxeram uma revolução tecnológica e cientifica que garantiu ao homem grandes avanços e conquistas. Entre estas conquistas, surgiram as mais diversas técnicas e possibilidades de rejuvenescimento, inspirando a crença de uma imagem refletida no espelho da eterna juventude. Porém, para o Criador, a eternidade de sua maior criação e a garantia no espelho da sua imagem e semelhança.
 
A vida é um impulso de crescimento, é um anseio em direção à perfeição e à felicidade. A grande aspiração é subir, mesmo se cada um o faz a seu nível. Nisso manifesta-se a lei da evolução. Devemos evoluir e para isso a vida é um laboratório, uma escola de experimentação para aprender.
 
A primeira coisa que é necessário compreender, é que este é um trabalho de construção de si mesmo através de provas variadas, cada um sujeito àquelas mais adaptadas ao seu desenvolvimento.
 
Assim, G.R.C.E.S.E.S. Imperatriz da Sul, a nossa grande luta do dia a dia não é senão, a BUSCA PELA ETERNIDADE.
 
Caminhemos...


 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S.E.S. IMPERATRIZ DA SUL
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados