::.. CARNAVAL 2015 - G.R.C.E.S. DOM BOSCO................................
FICHA TÉCNICA
Data:  16/02/2015
Ordem de entrada:  11
Enredo:  Dom Bosco: 200 anos de Amor ao Próximo... Um presente para o Mundo.
Carnavalesco:  Babu Energia
Grupo:  1A
Classificação:  4º
Pontuação Total:  179,7
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Rosalvino Moran Viñayo - "Padre Rosalvino"
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Mestre Amaral
Intérprete:  Rubinho Martins e Sérgio Oliveira
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  Everson Sena
Porta-bandeira:  Mariana Barbosa
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO

COMPOSITORES

COMPOSITORES: Luiz Magrego/ Tatu/ Marquinho

 

Divina é a luz que conduz o seu caminhar

O amor materno despertou o dom da fé

Ainda menino João Bosco vislumbrou

No sonho, a mais linda visão

A divindade lhe mostrou…

A força do bem vencendo o mal

o destino traçado, um ideal

Servir a Deus com devoção

E a caridade estendendo a mão!

 

Amante da arte, fiel benfeitor

emana alegria o circo chegou

no picadeiro o palhaço só quer diversão

na corda bamba da vida te pede proteção

 

Vivendo de tantos ofícios

com alma de artista seguiu a “Missão”!

Visionário, profetizou um futuro promissor…

Neste solo sagrado

deixou um legado  de fé e amor

Viu a esperança florescer

em cada coração…

Dom Bosco é Brasil!

É Itaquera à sorrir!

É o povo mais feliz!

Sua obra é imortal

200 anos orando por nós!

A gratidão é a emoção da nossa voz

 

Se o samba chamar eu vou…

Minha escola hoje canta com fé em louvor!

Dom Bosco é inspiração

A SUA VIDA É UMA LIÇÃO DE AMOR.

A sua vida foi uma lição de amor!

SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: Nilson Lourenço

INTRODUÇÃO

Talvez a melhor coisa que existe é dizermos o que somos... Melhor ainda é dizer para que viemos! Nossa história não é uma fábula, embora tenha todos os elementos de uma história inspiradora. É a biografia de um menino, órfão, criado por uma mãe camponesa, pobre e sem estudos que se torna um Homem inteligente, brilhante, solidário e Santo. Ah, Se não fosse Santo sem dúvida seria nosso Super Herói. Desses que nos encantam e passam a ser solução para tudo. Esse é João Bosco, que desde os 9 anos até o último dia de vida apresenta seus sonhos... Sonhos ou premunições? Os dois! É a partir disso, que há duzentos anos fazemos Dom Bosco estar entre nós. Tudo que o menino começou a construir, a Obra Social dá continuidade... Fé, amor, solidariedade, formação profissional e cultural ao próximo... Dom Bosco, Rogai por nós! 200 anos, um presente para o Mundo. Parabéns a você!

SINOPSE

“O que somos é presente de Deus; no que
 nos transformamos é nosso presente a Ele.”
Dom Bosco

Setor 1 – Os sonhos dos 9 anos...
Dom Bosco nasceu em 1815, no Piemonte, ao norte da Itália. Pertencia a uma família de camponeses, perdeu seu pai aos dois anos de idade. Por isso, órfão de pai, precisou trabalhar logo cedo. Todos os dias depois do almoço, impunha o  cajado e o pastorinho tangia as ovelhas para o vale.
Sua mãe Margarida Occhena, mulher simples e de grande virtude educou-o na religião e no trabalho. Aos nove anos, teve um sonho que ficou marcado em sua memória: Dormindo pareceu-lhe estar perto de casa, onde brincava uma multidão de meninos. Alguns riam e não poucos blasfemavam. Ouvindo aqueles palavrões, atirou-se no meio deles tentando por meios de socos e gritos acabar com aqueles palavrões. Nesse instante, apareceu um homem de belo porte, admiravelmente vestido com um manto que cobria-lhe todo e a sua face era tão luminosa que ele não podia contemplá-la. Ele disse-lhe: “Joãozinho, não é com pancadas, mas com mansidão e caridade que haverás de conquistar esses teus amigos. Começa, pois, a instruí-los sobre a distância que deve ter do pecado e a preciosidade de fazer o bem”. Confuso e assustado pergunta-lhe: “Quem é você que me ordena a fazer coisas impossíveis?” E aquele Homem respondeu-lhe: “Eu sou o filho daquela que sua mãe ensinou a saudar a três vezes ao dia. Meu nome pergunta-o a minha mãe”. Viu, então, ao seu lado uma senhora de aspecto majestoso, revestida de um manto resplandecente como o sol. Ela tomou-o com bondade pela mão e disse-lhe: “Olha!” Apontando para o campo.  Ao olhar, João Bosco percebeu que aqueles meninos todos haviam fugido. E em seu lugar viu uma multidão de lobos. E a Senhora completou: “Eis o teu campo em que deverás trabalhar. Torna-te humilde, forte e robusto. E o que agora, veres acontecer com esses animais o fará pelos meus filhos.” Disse ao João. Naquele momento, todos os lobos ferozes estavam transformados em mansos carneirinhos que saltitavam em festa em direção àquele Homem e àquela Senhora. Nesse momento, Joãozinho começou a chorar e pediu àquela Senhora que falasse claro porque ele não sabia o que ela queria dizer. Então, ela direcionou a mão sobre a cabeça de João e disse-lhe: “Ao seu tempo tudo compreenderás!” Mal pronunciado aquelas palavras um ruído lhe acordou e tudo desapareceu. Ficou atordoado, as mãos pareciam-lhe doer pelos socos que havia dado. O rosto ardia pelos sopapos que havia recebido dos meninos. Joãozinho pulou da cama, rezou uma breve oração e desceu correndo da cozinha, onde ao redor da mesa, já o aguardavam a avó e os dois irmãos: José e Antonio. Inquieto ele conta o sonho aos seus familiares e enquanto seus irmãos ironizaram o ocorrido a sua mãe profetizou: “Quem sabe não serás padre”.
Mal sabia a todos que esse, era só o primeiro de muitos sonhos proféticos que tivera João Bosco, ao longo de sua trajetória...

Setor 2 – A arte para propagar os ensinamentos Cristãos

Se fizermos o bem, encontraremos o bem nesta vida e na outra.”
Dom Bosco.

Apegado a sua incondicional vontade em multiplicar a importância de amar a Deus, desenvolveu uma forma criativa e empolgante de atrair os olhares das multidões para quem queria atenção.
“Senhoras e Senhores, o espetáculo vai começar!” Assim, o menino combinava malabarismo, equilibrismos e truques mágicos... Habilidades que desenvolvera com precisão, a um grande show. E, após atrair multidões para assistir as apresentações, aproveitava a atenção para fazer o que mais gostava: Multiplicar a Palavra de Deus.
Essa habilidade artística justifica hoje, o fato de Dom Bosco se tornar o santo padroeiro dos artistas de Circo.

Setor 3 - O Homem de Mil Ofícios. Instrumentos de Formação e Sobrevivência

A batalha de João de Bosco se tornou inspiradora justamente pelas dificuldades e os grandes desafios que a vida lhe apresentou ao longo de sua existência. A sua ansiedade e vontade de se formar e, ao mesmo tempo, a deficiente condição financeira fizera com que o Jovem para dar continuidade aos estudos e, ao mesmo tempo, agregar na ajuda de sobrevivência com seus irmãos, fez-lhe atribuir ofícios de sobrevivência, no qual em todas as tarefas que lhe aparecia exercia com exatidão. Tornando-se o “Homem de Mil Ofícios”: Alfaiate, Sapateiro, Carpinteiro e muitos outros.

Setor 4 - Dom Bosco: Pai e Mestre da Juventude. Sua Grande Obra pelo Mundo.

“Uma educação eficaz apóia-se inteiramente
Na razão, na religião e na bondade”.
Dom Bosco

João Bosco seguiu sua vocação e na prática mostrou o significado do sonho de Nove Anos. Sua trajetória, sempre envolvida na profecia da fé, o direcionou ao Seminário, onde se ordenou padre, depois dos vinte anos de idade. Encontrou nessa caminhada, a necessidade e o principal motivo de sua vocação: Multiplicar a fé aos necessitados e aos marginalizados. Para ele, o importante não era apenas o catecismo, mas sim a evolução do próximo. Com isso, então, João Bosco enfrentou e rompeu diversas barreiras de preconceitos: Educar os camponeses pobres e analfabetos e introduzir a chama de generosidade ao próximo, na mesma proporção que recebera. Assim, foram muitos os resgatados.  E mais ainda, conforme se multiplicava os interessados, maior a preocupação dele em espalhar de forma contínua essa Obra pelo mundo.
Por isso, seus seguidores foram lapidados e, alguns escolhidos para espalhar e dar continuidade nos preceitos por ele absorvido.
Assim, depois de conquistar um espaço para acolher  e formar os jovens em trabalhadores e sacerdotes, difunde-os através de expedições missionárias como salesianos (o nome vem através da inspiração que João Bosco tinha em Francisco de Salles – um santo que pregava a simplicidade e generosidade – como preceito de vida) para diversos lugares fora da Europa, constituindo, inclusive a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora nessa caminhada.

Vale ressaltar, que a trajetória de João Bosco, foi marcada com diversos sonhos e aparições que ele tinha, principalmente nos momentos de dificuldades.  O que sempre encantou seus sonhos, foram as maneiras que se tornaram realidade.
Sonhara com as missões espalhadas pelo mundo... Assim também sonhara, com a construção de nossa Capital – Brasília.
No sonho, D. Bosco se vira percorrendo toda a América do Sul, de um extremo a outro, tendo um anjo como guia. Atravessaram florestas e pantanais, transpuseram rios caudalosos, percorreram pradarias e planícies. Os olhos de D. Bosco "tinham uma potência visual maravilhosa, não encontrando obstáculos que os detivessem”.
Dom Bosco descreveu o sonho da seguinte maneira:

"Entre os graus 15 e 20, aí havia uma enseada bastante extensa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Nesse momento disse uma voz repetidamente: - Quando se vierem a escavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” 

Essa referência dos 15 e 20 graus no mapa do mundo, se localiza a atual capital do Brasil, Brasília.
No entanto, com nossa cultura seus ensinamentos se multiplicaram também na prática: O Brasil é Dom Bosco... Com nossa Pátria ele sonhou.
A partir disso, ressaltamos a sequência de referências nesse legado. Com isso, nossa agremiação serve como exemplo, pois através do Padre Rosalvino – nosso Presidente, fez da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, um espaço de amparo e abrigo à crianças e jovens desamparados pela família. Trabalha com a recuperação de jovens infratores e com o acolhimento de crianças e adolescentes.Mais ainda, através do Centro Profissionalizante oferece diversos cursos  gratuitamente, formando anualmente milhares de jovens com esperança e conteúdo para o Mercado de Trabalho. São diversos os cursos: Teatro, Música, Esportes, Pintura, Informática e muitos outros.

Essa história não apenas nos inspira, mas nos leva a agradecer a essa formação ao principal homenageado que é nossa referência. Que de fiel cristão, tornou-se Padre. De generoso Pároco, tornou-se Santo. Cuja trajetória de amor e dedicação nos faz clamar: Dom Bosco, Rogai por nós! Itaquera é seu legado!

Oração de Dom Bosco

Oh! Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivasteis as múltiplas formas de ação católica que hoje florecem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento.
Redobrai em todos os corações a devoção a Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos   cristãos.
Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.
Fazei que em cada uma das nações se fomente e inicie a guerra contra a blasfêmia e o male contra a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas partes novos cooperados para as diversas formas de apostalado recomendas pelo Vigário de Cristo.
Infundi em todos os corações a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam ao fim de suas vidas recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

Senhores compositores, desejamos a todos Boa Sorte! Que Dom Bosco traga inspiração e luz na criação de suas obras. Assim como ele difundiu a arte como ofício de amor ao próximo, desejamos que suas obras sejam capazes de transmitir o mesmo entusiasmo no sambódromo.

 

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. DOM BOSCO
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados