
A Escola Boêmios da Vila, fundada há 22 anos, apresenta um tema que merece toda nossa atenção e respeito, devido tratar-se sobre a educação das crianças.
Desde a antiguidade as sociedades mais diversas utilizavam a música para repassar instruções e orientações às novas gerações. Os gregos consideravam a música como uma dadiva divina na formação de seus cidadãos. Inspirados na formação grega, os romanos, obrigavam seus filhos a aprenderem a manusear algum instrumento musical para educarem sua sensibilidade.
O ensino da música propagou pelo mundo inteiro, e quando a proposta chegou ao Brasil, teve um grande acolhimento pela sociedade, inclusive pelo maestro Villa Lobos, que se preocupou com a elevação musical do povo brasileiro. Ele considerava o ensino da música fundamental para contribuir com a formação dos alunos, sensibilizando-os para as múltiplas manifestações artísticas existentes no Brasil.
Hoje a música está sendo implantada obrigatoriamente no currículo escolar dos alunos das escolas públicas, no intuito de possibilitar o contato com a diversidade, proporcionando novos horizontes para eles. Os alunos irão aprender na escola o A-E-I-O-U, mais O Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si cultural ampliando seu repertorio cultural.
É interessante ressaltar que muitos projetos sociais nas periferias, inclusive a Boêmios da Vila, utilizam a música para mudar a vida de muitas crianças que vivem nas ruas, drogando-se ou roubando, para sustentar seus vícios. E muitos jovens através destes projetos modificaram-se para melhor, e alguns deles já seguem carreira de músicos profissionais. A Escola Boêmios da Vila acredita que a música tem o poder de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, inclusive das crianças que serão o nosso futuro.
|