::.. CARNAVAL 2012 - G.R.C.E.S. CAMISA 12................................
FICHA TÉCNICA
Data:  20/02/2012
Ordem de entrada:  3
Enredo:  Menino, cacique, cardeal... um sambista imortal. Alberto Alves da Silva, Seo Nenê, enternamente em nossos corações !
Carnavalesco:  Ricardo Reis
Grupo:  2
Classificação:  1º
Pontuação Total:  160,2
Nº de Componentes:  não consta
Nº de Alegorias :  ,
Nº de Alas :  não consta
Presidente:  Sérgio Jacinto
Diretor de Carnaval:  não consta
Diretoria de Harmonia:  não consta
Mestre de Bateria:  Leandro, Danilo “DAN T dA G”, Alexsandro Sousa “Gordão Z/L”, Douglas “Muléke”
Intérprete:  Juninho Branco
Coreógrafo da Comissão de Frente:  não consta
Rainha de Bateria:  não consta
Mestre-Sala:  não consta
Porta-bandeira:  não consta
SAMBA-DE-ENREDO
VERSÃO ESTÚDIO


No h contedo para este opo.


SINOPSE DO ENREDO
O Grêmio Recreativo
Autor: não disponível

Ao toque dos clarins, os ANJOS anunciam... Dia 24 de julho de 1921, nasce ALBERTO ALVES DA SILVA, na pequena cidade mineira de Santos Dumont. Um menino comum, que a TERRA DA GAROA recebeu de braços abertos e que em sua inocência, jamais pensou que se tornaria um dos nomes mais importantes do mundo do samba.

Alberto Alves da Silva, filho de mãe mineira, Sra. Maria da Glória Alves da Silva e de pai carioca, Sr. Albertino Alves da Silva, ganhava da família o carinhoso apelido de “NENÊ”, chegou a São Paulo aos 7 anos de idade, indo morar na zona leste da cidade, onde ali definitivamente escreveu o seu nome na história do CARNAVAL DO BRASIL.

Ainda garoto, conheceu o som de um PANDEIRO, um instrumento que muito lhe chamou a atenção, quando então idealizou seu “PRIMEIRO PANDEIRO” de lata com tampas de garrafa.

Menino, logo se encantou pelo futebol, tornou-se um fanático torcedor do SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA.
Seu primeiro emprego, Nenê foi “METALÚRGICO” e juntando dinheiro, comprou seu primeiro patrimônio, uma “BANCA DE JORNAL”, tornando-se um jornaleiro bem querido, dali então a “BANCA DO NENÊ.”

Apreciador de sambas montou juntamente com seus irmãos o TRIO “Nenê, Iaiá e Didi”, animando festas de parentes e amigos do bairro. Foi nos trens da antiga “REDE FERROVIÁRIA FEDERAL”, que Nenê mostrava suas habilidades musicais, sendo então convidado a tocar nas orquestras “Artemis e seus Cabeças de Cavalo” e “Arlindo e seus Pingüins”.

Nenê se reunia com os amigos no “LARGO DO PEIXE” na Vila Matilde para as rodas de samba. Dessas rodas surgiu a idéia de se fundar uma escola de samba para animar a região.

Reuniu-se com os amigos idealizadores e no dia 01 de janeiro de 1949, nasceu o GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA NENÊ DE VILA MATILDE.O nome da escola foi uma sugestão do cartorário, responsável pelo registro da escola, já que no momento do registro, os amigos fundadores não tinham pensado no nome que dariam a agremiação, e como havia um rapaz falante, empolgado e mais animado, foi sugerido o nome dele, o do NENÊ para dar a AGREMIAÇÃO... que conquistou seu primeiro dos seus 12 TÍTULOS em seu primeiro desfile.

A escola de samba PORTELA do Rio de Janeiro que batizou a escola NENÊ DE VILA MATILDE em 10 de janeiro de 1970, denominando a ÁGUIA GUERREIRA DA ZONA LESTE.

Em suas participações da escola de samba, NENÊ vestia-se de TERNO BRANCO e o CHAPÉU quebrado na lateral, como um bom “MALANDRO SAMBISTA”, indumentária que o caracterizou no MUNDO DO SAMBA.

Em 1985, NENÊ conquista mais um título do carnaval paulistano e como PRÊMIO recebeu o convite para desfilar entre as campeãs do carnaval carioca, sendo então a primeira e única ESCOLA DE SAMBA PAULISTANA a desfilar no SAMBÓDROMO CARIOCA.

O tempo passou e o menino NENÊ, tornou-se um SENHOR muitíssimo respeitado no mundo do samba, Seo Nenê recebeu o título de CACIQUE DO SAMBA e por ser o fundador de uma das escolas de samba mais tradicionais, também recebeu o Título de CARDEAL DO SAMBA, homenagem prestada pelo professor Mário Protestato dos Santos (Sr. Popó) e aos 76 anos, recebeu também o título de PRESIDENTE IMORTAL DA ESCOLA DE SAMBA NENÊ DE VILA MATILDE.

Seo Nenê era um apreciador de uma culinária básica, fã declarado do arroz com feijão, carne e salada e após a refeição? Um pretinho básico, um bom café, feito por sua sobrinha ARLETE, quem sempre o cuidou.

Em 2002, recebeu em BRASILIA o TÍTULO de EMBAIXADOR DA CULTURA DO BRASIL, das mãos do então PRESIDENTE DA REPÚBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.
Mais um TÍTULO, que seo NENÊ viria a receber, em 2010, do então governador de São Paulo, Sr. Alberto Goldman, a COMENDA DO ESTADO, pelos serviços prestados ao SAMBA.

Um verdadeiro sambista, reconhecido em todos os patamares, MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, Seo NENÊ foi um verdadeiro lutador pelo reconhecimento do carnaval PAULISTANO, brigou, bradou e conquistou o seu lugar respeitadíssimo no mundo do samba.

Porém numa manhã de outubro, Seo NENÊ, deixa um enorme vazio, quando o SAMBA BRASILEIRO se calou em respeito a sua partida para uma dimensão de luz, deixará saudades em todos os CORAÇÕES, principalmente da NAÇÃO AZUL E BRANCA DA ÁGUIA GUERREIRA, mas sempre o lembraremos com alegria, coragem e determinação, deste MENINO, CACIQUE, CARDEAL...deste SAMBISTA IMORTAL, pois ALBERTO ALVES DA SILVA, Seo NENÊ, estará ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES!!!

FANTASIAS


No h contedo para este opo.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE G.R.C.E.S. CAMISA 12
HISTÓRIA | CARNAVAIS | HINO | CURIOSIDADES

 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados