1° Setor: A Lenda das quatro estações
Conta
a lenda
Na Grécia nasceu uma paixão
Uma jovem de rara beleza
Conquistou o coração do Deus do
subterrâneo
Da divinal sugestão
Deu-se a divisão
Surgindo assim as
estações do ano
Dizem os gregos que no começo dos tempos não existiam as quatro estações do ano, só a primavera e o verão.
Tudo começou quando uma belíssima jovem chamada Perséfone, filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas, colhia flores e cantava a luz do dia, quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades. Naquele instante ele se apaixonou perdidamente e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão. Deméter, sua mãe, ficou desesperada com a perda da única filha e sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secarem e as flores murcharem.
Famintos, os homens pediram a Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação. Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro de todos os deuses, e lhe pediu ajuda. Contou-lhe que Deméter exigia que Perséfone voltasse sob pena de aniquilar toda a colheita com suas lágrimas, mas que Hades já havia se casado com ela. O mais esperto dos deuses desceu ao mundo subterrâneo e lá encontrou Perséfone ao lado do marido.
Contou-lhe tudo o que se passava e pediu a Hades que a libertasse, contudo, Perséfone já havia aprendido a amar Hades e viviam ambos felizes.
Então Hermes fez-lhe a seguinte proposta: Perséfone ficaria metade do ano junto a seus pais e a outra metade com Hades.
E foi assim que surgiram as estações do ano. Quando Perséfone está com a mãe, temos a primavera e o verão; quando Perséfone está com Hades, temos o inverno e o outono porque como Deméter é a deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fazem as flores murcharem e os frutos secarem.
2° SETOR: O
OUTONO TRAZ RENOVAÇÃO
Então...
folhas secas caem pelo chão
Há
fartura na colheita
Linda é a
natureza em transformação
O Outono traz renovação
Nos parques das cidades vemos a renovação do arvoredo com folhas secas caindo e dando espaço a outras , é o milagre da natureza. Conhecido como o tempo da colheita é a época das frutas e da fartura . O símbolo mundial do outono é a cornucópia que, de acordo com a mitologia grega, é representada por um chifre oco onde estão depositados frutas, legumes e moedas como sinônimos da fartura.
Uma das características principais da estação é a mudança da coloração das folhagens das árvores, que passam a apresentar tons amarelados e alaranjados.
3° SETOR: O
INVERNO CHEGOU... VEM ME AQUECER
Me abraça
amor
É frio
sem você
A neve
cai... O Inverno chegou
Vem me aquecer
Inverno é mais fria estação do ano. Neva em algumas cidades da região sul do país proporcionando um espetáculo de rara beleza. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes . Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. No norte do país o pirarucu, tradicional peixe da região, hiberna assim como as salamandras do centro oeste e as tartarugas presentes em nosso litoral.
4° SETOR:
SURGE A ESTAÇÃO DAS FLORES, É PRIMAVERA INSPIRANDO AMORES
No céu
pássaros a voar
Um doce
perfume no ar
Surge a
estação das flores
É primavera inspirando amores
A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Época também do processo de polinização (reprodução das flores) pássaros, borboletas e abelhas transportam o pólen de uma flor para outras garantindo a perpetuação das espécies . O país fica florido, é a época das cores e das flores , muitos a consideram a estação do amor. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.
5° SETOR: O
VERÃO CHEGOU, ALEGRIA E CALOR. É CARNAVAL VEM FESTEJAR
Enfim...
Uma luz
irradia
Brilha o
astro rei a anunciar
O verão
chegou alegria, calor
É carnaval vem festejar.
É a estação mais aguarda pelos brasileiros, dias quentes que combinam com férias, praia, sorvete , cerveja gelada e mulheres bonitas. Turistas do mundo inteiro desfrutam de nossas belezas naturais , nossa alegria e hospitalidade. Mas o melhor do verão é a chegada do carnaval , admiradores e sambistas se entregam na maior festa popular do mundo: o desfile das escolas de samba , um show de luzes e cores pelas passarelas do Brasil, contando histórias, cantando poesias e fazendo a vida do brasileiro mais feliz.
O ARTISTA
GENIAL - VIVALDI - BATERIA
Aplausos
ao artista genial
Sua obra é imortal.
Nesta última parte de nosso enredo a bateria faz uma homenagem ao grande músico italiano Antonio Lucio Vivaldi que nasceu na carnavalesca Veneza em 1678.
Filho de Giovannu Batista, Vivaldi ouviu aos primeiros sons de violino
em casa. Seu pai, um músico que tocava na basílica de São Marcos, lhe
ensinou os principais segredos das quatro cordas do instrumento que o
imortalizaria como um dos principais gênios da música. A mais popular obra de Vivaldi é, certamente, As
Quatro Estações . Na verdade, elas fazem parte de 12 concertos denominados O diálogo entre a harmonia e a criatividade. Nessa série, se acentua a tendência ao sentido pitoresco que resulta na tentativa de se expressar, musicalmente, fenômenos da natureza ou sentimentos, como a primavera, o verão, o outono e o inverno retratados em As quatro estações.